Doença intestinos


CaptainStuck

Recommended Posts

Boas,

É o seguinte, tinha um escalar e um nariz de bêbado que apresentavam uma espécie de alfinetes a sair pela zona anal, separei-os para um aquário hospital, (tentei trata-los com sera bactopur, pois era o unico medicamente que tinha disponível que mais se aproximava com a descrição da doença), mas o escalar começou a deitar pelo ânus uma coisa branca viscosa, começando a desfazer-se tb junto ao ânus, e acabou por morrer no dia seguinte... o nariz de bêbado desapareceram-lhe os tais "alfinetes" e andou bem durante mais 4 dias, qd eu pensava que estaria já curado, acabou também por morrer... Entretanto comprei o medicamente sera nematol, que me disseram ser mto bom para este tipo de doenças intestinais... A minha duvida é a seguinte: devo meter o tratamento no aquário principal? pq tenho medo que seja algo contagioso; A bula do medicamento diz que é 1 ml por cada 40l, só se faz isto uma vez?; Devo parar a alimentação para tratamentos destes género?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho dificil as pessoas conseguirem-te ajudar, nunca vi nada assim, mas podes estar a exagerar na descrição e ser um problema intestinal comum. Ou nem por isso, ser algo mais grave.

 

Se a doença apareceu no teu aquário principal deves fazer o tratamento no aquário. Deves retirar crustáceos e moluscos que tenhas no aquário.

 

Faz TPAs sem anti-cloro e como comida dá ervilhas levemente fervidas no microondas ou no fogao, retira a casca e esmaga e dá aos doentes.

 

Não se deve parar a alimentação nesses casos, mas melhorar, e dar sempre pouca comida.

 

Normalmente os tratamentos duram entre 1 a 3 dias, podendo prolongar. Deves seguir à risca o que diz a bula, se a bula so fala num dia, então é só um dia.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho dificil as pessoas conseguirem-te ajudar, nunca vi nada assim, mas podes estar a exagerar na descrição e ser um problema intestinal comum. Ou nem por isso, ser algo mais grave.

 

Se a doença apareceu no teu aquário principal deves fazer o tratamento no aquário. Deves retirar crustáceos e moluscos que tenhas no aquário.

 

Faz TPAs sem anti-cloro e como comida dá ervilhas levemente fervidas no microondas ou no fogao, retira a casca e esmaga e dá aos doentes.

 

Não se deve parar a alimentação nesses casos, mas melhorar, e dar sempre pouca comida.

 

Normalmente os tratamentos duram entre 1 a 3 dias, podendo prolongar. Deves seguir à risca o que diz a bula, se a bula so fala num dia, então é só um dia.

 

Ok, muito obrigado Quo ;) Já é uma grande ajuda...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso o Fluvermal para parasitas internos, já me safou em algumas situações. Mas mais importante é rever a alimentação e a qualidade da água e entender porque estão a adoecer.

 

Boa sorte

Cumptrs

JD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li, pode ter sido excesso de comida liofilizada, nomeadamente tubifex, mas não sei... Porque os parâmetros da água segundos os teste estão bem...

Tou a dar comida congelada uma vez por semana, não sei se será a melhor opção, espero que sim...

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exactamente. Ia falar disso. Andas a dar muito tubifex ou larvas vermelhas? Varia na comida mas investe mais em algo vegetal, como ervilhas, espinafre e alga spirulina.

 

se andas a exagerar nesse tipo de comida, deves ter o filtro todo sujo. deverias fazer uma limpeza das esponjas do filtro, só esponjas, não mexer em ceramicas, e a limpeza não deve coincidir no mesmo dia que fazes TPAs. em alternativa à limpeza do filtro, vais fazendo TPAs de 40%, ajuda bastante...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado, sim exagerei um bocado no tubifex... my bad! Vou ter que começar a fazer mais vezes o menu vegetariano ;) Entretanto ontem fiz uma tpa de 25% e hoje outra de 25%... O filtro tinha-o limpo há pouco tempo, mas de qualquer maneira vou dar uma olhadela no intervalo das tpas a ver como está de sujidade...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se limpaste há pouco tempo, não mexas, fica-te pelas TPAs no intervalo entre tratamentos. se bem que o teu escalar ja morreu, era o unico ciclideo?

 

compra alga spirulina para ajudar na alimentação regular... há em tabletes e flocos à venda.

 

Os escalares não são carnivoros, são omnivoros... logo tubifex não é a sua base alimentar, isso é para dar uma vez por outra.

 

cumps e boa sorte...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se limpaste há pouco tempo, não mexas, fica-te pelas TPAs no intervalo entre tratamentos. se bem que o teu escalar ja morreu, era o unico ciclideo?

 

compra alga spirulina para ajudar na alimentação regular... há em tabletes e flocos à venda.

 

Os escalares não são carnivoros, são omnivoros... logo tubifex não é a sua base alimentar, isso é para dar uma vez por outra.

 

cumps e boa sorte...

Boas,

não, tenho mais 3 escalares e 3 ramirezis, vou adquirir então mal possa essa tipo de comida.

mais uma vez obrigado

cumps..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais