Doença ?


anibal-mota

Recommended Posts

Olá amigos aquariofilos !

À uns dias comprei alguns plecos e coridoras, coloqueios num aquario de tratamento, dias depois os plecos ficaram com pontos brancos ( espalhados pelo corpo do animal, parece com farinha )

Esta doença será ictio ?

Já agora, que sitio posso consultar que tenha as discrições das doenças e respectiva cura ?

 

Um abraço

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá anibal,

o aspecto do ictio são pequenas pintinhas brancas, como se fossem cabeças de alfinete, é tratavel com o aumeno da temperatura. Mas cuidado que pode ser fungos!

Se tivesses visto este site com mais atenção, tinhas visto que aqui há um guia visual de doenças! :wink:

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

Bem... parece-me que tens um problema de ictio. Por vezes ele só se revela após alguns dias, ainda bem que tens um aqua de quarentena!

Os pontos brancos só aparecem quando o "bicho" começa a atingir o estado adulto e se prepara para abandonar o hospedeiro, quando isso acontece, espalha-se pela agua do aqua e acaba por infestar a totalidade dos habitantes, matando-os por asfixia. Como tratamento costumo fazer o seguinte: azul de metileno (compras na farmácia) pra dentro do aqua onde eles estão, não te preocupes pela cor da água, mesmo que quase deixes de ver os peixes, desliga-lhe a filtragem, aumenta a areação, e aumenta-lhe a temperatura todos os dias 1 grau até +- 30 graus. Com este procedimento vais forçar o ictio a atingir a maturidade mais rápidamente, e como consequencia a abandonar o peixe. Nesse momento em que ele abandona o peixe, o azul de metileno trata-lhe da saude. Quando notares que já não restam + pintas brancas nos peixes, é hora de normalizar tudo: baixar a temperatura gradualmente até aos valores iniciais, ligar a filtragem e começar a fazer mudas de água, para ires eliminando o azul, normalizar a oxigenação, etc. Depois, já tás á vontade pra colocares os animais no aqua comunitário, completamente "limpos"!!!

Abraço

Jorge Costa

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Anibal

Não sei ao certo a quantidade que coloco, só sei que vou adicionando gota a gota, até que a água do aquário fique bastante azul, do género que tinja bastante mas sem se deixar de ver os peixes. Não te preocupes pois não fará mal aos peixes, desde que aumentes bastante a oxigenação. Encontras preparados de azul de metileno nas farmácias, mas caso não encontres posso-te dispensar um pouco do meu, (comprei um boião de azul de metileno em pó que me deve dar até morrer de velho) :wink:

Abraço

Jorge Costa

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais