aniki Publicado Fevereiro 2, 2011 Publicado Fevereiro 2, 2011 Ola a todos é a primeira vez que aqui escrevo. Já à muito tempo que sonhava em montar um aquario em grande. a semana passada comprei um da aquadream 104x40x47 que leva cerca de 160 litros filtro biobox bomba de 600L/h termostasto de 200W Duas lampadas T8 de 30w cada Precisava da vossa ajuda para arrancar com este projecto. Sei que tenho de arranjar humus (substrato fertil) e areao para meter por cima do fertil. Qual a quantidade que aconselham de cada um? Depois preciso de arranjar plantas para plantar. É melhor comprar com raíz tipo em vasinhos ou sem raíz? Podiam me dar ideias de plantas de facil manutenção...gostava de umas mais altas para a parte de tras e umas mais pequenas para a frente, assim como uma que fizesse tapete no fundo do aqua. Já tenho as pedras, qua nao são calcárias(fiz teste com limão). E queria tambem lá meter um tronco. Li na net que os de aroeira são bons, no entanto, como moro no alentejo e por aqui há muitas aroeiras, resolvi arranjar um tronco mas tenho as minhas duvidas que sirva, pois penso que o tronco tem resina, ou seja não o posso meter no aquario mesmo que o ferva e o deixe 1 mes com agua e sal. Qual é a vossa opinião? Depois disto tudo vou ter de meter a agua (vou buscar a uma fonte aqui perto) e deixo ciclar 1 mês certo? só depois posso pensar em meter peixes. será que tenho de meter esferovite na base do aqua antes de o encher? muito obrigado pela vossa atenção Citar
Ruy M. Publicado: Fevereiro 2, 2011 Publicado: Fevereiro 2, 2011 (editado) Boa tarde e seja bem vinda! Deixo aqui uma lista de plantas normalmente utilizadas nos low tech, que parece ser o perfil do teu aquario: Musgos Feto de Java Hygrophila polysperma Rotala Rotundifolia sp. Green Ceratophylum demersum Bocapa monnieri Hydrocotyle leucocephala Cryptocoryne wendtii Cryptocoryne Balansae Najas guadalupensis Anubias barteri Anubias barteri 'marble' Anubias barteri v. 'glabra' Anubias nana Anubias barteri v. 'coffeefolia' Cryptocoryne retrospiralis Cryptocoryne spiralis Anubias barteri v. 'nana golden' Anubias barteri v. 'nana narrow leaf' Anubias barteri v. nana 'petite' Cryptcoryne becketii Pelia Bacopa - Bacopa caroliniana Bolbitis heudelotii Ceratophyllum submersum Cryptocoryne aponogetifolia Lotus- Nymphaea pubescens Vallisneria natans Vallisneria americana Vallisneria asiatica Egeria Densa Aegropila Cladophora Eleocharis parvula Marsilea hirsuta e quadrifolia Lemna minor Vallisneria spiralis 'Tiger' Echinodorus bleheri -O humus não é essencial para ter plantas, mas se ainda assim fizeres questão coloca uma camada de cerca de 2-3cm. Depois tem que levar inerte por cima obrigatoriamente com uma camada de 3-4cm. Se o objectivo é fertilizar existem outras opções mais seguras e menos sujas. -Regra geral as plantas podem ser plantadas sem raiz, podem ser excedentes de podas; existe uma ou outra que não. -Para escolheres as plantas tens primeiro que saber quais aquelas que se adaptam ás condições que ofereces, plantas de tapete tradicionais com a iluminação que tens e sem co2 está fora de questão. -sim, o aquario tem que fazer o ciclo do azoto, 1 mês está optimo. -Podes colocar uma esforovite na base do aquario para evitar marcas no movel, evita também o contacto termico com o movel... -Os troncos antes de serem introduzidos no aquario têm que levar um tratamento que dura varios meses, aqui fica um exemplo: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=173537&st=0&p=1025628&hl=+tratamento%20+de%20+troncos&fromsearch=1entry1025628 Editado Fevereiro 2, 2011 por Ruy M. Citar
Recommended Posts