Recommended Posts

Publicado

O meu primeiro aquário tem 54L e foi montado em 22/12/004.

PARÂMETROS e EQUIPAMENTO

pH: 7,0 - 7,2

Temp.: 26-28º

Filtro interior (esponja) c/ 350l/h de potência

Termóstato de 75W

Lâmpada de 15W

Bomba de ar externa (4,5l/min) com pedra difusora

MANUTENÇÃO

Ao domingo, realizo TPA's de cerca de 8l (coloco 8l e retiro 6l, pois há alguma evaporação) com água da torneira tratada, de véspera, com um produto para os metais pesados, cloro e cloramina e adiciono ácido para baixar o pH inicial. Antes de a colocar no aquário, aqueço até os 25º.

A esponja do filtro é lavada semanalmente em água do aquário, pois tem sempre muita porcaria agarrada.

POPULAÇÃO ACTUAL

3 pés de Ludwigia

1 pé de elódea

1 Molly mármore

2 Neons

1 limpa-vidros

3 Guppys (1 macho)

2 Plattys

ALIMENTAÇÃO

São alimentandos, uma vez por dia, com quantidades que conseguem ingerir em dois minutos, alternando flocos e tubifex.

QUESTÕES

Um limpa-fundo e uma molly prata morreram, com duas semanas de intervalo, apresentando os seguintes sintomas: perda do equilíbrio, dificuldade em nadar, falecendo no topo do aquário de barriga para cima (o primeiro) e no fundo de lado (a prata). Por coincidência ou não, estas mortes ocorreram após uma TPA :roll: Poderá ter sido um problema na bexiga natatória :wink: Ou um problema no aparelho digestivo :lol:

As guppys fêmeas chegaram agora ao aqua e apresentam as guelras vermelhas e abertas. :) Será falta de O2, como já li aqui no fórum :?: Se for, como aumentar o O2 no aqua :?:

Obrigado pela ajuda!

Publicado:

se for falta de O2 so com uma bomba de ar...

se quiseres a confirmaçao compra um teste de O2.

morrem de barriga para cima deve ser bexiga nadatoria, e pode ser algum problema bacteriano.

smflogo.gif
Publicado:

Actualmente, são as guelras vermelhas que mais me preocupam. Será mesmo falta de O2?

Se for esse o caso, não deverão os peixes andar à superfície? Não deverão apresentar uma respiração ofegante?

Que teste é esse para medir o O2?

Publicado:

tudo isso sao sintomas de falta de oxigenio, mt ofegantes, procuram a superficie, etc...

o teste e um teste normal, tipo os de ph etc e compra-se em qq loja de aquariofilia, e so procurar.

de qq das formas devias ter testes de nitritos e amonia, que esses sao os primeiros a serem feitos, qd q coisa esta mal.

n tenho a certeza, mas guelras vermelhas pode ser intoxicaçao por qq coisa na agua( amonia ou nitritos por exemplo ), mas tou a falar de cor.

smflogo.gif
Publicado:
tudo isso sao sintomas de falta de oxigenio, muito (palavra corrigida) ofegantes, procuram a superficie, etc...

Concordo, mas eu não quis dizer que era isso que acontecia com os meus peixes. Pelo contrário, aparentam estar bem.

Quanto às guelras vermelhas apenas consigo observar isso nos guppys por terem essa zona do corpo amarelada. Nos outros, mais escuros, não consigo perceber.

Não há nenhum teste que meça nitritos, nitratos e amónia, simultaneamente?

Publicado:

nope...

o melhor ue tens a fazer e comprar em kit que sai mais barato

ha uns da nutrafin que ja tras ph amonina nitritos dureza e acho que e so

e dos mais baratos e anda a volta de 30 euros

smflogo.gif
Publicado:

OK!

Obrigado pela ajuda, Esgalha. Eu acho que já vi esse kit na loja onde comprei os peixes. Vou comprá-lo logo à noite.

Quais devem ser os valores a encontrar?

Publicado:

dentro do kit traz um folheto para cada teste, que te explica como funciona e que valores sao ou n aceitaveis

valores que deves sempre ter na amonina e nos nitritos sao sempre na ordem dos 0

na amonia, ate aos 1.2 tens margem de manobra, mas a partir dai começa a ser extremamente critico e peixes vao começar a morrer ( e é possivel que peixes mais fracos comecem a morrer com valores mais baixos ).

nitritos tens margem de manobra para ai ate aos 0.3.

n quer dizer que a partir destes valores os peixes morram imediatamente, mas n demora mt ate isso começar a acontecer.

qd tens valores dentro dos "aceitaveis", lembra-te sempre que deviam ser 0 e que portanto algo se passa... ou comida a mais, ou falta de mudas de agua, ou peixes a mais no aquario, ou problemas de filtragem etc etc etc.

so mais uma coisa... achoq eu as guelras têm de apresentar sempre um certo grau de vermelhidao.... guelras palidas n sao saudaveis ( significam que n têm irrigaçao sanguinia suficiente ) mas vermelho a mais tb n e bom .

smflogo.gif
Publicado:

Thanxz!!!

Ainda não houve tempo para absorver toda a informação que li aqui no fórum, nas FAQ's do Krib e noutros artigos.

Por isso é tão importante este fórum.

Publicado:

so por curiosidade, ja tive os meus nitritos a 0,8 ou mais, e n cheguei a ter nenhuma baixa, mas era uma questao de tempo...

mudas de agua para manter os niveis baixos ate o aqua estabilizar ( no caso de um aqua recente ) ou encontrar as causas que provocam o aumento e nitritos e amonia e pronto.

smflogo.gif