BBA's


Helder Barbosa

Recommended Posts

Boa noite,

Bem, estou com um probleminha no meu low-tech. As malditas algas mencionadas em cima, começaram a surgir e gostava de saber as vossas experiências na remoção das mesmas...

 

Desde já posso dizer que o aquário tem 120l, com 60W de luz ligada 8h/dia para além de apanhar alguma luz solar indirecta também. Não possuo CO2 visto que me fartei de utilizar, não notava grandes diferenças com o uso...

 

Quanto a testes, apenas posso dizer que o pH ronda os 7.

 

Cumprimentos e Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Helder

 

As causas possiveis para o aparecimento desta algas são:

- CO2; normalmente aparecem quando existe uma flutuação nos niveis de CO2,

- Iluminação; quando existe muita iluminação e pouco CO2 ou lampadas velhas (com mais de 1 ano)

- circulação da agua, aparecem em zonas com pouca circulação de agua

 

Soluções:

- Caso não queiras injectar CO2, a adição de flourish excel pode ser uma boa solução

- ajuste no racio W/L ou substituição das lampadas velhas

- aumento da circulação de agua com a adição de uma bomba interna estrategicamente localizada

- SAE ou caridinas japonicas não resolve mas ajuda a controlar

 

Cumps e boa sorte com as algas...

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado desde já. De facto as lampadas não são muito novas. Uma delas já nem sei quantos anos tem, a outra deve ter um anito e pouco.

Vou tentar também colocar uma bomba oxigenadora para ver se isso desaparece...não sei se TPA's regulares ajudam, senão nem que tenha que fazer todos os dias...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Segundo a minha pesquisa sobre estas algas, acho que vais cometer dois erros:

- a bomba oxigenadora só te vai diminuir e originar ainda mais flutuações no racio de CO2 disolvido na agua proporcionando menlhores condições para essas algas e diminuindo o metabolismo das plantas....

- o outro que é mais controverso é que para estas algas desaparecerem é melhor não realizar TPAs (isto para aquarios Low-tech) visto que as TPAs vão originar desiquilibrios nos niveis de CO2, o objectivo é estabilizar este, realizar remoção manual e adicionar flourish excel e estas deverão desaparecer...

 

source James' Planted Tank

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Segundo a minha pesquisa sobre estas algas, acho que vais cometer dois erros:

- a bomba oxigenadora só te vai diminuir e originar ainda mais flutuações no racio de CO2 disolvido na agua proporcionando menlhores condições para essas algas e diminuindo o metabolismo das plantas....

- o outro que é mais controverso é que para estas algas desaparecerem é melhor não realizar TPAs (isto para aquarios Low-tech) visto que as TPAs vão originar desiquilibrios nos niveis de CO2, o objectivo é estabilizar este, realizar remoção manual e adicionar flourish excel e estas deverão desaparecer...

 

source James' Planted Tank

 

Cumps

 

Pois, também me lembrei disso...assim sendo, fico um pouco à nora...

 

Eu até experimentava a solução de H2O2, mas tenho medo que as coisas calhem mal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bba`s... o melhor é controlar logo o seu crescimento ao inicio... nunca deixar que se instalem em diversas zonas do aquário.

 

Podes começar por remover todos os acessórios (os possíveis) do aquário... e coloca-los numa solução (agua + lixívia).

Depois... no aquário... com um cartão de plástico(cartão MB)... raspar tudo o que for possível... as pedras... os vidros.

 

Depois... remover todas folhas mais atacadas... tem de ser cortadas.

 

Depois... os metodos do costume.

 

Co2... no teu caso... não existe... mas as bba`s são algas que com bons niveis de co2... não tem hipótese de sobreviver.

 

Sem co2... é mais difícil controlar as bba`s... mas podes utilizar o seachem excel(aplicado directamente nas zonas mais infectadas com uma seringa)... ou em alternativa... mas barata... agua oxigenada.

Se fores para a agua oxigenada... atenção... desligar primeiro os filtros... aplicar localmente... esperar alguns minutos... e depois fazer uma tpa... antes de ligar os filtros.

 

Podes ainda... introduzir um dos poucos peixes... que as podem comer... os SAE.

 

Manter sempre os filtros limpos... uma correcta manutenção do aquário... com a sua respectiva limpeza de vidros e aspiração do fundo... e ainda uma correcta circulação da agua por todo o aquário.

 

As frequentes tpa`s... ou os "blackouts" são ineficazes na remoção de bba`s.

 

O ideal... seria bons níveis de co2... luz a condizer...e fertilizações sempre presentes. Aquário bem plantado... e as bba`s não tem hipótese de sobreviver.

 

No teu caso... a remoção manual é sempre a melhor solução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá Helder,

 

Espero que estejas já a caminho de resolver o problema.

 

Não posso adiantar mais ao que já aqui foi dito.

 

Quando as tive no meu aqua, já sabes o que fiz e que foi o mesmo que já te disseram aqui....

 

Retirar tudo o que está infectado e que possa ser retirado. Desinfectar. Eu raspei o que podia raspar e depois dei-lhes um bom banho de Excel.

 

O que não pude retirar, apliquei com uma seringa, durante 3 dias.

 

Remédio santo.

 

Se precisares ajuda vou a tua casa dar-te uma mão para limpar tudo. Já tenho experiência anterior.

 

Abraço. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado majo, mas logo após de ver aqui as dicas, meti as mãos à água... :)

 

Retirei as folhas que estavam piores, apliquei cerca de 16ml de H2O2 com uma seringa em cima dos sítios mais afectados e vi aquilo a fazer efervescência.

15 minutos depois passei os dedos pelas bolhas de ar a fim de as remover e troquei cerca dee 50% da água. As BBA's ainda lá estão, mas creio que estas comecem a definhar, tanto porque irei voltar a fazer a mesma coisa amanhã, ou então na quinta...elas haverão de cair.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não queiras matar as bba^s todas... no mesmo dia... :P

Com calma, programa uma pequena tpa semanal. e antes da mesma, atacar por zonas do aquário... quer seja com a agua oxigenada, quer seja com o cartão de plástico (MB).

 

Aos poucos, vais eliminando as bba`s... que à medida que forem diminuindo... vão também perdendo força.

Depois... e de futuro... manter hábitos de manutenção, limpeza... perder 10-15 minutos... antes de cada tpa.

 

Cortar as folhas velhas... uma limpeza quinzenal dos vidros... e se possível, uma pequena aspiração do fundo.

 

Filtros sempre limpos, o vulgar "perlon/algodão"... :P ... convêm ser substituído regularmente.

 

Acredita... que se mantiveres o aquário exemplarmente limpo e bem cuidado... terás sempre menos problemas com as algas.

Aas bba`s são algas de fácil remoção... mas que se as deixas instalar... rapidamente tomam conta de todo o aquário.

 

Depois… um aquário bem plantado, com espécies de acordo com a quantidade de luz que tens disponível. As plantas crescem… as algas perdem espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez canito.

 

Sei que elas ainda demoram a tombar, mas irão tombar...Para a semana posso vir a atacar de novo caso veja que elas ainda se aguentam. Os peixes e as plantas não se ressentiram, pelo menos para já. A nível de plantas, tenho fetos de java, limnophila sessiflora, higrophyla polysperma, cryptocorines, bacoppa monnieri, ludwigia repens e sagitaria subulata. Elas parecem-me dar-se bem no aquário, como já referi, tenho os 60w 8h por dia, mais a quantidade de luz solar indirecta que o aquário recebe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um low tech que tenho infectado propositadamente com BBAs e não tenho tratado (nao fertilizo, dou comida a mais, etc) e as algas desaparecem. Estou no momento a fazer novamente a mesma experiencia com uma anubia infectada onde verifico o tempo que demora a desaparecer. Mas neste aquario de 120L (40 cm altura) tem apenas 25W de Luz apoiado por lampada LED de 3W (=25W incandescente). com 60W consideras low tech? que altura tem o teu aquário?

 

em aquários com maior luminosidade 120L/40 cm Altura com 32W-48W-64W:

A forma que controlei as BBAs (sem usar flowrish ou CO2, não sei até que ponto isso funciona... só se for para aumentar consumos de nutrientes por parte das plantas, MAS EXISTEM OUTOS METODOS)

 

nesses o que fiz foi deixar as plantas dominar o aquario, fertlizar bem, TPAs (sem anti-cloro), limpar o filtro regularmente e reduzir a alimentação para os peixes . atenção com as TPAs sem anti-cloro e limpezas de filtro ao mesmo tempo podes afectar gravemente a colonia de bacterias nitrificantes. A limpeza do filtro é importante, pois é o filtro que anda a ajudar a dispersar a alga. Também eliminava as folhas afectadas.

 

A hygrophila polysperma com boa luz é optima para dar cabo dessa alga. pois como a hygro está sempre a crescer e consome imensos recursos, é facil removeres as folhas afectadas com pequeno dano para as hygro e tramas a dispersão da alga.

 

 

 

Outra coisa...

 

Será que não tens as lâmpadas ligadas demasiado tempo? eu deixei de ter BBAs em todos os aquarios, mas voltei a ter num, porque deixava as luzes ligadas 24Horas (para ajudar os pais kribensis a proteger os filhotes dos outros peixes). Mas mesmo assim, não estou preocupado com a alga e ainda a tenho nesse aquario... nem tou preocupado, nem a combato seriamente, pois as uso como alimento para os meus invertebrados que estao noutro aquario, corto folhas de vallisneria infectadas para comerem. Ao cortar as folhas e fazendo a manutenção, dou umas chapadas na dispersão da alga.

 

Aplicar água oxigenada no aquário. :S não era preciso ser tão extremista... parece-me algo de newbies.As algas não ferram...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem 60W, tem 40cm de altura, 120 litros, e sim, considero low-tech. Usei H202 para experimentar, e a fauna e flora não se queixaram...

 

A luz está ligada 8h/dia, mais algum tempo em que apanha luz solar indirecta (de manhã)..de facto já pensei que a iluminação tivesse algum peso no que diz respeito a estas algas...

Editado por Helder Barbosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.