Ajuda - Sexagem de Ramirezi


Ricardo Isidro

Recommended Posts

Boas,

Adquiri estes Ramirezi numa loja como sendo um casal, mas suspeito ser 2 machos.

Será que alguem me pode ajudar?

 

img2041h.jpg

img2018vv.jpg

img2025w.jpg

 

E fica um video do comportamento, da suposta fêmea a dar "porrada" no macho.

 

Abraço,

Ricardo Isidro

Editado por Ricardo Isidro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é complicado sou-te sincero, mas acredito que na 2ª foto poderás ter um Macho e na 3ª foto uma fêmea, o comportamento pode não ser de todo anormal. Se a suposta fêmea ficar com o ventre rosado ficas com a confirmação.

já agora belo aquário, tendo em conta o teu profile, diria que és um iniciante... já andas nisto da aquariofilia a muito tempo ou elaboraste esse layout sendo um iniciante? esta muito interessante o layout! parabéns, no entanto acho que para Ciclideos anões poderias ter apostado num layout mais denso para evitar que os peixes se estejam sempre a ver e reduzir assim a agressividade visto que podem esconder-se um do outro mais facilmente. embora encontres melhor, podes dar uma viste de olhos nos aquários na minha assinatura para teres uma ideia daquilo que quero dizer, no entanto, está impecável! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Ricardo, eu não sou perita em ramirezis. mas adquiri a semana passada dois exemplares da mesma sub-espécie que os seus (Gold creio eu) pensando que eram um casal... mas após alguma pesquisa acabei por declará-los(as) meninas!

Creio serem femeas pois ambas têm ventre num tom rosado e pelo que vi, é essa a melhor maneira de distinguir as fêmeas dos machos.

 

Nos seus, pelo o que pude observar nenhum deles tem a barriga rosada. Pelo que me parecem dois machos.

Mas é claro que posso estar enganada (espero bem que sim porque ainda tenho esperança que os meus possam ser um casal :baned: ).

 

Pode ser que ainda sejam juvenis e nao tenho adquirido a coloração completa.

 

De qualquer maneira ainda vai aparecer haver quem o esclareça melhor ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pelas opiniões.

Sou um iniciante com alguma experiência, coisa de 1 aninho nestas andanças :smile2:

Mas confesso nunca ter tido qualquer ciclídeo. Sou mais moço virado para plantados e umas gambas e não costuma ser por aqui.

Quanto ao aquário eles até se divertem a passar por baixo das "raizes" e escondem-se lá, mas acredito que tenhas toda a razão e eles se sentissem melhor em algo densamente plantado.

 

Atenção a primeira foto não é reflexo do peixe no vidro, é o outro mas identico lol

A suposta fêmea da foto de cima está assim de momento, pode ser que ajude para melhor identificação:

img2072ey.jpg

Abraço,

Ricardo Isidro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais