1º Aquário de um completo inexperiente


RDS

Recommended Posts

Boa tarde.

bem antes de mais deixem me apresentar, sou um rapaz de 18 anos e completamente inexperiente nesta matéria. embora tenha um aquário comunitário mas que não sou eu a tratar dele. a uns tempos comecei a interessar me nesta matéria. e pronto aqui estou eu.

 

A minha ideia neste momento é criar um aquário (nano).

mas como é lógico tenho algumas duvidas.

 

O "aquário" que pretendo então fazer é a partir de uma caixa de acrílico que tenho em casa, tem as seguintes medidas:

altura-15cm

comprimento e largura - 17.5

(isto dá qualquer coisa perto de 5 litros).

 

Antes de mais este tamanho é suficiente para um nano?

 

A ideia era ter uma aquário para camarões (que segundo li são fáceis para se iniciar na aquariofilia)

 

Agradeço desde já quem leia isto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Boas RDS e para começar sê bem vindo a este maravilhoso mundo.

 

Podes aproveitar essa caixa como tu dizes e muito bem para camarões, por exemplo red cherry. mas tens muitas mais especies que podes escolher.

 

Tens é que pensar no areão que queres para os camaroes o mais indica é o preto penso eu.

 

Podes tambem por um pouco de musgo de java, uma planta de fácil manutenção e tá bom. Agora só tens é que por a tua imaginação a trabalhar.

 

Já agora não te esqueças que preicisas dum filtro e de um aquecedor e da iluminação é claro.

 

Mas espera por mais opiniões porque eu támbem sou um novato o pessoal com mais experiencia pode ajudar-te melhor.

 

Força nesse projecto e espero ter ajudado.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado.

 

sim, quando eu disse camarões estava mesmo a pensar em red chery.

 

quanto ao areão tenho aqui umas pedritas pretas (como foram retiradas da natureza já tratei de as limpar e ferver)

 

quanto as plantes o musgo de Java é quase certeza, agora precisava de mais uma pelo menos, mas não sei qual.

 

quanto a material estive a ver o que tinha aqui por casa e acho que já arranjei algumas coisinhas. mais tarde posto fotos do que já tenho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é uma caixa da vodafone mas quase xD.

neste caso é caixa da loreal.

 

eu pretendia uma planta pequena e que não ocupasse muito espaço.

 

o areão que tenho são basicamente pedrinhas vulcânicas pretas, tem algum mal ou posso por?

 

só mais um questão, sendo eu um inexperiente é recomendado um aquário nano?

 

obrigado a todos desde já

Editado por RDS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é uma caixa da vodafone mas quase xD.

neste caso é caixa da loreal.

 

eu pretendia uma planta pequena e que não ocupasse muito espaço.

 

o areão que tenho são basicamente pedrinhas vulcânicas pretas, tem algum mal ou posso por?

 

só mais um questão, sendo eu um inexperiente é recomendado um aquário nano?

 

obrigado a todos desde já

 

 

Se queres uma planta que não ocupe muito espaço pões uma anubia nana.

 

O areão que tens serve só tens é que ferver isso muito bem.

 

Na minha opinião tanto podes começar com um nano como com um de um metro o que importa é saberes o que estas a fazer.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só um esclarecimento em relação à Anubia.

 

A Anubia nana não é assim tão pequena como estão a disser, eu tenho uma no meu de 200 litros, que nesse cubo não cabia aí sequer.

 

As ideais para esses cubos são as Anubias barteri var. nana 'Petite', que essas sim são bem pequenas.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem pessoal, mudança de planos, hoje estava eu a passear e a procura de onde iria poder comprar os meus queridos chery red quando me deparo com um aquário de 30L.

pronto lá o comprei junto de uma planta.

 

três questões.

quanto tempo demora com esta litragem a fazer todos os ciclos necessários?

 

30L ainda é considerado nano?

 

sabem me dizer que planta é? (ver fotos em baixo) sei que é um musgo mas não sei o nome certo, mas disseram me que servia e era aconselhado para camarões.

 

duas fotos do que já fiz

 

img0003mz.th.jpg

 

img0006qe.th.jpg

Editado por RDS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ion, eu não disse que uma anubia nana não cabia dentro de um cubo "Vodafone" mas acabaria por começar a ter folhas fora de água, se eu colocasse a minha anubia que está no aquário de 200 litros no nano de red's ela cabia lá dentro mas as folhas ficavam fora de água de certeza e não estou a falar de um cubo. Por certo estás a falar de uma anubia nana pequena, mas ao ser um ser vivo ela cresce.

 

RDS, fizeste uma boa escolha em comprares um nano de 30l, os cuidados a ter com os nanos tem que ser reforçados, a vigilância, também tem que ser mais apertada, o que nos leva a passar mais tempo a olhar para o aquário e a admirar o seu desenvolvimento.

 

O ciclo de azoto só tens a certeza de estar completo, com a ajuda dos testes, se tiveres oportunidade de os fazer melhor, caso contrário dá no mínimo 3 semanas antes de pores os camarões lá dentro.

 

Quanto á compra dos red cherrys, compra antes a um membro do fórum, em vez de os comprares em lojas, isto porque o preço que dás por 3 camarões numa loja, compras uma colónia de 10 ou mais, aqui no fórum, tens pessoal que tem camarões de muita boa qualidade aqui no fórum, e que para alem disso ainda te dão ajuda e explicações (comigo foi o que aconteceu).

 

A Flora que tens não é uma bola de musgo mas sim uma bola de algas é a famosa "Cladophora aegagropila", não é muito exigente em termos de condições para crescer o que é bom para um nano, os cuidados a ter passam por a ires rodando para ter um crescimento homogéneo, visto que na natureza a corrente das aguas faz esse trabalho, num nano de camarões esse trabalho tem que ser feito por ti.

 

Arranja uns esconderijos para os futuros camarões, pois eles gostam de por vezes andar "escondidos" e em sossego em especial as fêmeas quando estão quase a desovar e a libertar os pequenos.

 

Não consigo ver muito bem as fotos mas se não tiveres musgo de java tenta arranjar pois os camarões gostam muito de andar a fazer a "manutenção" do musgo, mostrando depois toda a beleza do mesmo, coloca mais umas plantas de pequeno porte, pois um aquário de camarões precisa de muita vegetação.

 

Coloca o setup do aquário para te pudermos ajudar melhor, e boa sorte com essa nova aventura.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde.

bem correcção afinal o aquário não tem 30L (provavelmente vi mal na etiqueta) tem na realidade 13L

 

quanto ao setup para já é isto

 

Aquário- Boyu mb-30 (300Lx180Wx250H, 13L)

Filtro- AP 500 Submersible-Pump-AP500-.jpg

Termostato- Askoll ip 68 P1040483.jpg?t=1295276039

Flora- Cladophora aegagropila

 

é de notar que isto o filtro e o termostato eram coisas que já tinha em casa, não foi comprado.

 

sendo o aquário mais pequeno do que eu tinha dito (e pensado) o tempo do ciclo de azoto mantém se?

 

só mais uma pergunta.

 

aquela relação de um cm de peixe adulto por litro (se não me engano) mantém se no caso dos camarões?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa a ignorância devo estar a confundir mesmo tudo.

 

o filtro basicamente é para limpar a agua.

a bomba seria apenas para a agua não permanecer parada?

 

obrigado desde já tudo o que têm aturado de mim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tens que pedir desculpa, estou aqui para ajudar no que sei também.

 

Todos os filtros têm uma bomba, pois só assim se consegue fazer circular a agua através das matérias filtrantes e retornar ao aquário.

 

Para um aquário dessas dimensões uma bomba de circulação de água não se justifica, até porque o filtro vai fazer esse trabalho.

 

Eu comprei um filtro nos chineses, que me custou 7 euros e está a trabalhar á dois meses sem problemas. Um filtro de mochila seria a melhor opção a ter ai porque não ocupa quase espaço nenhum dentro do aquário, ficando o espaço interior para a fauna.

 

O Filtro serve para melhorar a qualidade da agua do aquário, se bem que os TPA também ajudam neste caso.

 

O mais importante nesta altura é colocares um filtro e fazer o ciclo de azoto, antes de pores a fauna ai dentro.

 

Pesquisa pelo forum sobre o ciclo de azoto.

 

Cmpts,

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah já compreendi.

 

dá para acreditar que tenho prai 3 filtros aqui para o meio e fui capaz de por a unica bomba? xD estupidez minha.

 

pronto altero já isso. (são todos filtros internos)

 

quanto ao ciclo do azoto já estive a ver e fiquei com uma ideia do que seria e como funciona. basta aguardar agora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto não houver fauna ai dentro, é esta a altura para tirares todas as duvidas que tenhas, depois do ciclo estar feito e começares a colocar fauna dentro do aquário, ai as dúvidas têm que ser outras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, neste momento a agua já está mais límpida.

 

estive a alterar algumas coisas, pus um filtro e tive que adicionar algumas pedras para servir de areão, mas será temporário.

 

bem deixo aqui umas fotos para verem os estado actual que irei alterar dentro de alguns dias

 

35n521i.jpg

 

24br901.jpg

 

 

como já disse o areão é temporário até arranjar outro melhor, assim como o filtro (demasiado barulhento e potente).

 

se eu fizer estas trocas terá algum atraso a nível do ciclo de azoto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso com um filtro, já está muito melhor :roflroll2:

 

Ao retirares o areão e o filtro vais perder / atrasar o ciclo sim, isto porque as bactérias estão alojadas não só no filtro mas também em pedras e areão.

 

O Filtro está no mínimo? Por norma esses filtros dão para regular a intensidade. Tens que tapar também a entrada do filtro com esponja ou meia de vidro dobrada ao meio, isto para não sugar os pequenos red cherrys quando os tiveres.

 

Quanto a esse areão, são escolhas, eu prefiro ter um areão escuro para fazer sub sair as cores dos vivos (plantas e Red)

 

Este é o meu nano de red(aqui), podes tirar algumas coisas que te sejam úteis. Podes ver no meu nano os esconderijos feitos de bambu natural, como os esconderijos feitos de pedras, as plantas, o filtro de mochila, a meia de vidro na entrada do filtro, etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e se manter a esponja e as pedrinhas que tem dentro do filtro?

 

o filtro mudei o para um mais fraquinho.

decidi retirar as pedras que tinha posto anteriormente ficando com quase só areão preto. pus duas pedras pedras de lava a fazer uma espécie de túnel (embora que muito pequeno).

 

mais logo quando a agua voltar a pousar coloco fotos :D

 

só uma coisa qual é o pH e a temperatura ideal para os red's? neste momento tenho pH 7.3 (+/-) e temperatura 25/26

 

RACCAR não tinha reparado que esse aquário era teu, já o tinha visto antes e gostei bastante, alias foi um dos aquários que vi que me fez decidir mesmo colocar red's

Editado por RDS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem como tinha prometido aqui estão as fotos.

 

dxgufb.jpg

 

29mlrpk.jpg

 

existe alguma maneira/tecnica de tirar aquela "terra" que está em cima do areão e do musgo?

 

Qual é o pH e a temperatura ideal para os red's? neste momento tenho pH 7.3 (+/-) e temperatura 25/26

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Deixa de ser preguiçoso pá.Utiliza a pesquisa.

 

Nome Popular: Red Cherry

Nome Científico:Neocaridina heteropoda var. red

Origem: Taiwan

Sociabilidade: Grupo

Comportamento: Pacífico

Ph:6.5 a 7.5

Temperatura: 15ºC a 28ºC

Tamanho em Adulto:2.5 cm a 3 cm

 

Não convém andares com as condições muito perto dos limites, por causa de alguma variação que possa surgir.

 

De onde apareceu essa terra? É terra ou algas?

 

Se for terra penso que o melhor e lavares as plantas e ferveres isso tudo outra vez, mas espera por mais alguma opinião, pois eu nunca tive esse problema nos meus aquários.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.