Ajuda na compra de um aquario


Recommended Posts

Boas a todos.........

 

Estou com vontade de comprar um aquario (mais ou menos com 200 L) para colocar na minha sala, mas sinceramente pouco percebo do assunto........o aquario tem de ter móvel já incorporado para o efeito...........Existe várias soluções no mercado mas não sei bem qual escolher, por isso peço a vocês que são grandes entendidos no assunto para me clarificarem sobre algumas escolhas acertadas para eu comprar atendendo ao preço/qualidade de cada um..........

Outra coisa que precisava de saber quais os aparelhos para depois colocar no aquario ............ o que pretendia era peixes de agua quente com fauna lá dentro....... já que o de água salgada penso que seja muito mais caro (posso estar enganado)..............

 

Por isso pedia a todos vós que me dessem indicações de quais comprar e que aparelhos comprar e onde os poderia encontrar a preços mais acessiveis

 

Obrigado pelas respostas desde já.....

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá SLB

 

Antes do famoso ditado "mãos à obra" aconselho a perder um pouco de tempo aqui pelo Fórum onde terá oportunidade de esclarecer muitas dúvidas.

Um iniciado neste mundo nunca deve começar com um salgado pois os custos são incomparávelmente maiores e muito mais probabilidades de sucessivos insucessos e perdas.

 

Um princípio sagrado que costumamos aconselhar sempre é o de que devemos comprar o aquário de maiores dimensões que nos for possível, quer pelos custos quer pelo espaço disponível, pois quanto maior fôr o aquário mais fácil será mantê-lo estável e melhor qualidade de vida terão os seus habitantes.

 

Se pretender comprar em "kit" tem uma imensa oferta pelos patrocinadores do Fórum em termos de dimensões, configurações e cores dos móveis. Caso contrário poderá sempre mandar fazer o aquário e o móvel com as dimensões que tiver disponíveis no local em que o pretende montar na sua casa. No entanto, aconselho que para o caso dos equipamentos auxiliares (filtros, aquecedores, iluminação, etc)a sua compra seja feita em separado pois conseguirá configurações melhores do que as dos "kit's" comerciais e melhor adaptada ao aquário que pretender montar.

 

Depois de adquiridos estes conhecimentos, então, "mãos à obra", para que o desânimo não seja prematuro!!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok vou mesmo para um aquario de água doce mesmo, o de agua salgada é muito dispendioso, e como o governo diz para apertarmos o cinto vou fazer isso mesmo ;)

 

O que eu queria era dispender em acessórios que dariam mais tarde para água salgada (quando houver mais uns trocados no bolso)............

 

O aquário queria que fosse á volta dos 230/250 litros de capacidade............. ainda não vi nenhum que gostasse, e os que vi interessantes os preços são praticamente proibitivos para os tempos que correm...... por isso se souberem de algum sitio onde possa comprar atendendo ao preço/qualidade digam-me que eu estou desesperando á procura de um que satisfaçam as caracteristicas por mim idealizadas, gostaria que esse aquario tivesse móvel incorporado........

 

 

Quanto ao filtro estava inclinado para esse JBL CRISTALPROFI E1500......... o que acham??????vi num site a 138.08€, está caro?????dá depois para água salgada mais tarde?????..........e o rendimento dele alguém me poderia dar conselho dele????

 

Quanto á iluminação pretendo fazer de calha, eu próprio visto que os preços praticados a meu ver são um absurdo(não gasto nem metade em material)........ agora a minha dúvida é se irei para um T5 ou T8...

 

O sistema CO2 também irei fazer eu proprio........

 

 

Quanto ao aquecedor estava a pensar nesse EHEIM JAGER AQUECEDOR DE PRECISAO 300W o preço é 17.48€.........penso que 1 serviria para manter a temperatura homógenea em todos os 250 litros de água do aquário.........

 

 

Como pretendo colocar na sala o aquário pretendia ter uma bomba que me desse para realizar as famosas TPA....... são conhecidas como bomba de retorno??????.... queria que ela desse para ligar ao sifão manual.............

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá SLB

 

Quanto ao aquário, se no mercado não encontrares um que se adapte bem ao que necessitas poderás sempre mandar fazer um aos patrocinadores do Fórum com as dimensões que preferires que provavelmente até ficará um pouco mais barato que os Kit's comerciais. No que se refere ao móvel, no IKEA têm soluções óptimas a a custos bem reduzidos que dá perfeitamente para adaptar. Se a opção for mandar fazer o aquário à medida, podes mandar logo fazer as furações para mais tarde reconverter o aquário para salgado.

 

A calha de iluminação poderás sempre aproveitar para o salgado bastando apenas trocar as lâmpadas pois as temperaturas de côr são diferentes, mas os balastros e os restantes componentes da armadura são os mesmos. Com T5 ou com PLL conseguirás maiores níveis de iluminação se necessário pois para o medsmo espaço disponível conseguem-se maiores potências. Para plantas exigentes necessitarás sempre cerca de 1W/litro.

 

Quanto ao filtro, o que sugeres dá perfeitamente para um áqua de 250 litros, no entanto para os salgados é mais usual a utilização de um filtro do tipo Sump (pesquisa aqui no fórum que tens imensa informação sobres estes filtros), que poderá servir perfeitamente para água doce estando apenas desaconselhado nos casos em que temos unjecção de CO2 pois agrava as suas perdas com a agitação da água. No entanto pode sempre ser utilizado reforçando um pouco a injecção de CO2.

 

Da água doce para os salgados não poderás reutilizar muito mais (excepto termómetros, CO2, e restantes utensílios de manutenção, limpeza e testes).

 

Um aquecedor de 300W dá perfeitamente para esse aquário.

 

Para as trocas parciais de água uma simples mangueira com o adequado comprimento em função da distancia da descarga e da tomada de água, ligada ao sifão será suficiente. Não é necessária nenhuma bomba pois a água vazará por gravidade (a água retirada do aquário é óptimo para regar plantas ou arbustos sendo assimbem bem aproveitada).

 

As necessidades ou não de fertilização com CO2 dependerá das plantas que adoptares.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.