Ajuda na identificação de espécie


HDrako

Recommended Posts

brotia pagodula

 

 

Caro amigo,

 

Gostaria de agradecer a celeridade e prontidão com que saciou a minha duvida.

Mas tenho agora outras questões que talvez tenha a resposta para elas (eu ainda sou um rookie nesta coisa que é a aquariofilia):

Desde que comprei (2 semanas) o Brotia que o mesmo não sai do local onde o coloquei, sei que está vivo porque o corpo ou está mais para dentro ou mais para fora da concha. Será que ainda está intimidado com a outra comunidade animal? Tenho 2 Bótias Palhaços, 4 Guppies, 8 Neons, 4 Hemigrammus rhodostomus, 2 Kuhlies, 1 pleco, 1 Comedor de algas chinês e 2 Comedores de algas siameses. É um aquario plantado, temperatura 26/7ºC e tem alguns esconderijos...será que esta espécie não se coaduna com este tipo de aquario que eu fui criando????

 

Um abraço e mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Pode ser que os botia palhaço o incomode. O resto da fauna está bem;
  • é possível que esteja desnutrido, deves alimentar comida de peixe em pó ou aquelas tabletes de algas desfeitas;
  • o aquário precisa de ter boa iluminação (produção de algas);
  • pode ser que seja velho;
  • o aquário tem nível baixo de oxigénio. necessitas de oxigenar, usa para isso o filtro: deve mover a superfície da água.

eu cozeria uma rodela de courgette e depois de cozida colocaria-a debaixo do brotia ou em frente à abertura da concha para ver se ele sai da toca e come alguma coisa.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Pode ser que os botia palhaço o incomode. O resto da fauna está bem;
  • é possível que esteja desnutrido, deves alimentar comida de peixe em pó ou aquelas tabletes de algas desfeitas;
  • o aquário precisa de ter boa iluminação (produção de algas);
  • pode ser que seja velho;
  • o aquário tem nível baixo de oxigénio. necessitas de oxigenar, usa para isso o filtro: deve mover a superfície da água.

eu cozeria uma rodela de courgette e depois de cozida colocaria-a debaixo do brotia ou em frente à abertura da concha para ver se ele sai da toca e come alguma coisa.

 

Trata-se de um aquario relativamente pequeno para aquele que eu realmente quereria. É de 55 lts, mas ganhei espaço ao aplicar um filtro exterior Sera 130 (se bem que a rocha vulcânica acabe por ocupar também algum espaço.Redirecçionei o fluxo do filtro para baixo e para o vidro porque tem um fluxo muito forte e os peixes não ocupavam aquela área do aquário. Agora estão todos mais dispersos.

A alimentação que lhes dou é Tetramin em flocos e Sera Plankton Tabs para os de fundo (recentemente nasceu-me um guppy, não lhe dou nada de especial e tem-se estado a aguentar).

O aquário é plantado mas apenas por 3 plantas: 2 Vallisnerias e 1 Cryptocoryne beckettii "petchi" bastante frondosa! Já tive uma Cabomba caroliniana mas como tive um problema de algas filamentosas (o que me levou a comprar os maravilhosos siameses que fizeram milagres)acabei por a arrancar.

De referir que recentemente começaram a nascer à superficie umas pequenas plantas (0,5 cm) semelhantes a nenúfares.

Todos os peixes apresentam muita vitalidade.

Também tenho uns 4 Planorbis corneus que aparentemente se portam bem.

Talvez esteja a ser demasiado "naif" com uma ou outra opção que tenha tomado tanto a nível estrutural como biologico no aquário, mas como já referi ainda me estou a iniciar neste maravilhoso mundo que é a aquariofilia.

Desde já volto a agradecer os vossos conselhos, os quais tomarei em consideração, encontrando-me também eu desde já disponivel para qualquer esclarecimento que possa dar acerca destes mesmos assuntos.

 

Um bem haja!

 

Helder Varela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais