AJUDA NOVATO


jpacos

Recommended Posts

Antes de mais quero dar os meus parabens a todos vos pelo magnifico forum que aqui tem , ja qui encontrei muita informação util, mas agora gostaria de alguns conçelhos mais personalizados .

É o segunte; no domingo pasado ofereseram a minha irmã um beta num globo , de imediato despertou a minha atenção e pus-me a investigar , rapidamente me apercebi que um globo não era o anbiente ideal para o beta pelo que hoje fui comprar um aquario rectangular que passo a descrever a fim que me esclareção se foi uma boa opção ou não :

 

apoximadamente 20*30*25,

um aquecedor de 50 W

um filtro interno de 300L/Hr

uma lanpade de 9 W

e alguma areia azul que veio com o glogo.

 

Gostaria de saber se ha algum erro crasso a rectificar , bem como o maximo de conçelhos pocivel .

Adoraria tornar o aquario um pouco mais verde mas como não perecebo nada disto conto com os vossos concelhos para poder melhorar o aquario o mais pocivel e de forma economica pois a compra deste material deixou-me nas lonas .

 

Cumprimentos : jpacos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu começava por me livrar da areia azul e arranjar um areão preto.

A nivel de Flora com esses 9 watts podes arranjar musgo de java, anúbias e cryptocorines.

Consegues arranjar aqui no fórum.

Quanto a troncos e pedras podes arranjar na natureza desde que as rochas não sejam calcárias e a madeira não seja de árvores resinosas, sendo assim não te esqueças de tratar as coisas antes de pores lá dentro(ferver tudo ,o tronco vai demorar a ir para baixo;)

 

Para mais informação é só queimar as pestanas aqui no fórum :discuss_gathering:

 

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprendo que paar quem tenha aquarios "a sério" possa parecer uma pequena despesa mas para min que sou estudante e tendo em conta que não foi uma compra prevista posso te dizer que mecheu com o meu horçamento .

De qualquer forma ja fiz mais algumas despesas :

Troquei a areia auzul outra mais natural por baixo desta coloquei um subtrato FERTIL PLANT da PRODAC e plantei o que penso ser anubia e algumas ceratophyllum penso eu , no meio de tudo isto coloquei uma pedra perfurada para mobilar , fica uma foto para derem opiniões :

 

 

cimg0310.jpg

 

Aguardo opiniões e conçelhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas PacoLoco .

Como disse anteriormante a areia ja foi trocada , mas não é escura como me aconcelhou pois quando podtou a troca ja tinha feita e na realidade foi o que encontrei .

Tanbem penso ter platado uma anubia mas não tenho certesa pois a senhora da loja ainda percebia menos do que eu , plantei tanbem algumas outras plantas que talvez sejam ceratophyllum se me conceguir confirmar isso pelas fotos agrade-so .

Quanto ao musgo vou ver se aranjo , tava a pensar polo na pedra .

Gostaria tanbem que alguem me aconselha-se de quanto em quanto tempo devo fazer as TPA e quantas horas devo deichar a luz ligada .

Estava tanbem a pensar daqui aulgum tempo quando tudo estiver estabilizado por alguns camaroes no aquario acham que posso/devo ?

Se sim quais e quantos ?

 

Pesso desculpa por tanta pergunta , mas so assimpoderei evoluir .

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Camarões+bettas=mariscada, não de certeza ;)

 

A anúbia atenção que o rizoma não pode estar enterrado senão vai apodrecer, com jeito e fio de pesca podes prender na pedra ou num bocado de madeira(previamente preparado), quanto as outras plantas são cabombas.

A luz não deve estar ligada mais do que 7 a 8 horas por dias.

TPA, como o aqua não tá ciclado e já tem o betta lá dentro talvez 20% ou 30% semanais pelo menos no primeiro mês depois podes ir espaçando mais.

 

Dizes que a guita é curta então para poupares 8 euros em condicionador de água podes deixar a mesma a repousar 48 horas antes de a usares, em garrafões com a tampa aberta.

 

E lembra-te visto que deves ter à volta de 9 a 10 litros de água aconselho-te a alimentares o teu betta com uma pinça para haver 0 desperdício de comida na água além de que ver um betta aos saltos para chegar à pinça é uma moca.

 

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso não vou arriscar com os camarões .

Quanto a anubia se entendi bem ela deve ficar completamente fora do sustrato , correcto ?

Na realidade o aqua leva por volta de 15 litros , terei coudado ao alimentar o beta .

Ja agora tem alguma sugestão para resolver a situãção dos fins de semana fora ?

 

Obrigado pro todos estes bons concelhos

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes já deixei os meus 7 dias e não aconteceu nada, e não dês comida a mais porque vais embora, dá o normal 2 dias de jejum não lhe faz mal nenhum, antes pelo contrário o ciclo agradece;)

 

Quanto à anúbia vê este tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171687

 

fica bem e diverte-te

Editado por PacoLoco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos .

 

Infelizmente o beta não resistiu , morreu durante o fim de semana passado , segundo a minha irmã (pois eu não estava) apareceu morto com um genero de algodão branco na cauda , sera que isso pode ser contagioso ? é que quando cheguei do fim de semana o aquario ja tinha novos abitantes , trés guppy macho, e estou com receio que o lhes aconteça o mesmo .

Fiz tambem algumas alteraçoes no interior do aquario , penso que agora de a inpreção de ser maior:

cimg0320.jpg

 

Ja emcomendei musgo de java que projecto espalhar pelas pedras , bem como Lilaeopsis novae-zelandiae com a qual queria tentar cobrir o maximo de fundo.

Agradeço opiniões e conçelhos , disserão-me que anbas são bastante faceis de manter .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguem tem opiniões/concelhos a me dar ?

Gostaria que alguem me disse-se se com as plantas que vou acrecentar sera preferivel/nessesario por um CO2 cazeiro , bem como se deveria fazer algum tipo de fertilização para alem do sustrato que ja tem .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá troca 2 dos machos por fêmeas, realmente um areão mais escuro era melhor para realçar cores e um fundo preto ou azul escuro também ficava bem.

Troca essas pedras por um tronco para tratares o tronco é deixares ferver por uns 15minutos nada mais.Pois essas pedras parecem calcárias o que não ajuda muito na fauna que tens e compra uma nerita para ajudar a limpeza não caias no erro de comprar um plecostumos e primeiro lê bem sobre o animal antes de o comprar e não deixes comprarem por ti ;)

Eu sou estudante tenho 13 anos e suporto bem o aquário por isso tenta poupar e só comprar o essencial.

Cumps.

Gonçalo Pereira

 

 

G.A.P - GRUPO DE AQUARIOFILIA DO PORTO

mind-the-gap2.jpg

»»»para aderires envia-me uma MP«««

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a troca dos machos por femeas não sei se sera boa ideia pois o aquario é bem pequeno e ao que parece os guppy reproduzen-se muito o que levaria a uma rapide detreioração da qualidade da água , o fundo tenho andado a procura mas por aqui so encontro com plantas o que nã me agrada muito , vou continuar a procura quanto ao areão para ja vou deixar estar e ver como fica com a Lilaeopsis novae-zelandiae , o troco tanbema ando a ver se encontro algum que me interece .

Para a linpesa tava mais a pensar num otto e talvez dois red cherry , mas claro que tudo isto mais tarde para ja quero deixar estabilizar tudo .

 

Obrigado pelos concelhos .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz o que te digo se reproduzirem das ou vendes numa loja.

O otto e peixe de grupo tens de ter pelo menos 5 e não dá para o aquário.

Red cherry e uma hipótese mas com esse filtro os pequenos vão com o caraças tens de tapar com meia de mulher mas não podes por só 2 tem de ser pelo menos 6 e também reproduzem muito.

Cumps.

Gonçalo Pereira

 

 

G.A.P - GRUPO DE AQUARIOFILIA DO PORTO

mind-the-gap2.jpg

»»»para aderires envia-me uma MP«««

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes já deixei os meus 7 dias e não aconteceu nada, e não dês comida a mais porque vais embora, dá o normal 2 dias de jejum não lhe faz mal nenhum, antes pelo contrário o ciclo agradece;)

 

Quanto à anúbia vê este tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171687

 

fica bem e diverte-te

 

 

Boas

 

de facto como o pacoloco disse, não haverá problema em não dares de comer ao betta durante 2 dias. Aconselho te no entanto ou a dares 2 minutos antes de saires de viagem e logo à chegada. Tambem poderás optar mais tarde e consoante o teu orçamento e caso tenhas mais um peixe, por um alimentador automático ou umas barras que se deixa no aquário, para ausências prolongadas.

 

Cumprimentos

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos .

 

Infelizmente o beta não resistiu , morreu durante o fim de semana passado , segundo a minha irmã (pois eu não estava) apareceu morto com um genero de algodão branco na cauda , sera que isso pode ser contagioso ? é que quando cheguei do fim de semana o aquario ja tinha novos abitantes , trés guppy macho, e estou com receio que o lhes aconteça o mesmo .

Fiz tambem algumas alteraçoes no interior do aquario , penso que agora de a inpreção de ser maior:

cimg0320.jpg

 

Ja emcomendei musgo de java que projecto espalhar pelas pedras , bem como Lilaeopsis novae-zelandiae com a qual queria tentar cobrir o maximo de fundo.

Agradeço opiniões e conçelhos , disserão-me que anbas são bastante faceis de manter .

 

 

Boas,

de facto lamento o betta não ter resistido. Dá me ideia que já vinha doente da loja. De qualquer forma para ficares mais atento a sintomas e teres uma ideia ele morreu de doença de algodão;

 

Doença do algodão ou Saprolegniose

 

Causada principalmente pelos fungos Saprolegnia sp. , Achlya sp. e Ichthyosporidium sp. . O peixe apresenta tufos semelhantes a algodão na superfície do corpo ou nadadeiras. Muitas vezes pode haver perda de escamas.

 

Tratamento: Uso de fungicida.

 

 

Para aprenderes mais um pouco ve isto

 

http://www.rdenubila.oi.com.br/peixebetta/doencas.htm

 

Abraço e boa aquariofilia.

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a troca dos machos por femeas não sei se sera boa ideia pois o aquario é bem pequeno e ao que parece os guppy reproduzen-se muito o que levaria a uma rapide detreioração da qualidade da água , o fundo tenho andado a procura mas por aqui so encontro com plantas o que nã me agrada muito , vou continuar a procura quanto ao areão para ja vou deixar estar e ver como fica com a Lilaeopsis novae-zelandiae , o troco tanbema ando a ver se encontro algum que me interece .

Para a linpesa tava mais a pensar num otto e talvez dois red cherry , mas claro que tudo isto mais tarde para ja quero deixar estabilizar tudo .

 

Obrigado pelos concelhos .

 

Boas

 

tendo em conta que o aqua somente tem 15 litros (não sei brutos ou disponiveis)não será conveniente colocares muitos peixes. Tens de contar com o espaço que o areão te rouba, mais filtros etc. Por isso não enchas de troncos, pedras e peixes. Colocoa o essencial até teres possibilidade de ter um aqua maior.

 

Abraço

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario leva entre 14 e 15 litros da forma que esta agora .

A minha ideia era colocar com os 3 guppys um otto e dois red cherry o que em termos de quantidede não me perece exagerado , mas segundo o colega actiplus tanto um como o outro devem estar em grupos maiores o que ja não é compativel com o tamanho do aquario , logo terei de reconciderar .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente por isso a ideia que te dei das neritas mas red cherries tudo bem uns 5 não tem mal nenhum.

E se fores para os camarões convém um areão mais escuro.

Cumps.

Gonçalo Pereira

 

 

G.A.P - GRUPO DE AQUARIOFILIA DO PORTO

mind-the-gap2.jpg

»»»para aderires envia-me uma MP«««

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passei pelo mesmo que tu, comprei um betta já doente. Tinha a doença do algodão mas não notei bem que aquilo era uma doença até que foi alastrando. Para a próxima vez usa um fungicida.

O meu não morreu de um dia para o outro. O "algodão" foi alastrando durante uns 2 dias.. :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actiplus como disse irei pensar neritas , embora não goste muito de caracois .

Couves no meu caso não me apercebi de nada , fui de fim de semana e domingo de manha a minha irmã emcontrou-o marto com o tal algodão na cauda , a unica coisa estranha que tinha repatado era a falta de apetite , mas pensei que ainda se estivesse a aclimatar a todas as alteraçoes .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.