Recommended Posts

Publicado

Boas a todos, neste momento tenho o aquario montado e estou a entrar no processo de ciclo do azoto, não estou com pressa nenhuma de colocar peixes até porque quero que as plantas enraizem bem para não se soltarem tão facilmente com os habitantes.

 

Já li em varios locais que o ciclo propriamente dito preciso de um empurrãozinho, ele começa por ele mas demora muito mais tempo pq não tenho nada a poluir o aquario e estaria dependente da flora para começar.

 

O empurrãozinho pode ser feito com recurso a amonia (o produto em si), um ou 2 peixes resisitentes que produzam a amonia, com comida de peixe e com produtos cicladores.

 

bem amonia directo no aquario não quero, colocar peixes não quero pelo motivo das plantas e pq não quero de todo ciclar as custas de sofrimento desses peixes, produtos tenho em casa o nitrivec.

 

Quanto ao nitrivec pelo que li o que faz é introduzir bacterias de forma a conversão de amonia e nitritos sejam feita logo de imediato a minha duvida é se colocar nitrivec mas não existir fonte de amonia por sua vez nitritos as bacterias não vão morrer de "fome" (como disse quero que as plantas enraizem bem logo não vai haver peixes durante pelo menos 1 mes).

 

Por fim comida, bem não tenho comida de peixe propriamente dita ainda mas tenho um coelha cá em casa que só como fruta, verduras e ração propria que tem uns rolos prensados (já vi comida deste genero para ciclidos grandes)e pensei se é para gerar amonia qualquer tipo de comida que se desfaça na agua deve produzir e já agora se o objectivo de peixes durante o ciclo é eles defecarem e urinarem pq não usar a bolinhas da coelha dentro do aquario garantidamente ajudam nas plantas pq é adubo natural e devem produzir amonia na boa, toxico não me parece que seja o bicho só come coisas naturais sem quimicos(come melhor que eu) e mesmo que suje a agua umas tpa´s devem resolver.

 

Sem mais demoras, acham viavel usar as bolinhas da coelha (para quem não sabe são bolas solidas sem cheiro do tamanho de uma ervilha) e o rolos de comida??

Publicado:

Boas,

 

Nao sou experiente no assunto mas acho que o mais viavel seria mesmo flocos para peixes e relativamente barato (ja comprei a 65c) e dura-te para fazeres o ciclo, mas deixa os peritos falarem ;)

 

Cumps,

David Merino

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Publicado:

Utiliza as bolinhas da coelha desde que só tenhas a nível de vivo, seres vegetais (plantas) que estas também consomem amónia e os seus derivados.

 

Se a água ficar muito poluída sempre podes ir fazendo TPAs.

 

Pelo que escreveste não tens pressa e assim o deve ser, quando colocares peixes fá-lo de forma gradual para a colónia de bactérias se ir desenvolvendo à medida que a amónia for produzida para estas a decomporem em nitritos e posteriormente outras em nitratos.

 

Espero que tenha ajudado

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Publicado:

O ideal é mesmo usando um ou dois flocos de comida de peixe todos os dias...Porque não compras? Vais mesmo ter que comprar...E é baratíssimo...Mas sim, podes usar a comida do coelho...Se é toda à base natural, não há problema...Mas é preferível pegares numa bolinha e dividires em bocados e ires pondo esses bocados uma vez por dia...Porque se metes demasiada comida, o aquário fica demasiado sujo. TPAs no ciclo de azoto não é de todo aconselhável...Ao tirares água que está lá, estás a retirar bactérias que já estavam instaladas. Para além disso, vai alterar os níveis de amónia, nitritos e nitratos e dar uma ideia de o ciclo estar a avançar e na realidade não estar...Por isso é preferível colocares muita pouca comida (mas mesmo muuuito pouca) durante umas três semanas, compras um peixinho resistente (vai depender do aquário e do tipo de aquário que tenhas) e aí fazes uma pequena TPA. Depois de semana a semana vais introduzindo (poucos) peixes de cada vez...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.