Recommended Posts

Boas.

Quero tirar tudo de um aqua 90-50-50 para um aqua de 150-50-63.

Quando digo tudo é areia, rocha, agua, corais, e claro os peixes..

Mas tenho que por mais rocha e mais areia e agua para por o aqua maior a bombar :D

Agora tenho umas questoes, sera que n morrem os peixes?

Posso tirar tudo menos os peixes do aqua de 90 deixando os peixes so com a agua e um escumador durante um tempo? e quanto tempo?

Mudando tudo, depois, quanto tempo é que pode demorar até por os peixes?

Têm mais experiencia que eu nisto por isso peço a vossa ajuda.

Abc

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na mudança de sistemas o maior problema é a areia... É nela que estão depósitos de porcaria, assim como gases mortais para os peixes.

 

Se não quiseres matar nada, o meu conselho é deixa estar a areia e recomeça com nova, caso não tenhas sitio para meter os peixes durante uns dias. Da areia antiga podes usar uns 3 copos de areia para ir ajudando a colonizar a velha.

 

Após ter a areia e água, vai monitorizando o PH. Nos primeiros dias de areia nova, tende a subir bastante o PH. Quando estiver à volta dos 8,3 é adicionar a rocha.

 

A rocha nova é tentares usar o mais curada possível e evitar que no transporte seja exposta ao ar... Ir medindo a amónia e os nitritos até zerarem...

 

Após os nitritos zerarem, medir os nitratos e fazer uma muda para meter os nitratos mais baixos possíveis... Adicionas a maior parte da rocha do teu sistema... podes ir mudando uns corais...

 

Adicionar os peixes espaçadamente e ir fazendo os testes... principalmente amónia e nitritos... para os corais (cálcio e magnésio).

 

Aconselho-te também a usar bactérias nas primeiras semanas...

 

De notar que terás um sistema bastante instável e tens que estar de olho nos testes... O uso de um bom sal para começar é muito importante. Muitas TPAs são necessárias...

 

Se eu faria isto? Não!

Editado por pedrolena
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou passar aqui a minha história em relação a mudanças deste tipo. Correu tudo bem comigo, mas não quer dizer que corra noutros casos.

 

Cheguei a mudar de aquário de 120lts para 300. Mudei tudo menos a areia, adicionei rocha, aproveitei cerca de 80% da água do aquário velho e completei com água do mar. Coloquei areia nova, rocha, água e deixei recuperar a temperatura. Quando já estava em 24º passei os vivos todos para lá. Não morreu nada.

 

Como podem ver...areia velha é deixar de lado, de resto tudo se aproveita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, resumindo terei que por areia nova e de resto posso utilizar tudo, certo?

eu até pensei em montar o aqua maior e por de maneira a que a agua fosse parar á mesma sump, ou seja ficava a agua a correr pelos 2 aquarios, mas depois pensei que seria passar de 300 litros para cerca de 800l e que poderia matar os peixes...

depois pensei, ja tenho um pouco de areia de outro aquario que foi desmontado, e a agua tambem. Mas nem a agua nem a areia chega, por isso iria adicionar o resto da areia e encher com agua do mar.

Essa areia era retirada do aqua que tenho montado, mas como n vou poder a utilizar vou:

- lavar a areia que tenho e por no aqua e comprar o resto que falta (n utilizo a que tenho no aqua montado).

- usar a agua que ja tenho do aqua desmontado 100l mais uns 100l de agua do mar mais uns 250l de agua feita com o sal penso ser da redsea.

- montar o escumador apf600 da deltec.

- Passado 2 ou 3 dias adicionar a rocha que tenho ja com os corais moles, mais rocha viva nova que ainda tenho de adquirir.

- Passado uns dias adicionar os peixes.

- Sendo um aqua de cerca de 500l brutos estava a pensar nao por sump pois nao é facil a montar naquele aquario.

 

Agora umas duvidas:

- Poderei ter o meu aquario que esta montado sem o escumador durante quanto tempo?

- posso por um pouco de areia do aquario ja montado para o novo com as luzes apagadas para levar bacterias para o novo? isto sem depois ligar as luzes durante uns dias no aquario novo para nao matar as bacterias que não podem apanhar luz?

- O aquario ainda esta montado com discus, e estava a pensar utilizar o filtro externo da sera com uv para o salgado, sera que tiro proveito?

- Acham que uma bomda de circulaçao de 10000lh para o aqua de 150*50 chega? eu de momento so tenho uma de 3500 e uma de 6000 certamente que n deve chegar pois n?

 

Obrigado pelas dicas

Cumps

Editado por mja_mauro
Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião deves utilizar a água do aquário velho e o resto água do mar. A água feita vai passar pelo processo de maturação, assim é quase como uma montagem nova.

Sobre a sump, já que vais fazer uma montagem nova, coloca! Qual a razão para não colocares, sem ser a ideia da litragem?

 

As tuas dúvidas:

- Poderei ter o meu aquario que esta montado sem o escumador durante quanto tempo?

1 ou 2 dias, porque é que não vais ter isso logo de início?

 

- posso por um pouco de areia do aquario ja montado para o novo com as luzes apagadas para levar bacterias para o novo? isto sem depois ligar as luzes durante uns dias no aquario novo para nao matar as bacterias que não podem apanhar luz?

Podes colocar um pouco de areia com ou sem luz. Tens 2 tipos de bactérias, aeróbicas e anaeróbicas. Estão relacionadas com ou sem oxigénio, mais nada.

 

- O aquario ainda esta montado com discus, e estava a pensar utilizar o filtro externo da sera com uv para o salgado, sera que tiro proveito?

Podes utilizar só com carvão activo, mais nada. Nada de esponjas e coisas assim, só mesmo carvão.

 

- Acham que uma bomda de circulaçao de 10000lh para o aqua de 150*50 chega? eu de momento so tenho uma de 3500 e uma de 6000 certamente que n deve chegar pois n?

Em circulação dentro do aqua deves ter pelo menos 10000lt/h, mas não é só uma, mas sim repartido, a não ser que seja uma Vortech.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião deves utilizar a água do aquário velho e o resto água do mar. A água feita vai passar pelo processo de maturação, assim é quase como uma montagem nova.

Sobre a sump, já que vais fazer uma montagem nova, coloca! Qual a razão para não colocares, sem ser a ideia da litragem?Boas, eu estava a pensar n por pois o aquário que vou usar n esta furado, e o móvel também nem esta furado nem tem espaço para por uma sump (podes ver o aquário no meu tópico de vendas na agua doce). Visto que o aquário tem quase 500l estava a pensar que n faria muita diferença e escusava de andar a fazer ginástica para por uma sump.

Quanto á agua, se desse para trocar tudo de imediato podia usar a agua do aquário que tenho montado pois são quase 300l, assim terei que ir pelo menos 2 vezes buscar agua :D…

 

As tuas dúvidas:

- Poderei ter o meu aquario que esta montado sem o escumador durante quanto tempo?

1 ou 2 dias, porque é que não vais ter isso logo de início?

N sei se percebes-te mas eu tenho um aquário de quase 300 litros (sump incluído) montado e com peixes, corais moles. (o que vou montar esta com discus) E so tenho 1 escumador… Para ligar o escumador no novo vou ter que o tirar do aquário que tenho montado…

 

- O aquario ainda esta montado com discus, e estava a pensar utilizar o filtro externo da sera com uv para o salgado, sera que tiro proveito?

Podes utilizar só com carvão activo, mais nada. Nada de esponjas e coisas assim, só mesmo carvão.

Sendo assim penso que n irei usar o filtro, logo se vê.…

 

- Acham que uma bomda de circulaçao de 10000lh para o aqua de 150*50 chega? eu de momento so tenho uma de 3500 e uma de 6000 certamente que n deve chegar pois n?

Em circulação dentro do aqua deves ter pelo menos 10000lt/h, mas não é só uma, mas sim repartido, a não ser que seja uma Vortech.

Sendo assim poderei usar as que tenho uma de cada lado, nós cantos de trás do aquário viradas para o meio do vidro da frente…

Mas a minha ideia era arranjar uma que desse para por um caudal durante a luz ligada maior e depois mais fraco durante a “noite...

”…

Obrigado pelo tempo…

Abc

Editado por mja_mauro
Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ajudar mais um pouco. :D

 

Boas, eu estava a pensar n por pois o aquário que vou usar n esta furado, e o móvel também nem esta furado nem tem espaço para por uma sump (podes ver o aquário no meu tópico de vendas na agua doce). Visto que o aquário tem quase 500l estava a pensar que n faria muita diferença e escusava de andar a fazer ginástica para por uma sump.

Quanto á agua, se desse para trocar tudo de imediato podia usar a agua do aquário que tenho montado pois são quase 300l, assim terei que ir pelo menos 2 vezes buscar agua :D…

Realmente é complicado estar a mexer num aquário da Jebo. Se fisse algo melhor ainda dava para furar sem comprometer a segurança do mesmo. Se conseguisses vender e puxar um pouco mais pelo orçamento e comprar um feito de raiz para salgado era o melhor. Na impossibilidade disso, é manter esse e colocares o equipamento no aqua.

Se conseguires aproveitar pelo menos uns 250lts (o resto ia só aspirar porcaria) completavas com do mar, que é o ideal.

 

N sei se percebes-te mas eu tenho um aquário de quase 300 litros (sump incluído) montado e com peixes, corais moles. (o que vou montar esta com discus) E so tenho 1 escumador… Para ligar o escumador no novo vou ter que o tirar do aquário que tenho montado…

Se fizeres a mudança no mesmo dia, ou de um dia para o outro, os vivos ficam só 1 dia sem escumador, o que não é problemático.

 

Sendo assim penso que n irei usar o filtro, logo se vê.…

Se não vais ter sump, podes colocar carvão activo.

 

Sendo assim poderei usar as que tenho uma de cada lado, nós cantos de trás do aquário viradas para o meio do vidro da frente…

Mas a minha ideia era arranjar uma que desse para por um caudal durante a luz ligada maior e depois mais fraco durante a “noite...

”…

Podes deixar sempre ligado, não cria problemas. Eu sempre tive assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois a minha ideia era montar tipo:

De manha por areia e a agua, a tarde/noite a rocha com os corais (isto ja com as bombas de circulaçao e a temperatura certa).

deixar ficar de um dia para o outro, depois por um pouco da areia que tenho no aqua montado (para por algumas bacterias) e por o escumador, no dia seguinte acabava de encher com a agua que tenho no aquario montado e passado umas horas os vivos fazendo uma boa climatização...

É que sem sump tambem n tenho o problema de andar a tirar barulhos... é que até pensei num overflow para ligar uma sump, mas ainda n sei bem como funciona...

Ou metia uma calha de 120cm e nos 30cm que resta metia o escumador com alguma rocha para tapar e depois tudo o resto metia nesses 120cm que a calha ilumina...

N sei, o que dizes?

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao o escuro fica so a disfarçar o escumador e a rocha. Mas sempre da uma tonalidade diferente ao aquario, mt claro por baixo da calha e depois escurece um pouco... N sei.. O que tu dizes?

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião era uma calha de 150cm, mas na impossibilidade seria uma de 120cm, mas colocava a calha a meio. O centro ficava mais iluminado e as pontas menos.

O escumador colocava um de mochila, mas de qualidade, ficando de fora do aquário. Dentro do aquário só ficava o tubo de alimentação.

Já tens ideias para escumadores?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um APF 600 da deltec..

Mas isso do escumador em mochila n me agrada, ja vi o meu apf a babar-se todo... Isto aconteceu quando fiz uma TPA com agua do mar.

N quero correr o risco de ter uma inundaçao em casa...

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse escumador babar-se é porque algo está mal montado, porque não é costume. De qualquer forma esse escumador é interno e não de mochila.

Já pensaste colocar um vidro a fazer uma divisória numa das laterais com cerca de 30cm? Dava espaço para o escumador e mais qualquer coisa (tudo escondido) e ficavas com cerca de 120cm de aquário. Essa divisória seria a sump.

Eu fazia isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma boa ideia...Estava a pensar seriamente num overflow...

N é o caso de estar mal montado, estava tudo a correr bem, ao fazer uma mudança de agua com agua do mar ele começou a babar-se todo. tive que ter 2 dias com a entrada de ar do escumador meia fechada, foi so sair porcaria, depois abri a entrada de ar e ficou normal..

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, ok...começou a escumar a demais. É normal às vezes isso acontecer.

Mas olhas que a ideia que dei não será nada má. A parte que ficava como sump podia ser tapada de alguma forma, tipo a imitar o móvel de apoio do aqua ou coisa parecida, senão ia mesmo com vinil autocolante ou um pedaço de PVC preto fixo de forma a poder ser retirado para vermos vem quando fizermos uma manutenção mais a fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não gosto muito de overflow, e acho que quem já teve também não gosta nada. Dentro da ideia do overflow e da sump de lado, eu optava pela sump de lado.

O overflow pode desferrar e quando existe falha de energia é dificil ferrar. Acho que há mais pessoas com a minha ideia, esperemos que se prenunciem. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas não alterando nada do que o Pedro disse em relação ao overflow se realmente o vier a montar deixo-lhe uma pequena dica como medida de segurança eu uso no meu um pequeno filtro interno dos aquários de água doce daqueles que têm uma entrada de ar. faço a ligação em tubo plástico dessa entrada de ar ao tubo de ferrar o overflow, desta forma está permanentemente a chupar o ar que porventura possa existir no overflow, tenho este sistema a funcionar á cerca de 8 meses e já aconteceu alguns cortes de corrente e continua a funcionar sem problemas.

espero ter ajudado.

ps. no entanto acho que não deve descurar as informações do Pedro Conceição, pois já cá anda há muito e pelo que tenho lido dele todas as ajudas dele fazem sentido.

um abraço

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Afonso,

 

Obrigado pela chamada de atenção. Já me esquecia.

Na altura que tive overflow tinha uma bomba dessas. Há à venda bombas de circulação com sistema venturi, não sendo necessário o filtro.

Como o Afonso diz, isso vai retirar o ar do overflow, no entanto na falta de energia demora um pouco a ferrar. Eu infelizmente já tive uma inundação por causa disso. :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Afonso, tudo bem?

Pois ainda n sei, faltame vender ainda uns animais pra depois começar com o salgado, mas gostei da ideia de fazer tipo uma sumpa dentro do propio aquario.. Tipo aqueles filtros que existe na agua doce que até esconde o termostato..

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais