Bernardo Gomes Publicado Março 15, 2011 Publicado Março 15, 2011 (editado) Boas, é a primeira vez que venho aqui... já estou com o aquário desde o inicio do verão passado (2010). A minha dúvida principal (para além do meu filtro ser bom ou mau) é o CO2... já ouvi falar em sistemas de adição de CO2 para as plantas mas nunca percebi muito bem como isso funciona e onde posso adquirir um. Volume do aquário: 100L Filtro - BioBox2 - 1 litro de siporax + 1 litro de biopur + lã filtrante Iluminação - 25W População de peixes (demasiados) - 12 neos, 4 viuvas coloridas, 16mollys recem nascidos + 7 adultos + 2 corydoras + 1 ancistrus + 2guppys Plantas - 3 (não sei os nomes :S) Editado Março 30, 2011 por Bernardo Gomes Citar
CaptainStuck Publicado: Março 16, 2011 Publicado: Março 16, 2011 (editado) Boas, é a primeira vez que venho aqui... já estou com o aquário desde o inicio do verão passado (2010). A minha dúvida principal (para além do meu filtro ser bom ou mau) é o CO2... já ouvi falar em sistemas de adição de CO2 para as plantas mas nunca percebi muito bem como isso funciona e onde posso adquirir um. Volume do aquário: 100L Filtro - BioBox2 - 1 litro de siporax + 1 litro de biopur + lã filtrante Iluminação - 25W População de peixes (demasiados) - 12 neos, 4 viuvas coloridas, 16mollys recem nascidos + 7 adultos + 2 corydoras + 1 ancistrus + 2guppys Plantas - 3 (não sei os nomes :S) Boas, Quanto à questão do co2, é verdade que se costuma utilizar em aquários onde as plantas assim o necessitam, tudo depende do tipo de plantas que tens no teu aquário. O processo é simples, de um modo geral, as plantas durante o dia sintetizam o co2 e água em oxigénio... durante a noite fazem o inverso. Assim adicionas Co2 na coluna de água de modo a promover um crescimento saudável das plantas. Consegues encontrar em quase todas as lojas de aquariofilia ou então tens sempre a solução do co2 caseiro que é mto falado por aqui... é só pesquisares; (atenção que o co2 não substitui as fertilizações em geral... tudo depende da flora em questão) Quanto à questão do filtro, era importante saber o débito da bomba, mas é sempre preferível um filtro externo. Mas penso que com essa capacidade de matérias filtrantes já funciona bem;) Espero não ter dito nenhuma asneira e ter ajudado Abraços Editado Março 16, 2011 por CaptainStuck Citar Os meus aquáriosInto The Wild...CocoBlackWoodAqua de Guppys
Bernardo Gomes Publicado: Março 16, 2011 Autor Publicado: Março 16, 2011 Boas, Quanto à questão do co2, é verdade que se costuma utilizar em aquários onde as plantas assim o necessitam, tudo depende do tipo de plantas que tens no teu aquário. O processo é simples, de um modo geral, as plantas durante o dia sintetizam o co2 e água em oxigénio... durante a noite fazem o inverso. Assim adicionas Co2 na coluna de água de modo a promover um crescimento saudável das plantas. Consegues encontrar em quase todas as lojas de aquariofilia ou então tens sempre a solução do co2 caseiro que é mto falado por aqui... é só pesquisares; (atenção que o co2 não substitui as fertilizações em geral... tudo depende da flora em questão) Quanto à questão do filtro, era importante saber o débito da bomba, mas é sempre preferível um filtro externo. Mas penso que com essa capacidade de matérias filtrantes já funciona bem;) Espero não ter dito nenhuma asneira e ter ajudado Abraços Boas, obrigado pela resposta, o débito são 750 l/h, mas considerando a deposição de "lixo" no motor, isso deve abrandar significativamente a capacidade do mesmo. Mais logo posto aqui umas fotos do meu aquário. Citar
RACCAR Publicado: Março 16, 2011 Publicado: Março 16, 2011 se bem percebi tu tens lixo no motor. Qual a frequência com que limpas o filtro? Como tens a colocação das matérias filtrantes? Com essa fauna provavelmente terás que fazer as limpezas mais cedo. Tenho amigos com biobox também e é normal quando limpamos os filtros a bomba ter uma espécie de gordura, na bomba, mas não é o suficiente para reduzir o caudal. Agora as suspensões que a lã e as esponjas apanham essas sim reduzem o caudal. Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
Bernardo Gomes Publicado: Março 16, 2011 Autor Publicado: Março 16, 2011 (editado) se bem percebi tu tens lixo no motor. Qual a frequência com que limpas o filtro? Como tens a colocação das matérias filtrantes? Com essa fauna provavelmente terás que fazer as limpezas mais cedo. Tenho amigos com biobox também e é normal quando limpamos os filtros a bomba ter uma espécie de gordura, na bomba, mas não é o suficiente para reduzir o caudal. Agora as suspensões que a lã e as esponjas apanham essas sim reduzem o caudal. Raramente limpo o filtro... talvez a cada 3/4 meses, e a minha limpeza é passar as pedras e a lã pela água do aquário num balde, nada mais que isso. A minha bomba tem sempre sujidade, cada vez que a desligo, não consigo pô-la a funcionar sozinha... tipo desligo-a, e para a voltar a ligar tenho que meter um pauzinho dos chineses lá dentro para voltar a rodar (caso contrário até podia ficar horas ligado à electricidade que não puxava água nenhuma). Quanto á tua pergunta de como tenho a colocação das matérias filtrantes, não percebi bem o que queres perguntar... o que te posso responder é que tenho 1litro de bipour na "partição" do meio, e 1 litro de siporax na partição da bomba (cortei a maior parte do tudo da bomba, elevei-a e pus a pedras por baixo da bomba). Editado Março 16, 2011 por Bernardo Gomes Citar
Bernardo Gomes Publicado: Março 19, 2011 Autor Publicado: Março 19, 2011 (editado) http://www.youtube.com/watch?v=ferbUBivd9A digam a vossa justiça Editado Março 19, 2011 por Bernardo Gomes Citar
Bernardo Gomes Publicado: Março 22, 2011 Autor Publicado: Março 22, 2011 Estava a pensar em renovar o aquário. Pôr um areão novo, um substrato fértil (as plantas estão horríveis), tirar a BioBox e usar 1 filtro externo. Alguém tem recomendações? Citar
Nuno_Alves Publicado: Março 22, 2011 Publicado: Março 22, 2011 O filtro talvez um eheim classic 2215, agora se queres por solo fértil eu recomendo ada, mas há quem use elos, jbl, sera, etc. O mais importante mesmo é pesquisares o que queres fazer e ir com fé Citar
Bernardo Gomes Publicado: Março 22, 2011 Autor Publicado: Março 22, 2011 Nuno_Alves, obrigado pela resposta. O aquário está na sala, ou seja, convinha ser silencioso pois por vezes estamos a estudar, a trabalhar ou até a ver televisão. O Eheim é silencioso? Pergunto isto porque tenho um amigo que diz que os Sera são os melhores em termos de isolamento sonoro. Citar
CaptainStuck Publicado: Março 22, 2011 Publicado: Março 22, 2011 Nuno_Alves, obrigado pela resposta. O aquário está na sala, ou seja, convinha ser silencioso pois por vezes estamos a estudar, a trabalhar ou até a ver televisão. O Eheim é silencioso? Pergunto isto porque tenho um amigo que diz que os Sera são os melhores em termos de isolamento sonoro. Os eheim são sem duvida dos melhores filtros que há, é sempre uma boa escolha... Eu tenho um sera 250 e estou super contente com ele, super silencioso, fácil de encontrar peças de substituição caso seja necessário, fácil de montar e de limpar... Tens muitos marcas de filtros que se adequam bem ao teu aquário que penso que façam um bom trabalho, é só uma questão de veres qual se adapta melhor as tuas exigências e necessidades... Citar Os meus aquáriosInto The Wild...CocoBlackWoodAqua de Guppys
Nuno_Alves Publicado: Março 23, 2011 Publicado: Março 23, 2011 Eu tenho um eheim 2215 e é super silencioso, mas eu pelo sim pelo não também tenho um pouco daquela borracha que meti por baixo do aqua. Agora quanto a outros filtros não conheço comportamentos, porque não conheço ninguém com filtro externo de outra marca. Citar
Bernardo Gomes Publicado: Março 29, 2011 Autor Publicado: Março 29, 2011 Boas, quero adquirir um filtro externo, mas tenho dúvidas acerca de qual o melhor... o que prezo é a eficiência, aliada ao silêncio (considerando que vai ficar numa sala). Estava indeciso entre estes 3: JBL Cristal Profi http://www.wate-r-evolution.com/shop/filtros-externos/140-jbl-cristal-profi-e.html Sera fil bioactive http://www.wate-r-evolution.com/shop/filtros/145-sera-bioactive-130.html Eheim Classic http://www.wate-r-evolution.com/shop/filtros-externos/141-eheim-classic.html Citar
libermar Publicado: Março 29, 2011 Publicado: Março 29, 2011 eu optava pelo filtro da Eheim 2213 ou 2213+plus. comparando sempre os preços! são excelentes, super eficientes, silenciosos, e maior variedade de oferta de acessorios disponiveis. quanto ao areao, colocaria um mais fino, quanto ao substrato podes usar, como não, depende sempre do tipo de flora, é uma opinião. cumps. Citar Criação de Pelvicachromis Taeniatus "Nigerian Red" Wild White Pearl
Bernardo Gomes Publicado: Março 30, 2011 Autor Publicado: Março 30, 2011 Decidi então comprar o Eheim Classic 2213 Agr é uma duvida importante... o substracto fértil.... Quero ter assim umas plantitas melhores e com crescimento regular... por isso estava na dúvida se havia de comprar o Sera floredepot, ou JBL Aquabasis plus... ou então comprar os dois e juntá-los (confirme a necessidade das plantas, irei juntar ou ter um em cada parte do áqua, não sei bem ainda...) Que dizem? Devo comprar os dois, qual o que dura mais tempo, qual o mais fiável etc...? Citar
Bernardo Gomes Publicado: Março 30, 2011 Autor Publicado: Março 30, 2011 Já vi que o substrato da JBL dura no mínimo 3 anos... o Sera dura mais ou menos de 3 anos? Citar
Recommended Posts