medidas recomendadas para aquario


JTC

Recommended Posts

boa tarde!

 

estou a pensar fazer um aquário entre 60 a 100L úteis, como tal gostava que me aconselhassem as melhores medidas para manter uma proporção equilibrada entre o C,L,A.

 

estava a pensar em fase-lo com 80*35*40 com vidro de 6mm e muito provavelmente com armação em cantoneira, mas estou com algum receio que estas medidas não fiquem muito agradáveis a vista...

 

alguém sabe qual é o preço que normalmente pedem por m2 de vidro de 6mm?

 

 

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselhava a conjugação das medidas com o tamanho da calha que pensas colocar.

Isso depende do que queiras fazer com o aquario, mas as medidas que avançaste estão boas.

 

para começar pretendo um low-tech, com plantas de pouca iluminação, 0,5W/litro.

 

a iluminação não seria problema, pois iria optar por leds.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes faz 80c x40l x45a . Sempre dá para layouts mais elaborados que irias ter com apenas 35 de fundo. Parece pouco mas aquando da montagem é uma vantagem enorme e faz toda a diferença.

No meu caso, tenho um aquário de 100x30x40, se fosse 100x40x50 (como é o que se vê mais) iria ter uma montagem de uma manutenção muito mais fácil. Quando preciso de plantar pés de ludwigia repens atrás da pedra grande é uma dor de cabeça, porque simplesmente não tenho espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá JTC

 

Cantoneira? Que tipo de cantoneira e para quê? Esconder o silicone?

 

Cumprimentos

 

eu comprei cantoneira de 20mm. serve para fazer a armação a volta do vidro, ficando o aquário mais resistente e menos sujeito a deformações.

Editado por JTC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá JTC

 

Cantoneira em ferro? Se assim é deverá ser galvanizada depois de construida a estrutura (para não ficarem pontos fracos nas soldaduras), para não haver problemas de corrosão difíceis de resolver depois do aquário construido.

 

No entanto, dada a boa qualidade dos silicones que se produzem hoje para a colagem dos vidros este tipo de estruturas é dispensável.

 

De qualquer modo sempre se poderá economizar um pouco reduzindo a espessura dos vidros, pois com a estrutura metálica estão sujeitos a menores esforços.

 

Boa sorte com o projecto, e venha mais um aquário!!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá JTC

 

Cantoneira em ferro? Se assim é deverá ser galvanizada depois de construida a estrutura (para não ficarem pontos fracos nas soldaduras), para não haver problemas de corrosão difíceis de resolver depois do aquário construido.

 

No entanto, dada a boa qualidade dos silicones que se produzem hoje para a colagem dos vidros este tipo de estruturas é dispensável.

 

De qualquer modo sempre se poderá economizar um pouco reduzindo a espessura dos vidros, pois com a estrutura metálica estão sujeitos a menores esforços.

 

Boa sorte com o projecto, e venha mais um aquário!!

 

Cumprimentos

 

sim em ferro, e depois será pintada com primário para prevenir a corrosão. a ideia é essa :thumbup3:

 

 

de qualquer maneira, como a capacidade do aquário supera quase o dobro do que inicialmente tinha pensado, ainda vou demorar algum tempo ate comprar o vidro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.