Recommended Posts

Boa tarde pessoal

 

Eu comprei a algum tempo um filtro sera 60fil para o meu aquário.

http://www.sera.de/pt/produtos/equipamento-tecnico-para-aquario/filtros-de-aquario/filtros-internos/sera-fil-60.html

 

já li o manual do filtro, e dá para efectuar várias opções (vem com dois compartimentos), desde acrescentar outro compartimento ou apenas funcionar com um.

 

Eu tenho actualmente tenho o filtro a funcionar de origem, com um comportimento com esponja e outro com carvão activo.

A minha perguntar é posso apenas usar o de carvão ou esponja ou é melhor usar os dois?

 

 

 

Artur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O ideal seria trocares o carvão por umas cerâmicas. A sera tem umas próprias para esse filtro, são as siporax mini... Caso o aquário que tens não possua nada em que o carvão seja prejudicial (como medicação, ou fertelização...) podes deixar estar os dois, mas tem atenção que o carvão tem uma vida útil bastante reduzida...

espero ter ajudado.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O ideal seria trocares o carvão por umas cerâmicas. A sera tem umas próprias para esse filtro, são as siporax mini... Caso o aquário que tens não possua nada em que o carvão seja prejudicial (como medicação, ou fertelização...) podes deixar estar os dois, mas tem atenção que o carvão tem uma vida útil bastante reduzida...

espero ter ajudado.

Abraços

Obrigado CaptainStuck.

Eu tenho carvão activo de reserva, sei que se deve substituir cerca de 3 em 3 meses..mas como o meu filtro e interno tenho que o lavar constantemente não sei se a mudança devia ser mais curta, fica ai uma questão!?!

Assim que terminar com o carvão activo, irei adquirir as cerâmicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado CaptainStuck.

Eu tenho carvão activo de reserva, sei que se deve substituir cerca de 3 em 3 meses..mas como o meu filtro e interno tenho que o lavar constantemente não sei se a mudança devia ser mais curta, fica ai uma questão!?!

Assim que terminar com o carvão activo, irei adquirir as cerâmicas.

Sempre as ordens;)

Podes sempre adquirir à parte mais um cartucho e adicionar ao filtro, e assim ficas com 3 divisões para meter a esponja o carvão e cerâmicas, caso queiras tirar o carvão, ficas com mais divisão para cerâmicas, que a meu ver, quantas mais melhor;)

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre as ordens;)

Podes sempre adquirir à parte mais um cartucho e adicionar ao filtro, e assim ficas com 3 divisões para meter a esponja o carvão e cerâmicas, caso queiras tirar o carvão, ficas com mais divisão para cerâmicas, que a meu ver, quantas mais melhor;)

abraços

 

A razão para está pergunta e que o meu aquário e pequeno não cabe mais um separador, por isso a questão era para reduzir o filtro.

Vou ficar pela cerâmica e pela esponja.

Já agora o meu aquário e de 20 litros, e o filtro fica quase fora de água.

Obrigado mais uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal seria trocares o carvão por umas cerâmicas.

 

Boas,

 

Está tudo dito aqui ;)

Pelo que tenho lido, o carvão costuma ser mais utilizado após um tratamento com medicamentos, para remover os químicos em excesso na água.

Ficas muito melhor servido e proporcionas uma melhor filtragem se optares pelas cerâmicas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está tudo dito aqui ;)

Pelo que tenho lido, o carvão costuma ser mais utilizado após um tratamento com medicamentos, para remover os químicos em excesso na água.

Ficas muito melhor servido e proporcionas uma melhor filtragem se optares pelas cerâmicas.

 

Abraço

 

Obrigado.

Vou seguir o que disseram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A razão para está pergunta e que o meu aquário e pequeno não cabe mais um separador, por isso a questão era para reduzir o filtro.

Vou ficar pela cerâmica e pela esponja.

Já agora o meu aquário e de 20 litros, e o filtro fica quase fora de água.

Obrigado mais uma vez.

Quanto a isso do filtro ficar de fora, deve ser interno, tenta ver uns cascata Elite Hush 5, custam 11€ no continente e são para aquários de 20 litros e pequenos e aproveitas do que já está ciclado as matérias filtrantes. Ou então vê outros de cascata maiores que os cascata têm todos controlo de fluxo. Cumps. Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a isso do filtro ficar de fora, deve ser interno, tenta ver uns cascata Elite Hush 5, custam 11€ no continente e são para aquários de 20 litros e pequenos e aproveitas do que já está ciclado as matérias filtrantes. Ou então vê outros de cascata maiores que os cascata têm todos controlo de fluxo. Cumps.

 

Vou pesquisar e ver os de cascata.

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está tudo dito aqui ;)

Pelo que tenho lido, o carvão costuma ser mais utilizado após um tratamento com medicamentos, para remover os químicos em excesso na água.

Ficas muito melhor servido e proporcionas uma melhor filtragem se optares pelas cerâmicas.

 

Abraço

 

atenção que o carvao é da melhor filtragem que pode haver, o problema é que filtra demais... no entanto o carvao e as ceramicas nao competem entre si, sao complementares. O carvao é desaconselhado para quem mantem plantas, quem nao mantem deve usar e continuar a usar. Eu num aquario onde nao tenho plantas, nao prescindo do carvao. Já nos outros todos, removi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atenção que o carvao é da melhor filtragem que pode haver, o problema é que filtra demais... no entanto o carvao e as ceramicas nao competem entre si, sao complementares. O carvao é desaconselhado para quem mantem plantas, quem nao mantem deve usar e continuar a usar. Eu num aquario onde nao tenho plantas, nao prescindo do carvao. Já nos outros todos, removi.

 

Tens toda a razão Quo, esqueci-me de mencionar que o carvão absorve também os nutrientes fundamentais às plantas. E como eu tenho bastantes plantas, nem sequer penso em usar. Daí ter aconselhado as cerâmicas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, mas são filtrações diferentes/complementares. para substituir a função do Carvão activado no filtro o melhor serão esponjas como as que vêem nos filtros da eheim ou lã de vidro. As ceramicas são complementares quer à lã de vidro / esponjas e ao carvao activado.Se bem que não há nada que te impeça de substituires um filtro so com carvao activado como aqueles da tetra internos por ceramicas e funcionar. Se bem que poderás ter muitas particulas a flutuar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, mas são filtrações diferentes/complementares. para substituir a função do Carvão activado no filtro o melhor serão esponjas como as que vêem nos filtros da eheim ou lã de vidro. As ceramicas são complementares quer à lã de vidro / esponjas e ao carvao activado.Se bem que não há nada que te impeça de substituires um filtro so com carvao activado como aqueles da tetra internos por ceramicas e funcionar. Se bem que poderás ter muitas particulas a flutuar.

Obrigado aos comentadores anteriores.

http://www.sera.de/fileadmin/gbi/sera_fil_0907.pdf

O meu filtro tem esponja no fundo e depois o carvão.

No meu filtro posso adicionar outros separadores (um terceiro ou um quarto)

Agora devo ficar com dois de esponja? ou esponja e ceramica ou outro filtrante???

 

Cumprimentos

Editado por artas8125
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais ficar só com dois separadores, coloca a esponja em baixo e no de cima as cerâmicas... Pessoalmente optaria por esta solução, sempre ficas com uma filtração biológica mais activa. No caso de queres meter também o carvão, com jeitinho consegues meter o carvão e a esponja na mesma divisão. (Já tive esse filtro, e enquanto o carvão ainda estava novo, fiz isso com bons resultados).

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais ficar só com dois separadores, coloca a esponja em baixo e no de cima as cerâmicas... Pessoalmente optaria por esta solução, sempre ficas com uma filtração biológica mais activa. No caso de queres meter também o carvão, com jeitinho consegues meter o carvão e a esponja na mesma divisão. (Já tive esse filtro, e enquanto o carvão ainda estava novo, fiz isso com bons resultados).

Abraços

 

O espaço que tenho só dá mesmo para um (ou carvão ou cerâmica), vou amanhã ver se a loja tem cerâmicas, para meu filtro.

 

Obrigado

Editado por artas8125
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.