Workshop em Aquariofilia - Açores


Recommended Posts

Boa noite amigos e companheiros,

 

É com um enorme prazer que venho anunciar que irei estar presente nos Açores para dar um workshop em Aquariofilia de Água Salgada.

 

m3wa.jpg

Espero com este Workshop desmistificar que um aquário dá muito trabalho, esperando demonstrar o essencial para se ter sucesso nesta área passando por vários temas como: equipamentos, manutenções, química da água, diferenças entre água salgada e doce, introdução de vivos e muito mais.

 

A sessão do Workshop irá ter lugar no ExpoLab (http://cc-expolab.blogspot.com/) no dia 10.04.2011 (Domingo) com início agendado para as 14:30.

 

Expolabmap.jpg

Espero ter a presença de todos os amantes em aquariofilia, e não só.

 

Saudações aquariófilas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Diogo.

 

Espero encontrar por aí muita gente para partilhar experiências.

Entretanto foi criado evento no facebook:

http://www.facebook.com/event.php?eid=177483445631937

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Filipe,

 

Um por Lisboa quando houver oportunidade. Talvez num próximo evento do fórum ou caso alguma loja/entidade esteja disponível a patrocinar um evento destes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá amigos e companheiros,

 

Estou a escrever já em Lisboa, com muita pena minha.

Gostei bastante de S. Miguel, ficando com vontade de voltar ainda este ano. Gostei bastante de estar na presença de todas as pessoas com quem tive oportunidade de falar.

Alguns de vocês devem ter achado que falo pelos cotovelos, o que é natural. A palestra dada na tarde deste evento foi longa, gosto de explicar tudo e exemplificar, além de ser um falador nato. :D

Infelizmente o workshop de montagem do aquário teve menos pessoas por ser já tarde, mas farei os possíveis de na próxima deslocação à vossa magnífica ilha, fazer a montagem num dia, nem que seja de um nano, para exemplificar e explicar o que fazer e como fazer, e no outro dia uma palestra.

Espero que tenha deixado um pouco do meu conhecimento com todos os aquariofilias, que incluo os hobbistas e os lojistas.

Enquanto hobbistas devemos ter em atenção as necessidades dos vivos que podemos adquirir e saber escolher os mesmos com a devida qualidade, sem falar no equipamento a escolher de forma a proporcionar uma boa vida aos habitantes do aquário. Analisar sempre os vivos a adquirir na loja e verificar se o comportamento é normal e se têm alguma doença ou não, pois podemos levar algum mal para o nosso aquário, bem como verificar as condições de habitat dos mesmos, tanto em dimensões como em limpeza. Pensem também que um aquário de loja com peixes a mais não quer dizer que estão a fazer mal, pois uma loja terá uma rotatividade grande de vivos, e temporariamente estão em espaços mais "lotados". Não procurem o produto barato, porque o que é barato raramente é bom. Tenho feito alguns testes e os resultados são completamente diferentes, acreditem.

Enquanto lojistas devemos ter em atenção o que vendemos e a forma como vendemos, sempre com responsabilidade. Olhar para os vivos como um ser vivo e não como um inerte. Têm o mesmo direito à vida que todos nós. É necessário apostar na qualidade na aquariofilia, se quisermos ser uma loja de referência regional, no nosso hobbie. Deixar as marcas de supermercado no seu lugar (supermercado) e apostar nas marcas que seguiram mais além na qualidade e diversidade. São mais caras, sabemos, mas são melhores.

Também tenho de agradecer à loja Água Viva pela ajuda prestada cedendo algum material para a palestra, bem como a oportunidade de adquirir vivos da TMC para o aquário montado.

 

Aqui ficam as fotos do evento:

A preparação da palestra...

IMG_5076.jpg

 

O material da PCReef:

IMG_5077.jpg

 

Os vivos iam ambientando:

IMG_5080.jpg

 

O aquário a "marinar" até ao final da tarde:

IMG_5081.jpg

 

Papelada à entrada da palestra:

IMG_5082.jpg

 

O início da palestra com alguns aficionados, e não só:

IMG_5090.jpg

 

A apresentação do formador:

IMG_5092.jpg

IMG_5093.jpg

 

E toca a começar...

IMG_5104.jpg

IMG_5110.jpg

IMG_5113.jpg

IMG_5118.jpg

 

O escumador da Bubble Magus que serviu de exemplo:

IMG_5122.jpg

IMG_5138.jpg

IMG_5147.jpg

IMG_5148.jpg

 

Não se nota, mas estava a explicar a diferença entre uma daylight e uma actínica:

IMG_5156.jpg

 

As ventoinhas que ajudam a baixar a temperatura no verão:

IMG_5161.jpg

 

A osmose da V2 que ficou na ExpoLab para as águas a serem utilizadas para o aquário:

IMG_5165.jpg

 

O primeiro osmorregulador nacional fabricado pela ReefSet:

IMG_5171.jpg

 

 

IMG_5175.jpg

 

E o pessoal já estava cansado de me ouvir....talvez 2h. depois de iniciar a palestra! :D Pausa para comer e beber, graças ao nosso companheiro Bruno (Zé Conquilha).

IMG_5179.jpg

IMG_5182.jpg

 

Já chega, agora é falar de comida para peixes e não só:

IMG_5195.jpg

 

Os limpadores magnéticos:

IMG_5207.jpg

IMG_5211.jpg

 

Química da água...

IMG_5232.jpg

 

E os peixes já estavam prontos para entrar no aqua....5h de ambientação com um sistema de tubos, mangueira e torneiras já velhinho, mas pouco conhecido:

IMG_5237.jpg

 

E vamos montar o aquário...

IMG_5243.jpg

 

Explicação aqui...explicação ali....

IMG_5247.jpg

IMG_5248.jpg

IMG_5249.jpg

IMG_5252.jpg

 

Rocha toda para fora para depois montar o layout...

IMG_5253.jpg

 

O Bubble Magus NAC6A que ficou no aquário, escolha minha adquirida pela Água Viva:

IMG_5256.jpg

IMG_5257.jpg

 

O homem que possibilitou tudo isto, e quem irá ficar encarregue pelo aquário, o nosso amigo e companheiro Bruno (Zé Conquilha):

IMG_5258.jpg

 

E já estamos a terminar. O layout não ficou ao meu gosto...faltava reefplates maiores, mas não se conseguiu arranjar.

IMG_5260.jpg

IMG_5263.jpg

 

E algumas fotos do aquário que espero fotografar na próxima visita.

IMG_5300.jpg

IMG_5302.jpg

IMG_5303.jpg

IMG_5306.jpg

IMG_5309.jpg

IMG_5311.jpg

IMG_5315.jpg

IMG_5318.jpg

IMG_5321.jpg

IMG_5325.jpg

IMG_5333.jpg

IMG_5335.jpg

 

Obrigado a todos.

 

Para terminar, estarei à vossa disponibilidade para esclarecimentos de dúvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com imensa pena minha não pude assistir até ao fim mas já deu para ficar com algumas noções básicas sobre o que se trata a aquariofilia de agua salgada e se um dia tiver de partir para um setup deste género já tenho um background para me ajudar no inicio de muita mais pesquisa.

Gostei da atitude e do modo de apresentação do Pedro Conceição.

A palestra realmente merecia ter mais publico mas acho que não foi por falta de divulgação mas sim pela localização.

Eu cá vou continuar a deslocar-me sempre que houver um evento deste tipo ;)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais