Duvidas sobre 1ªs TPA's


kapataz

Recommended Posts

boas.

tenho o meu aquário a funcionar desde o dia 6/01/2010, no dia 7/01/2010- Teste ph 7.0 27ºC ,dia 9/01/2010- Adição nitrivec . ph 7.0 27ºC ,12/01/2010-feita primeira ,tpa 5litros, nitrivec 1ml, 1.5ml aquatan e por fim no dia 13/01/2010- teste ph 7.5 , 27ºC.

 

A minha pergunta é porque o ph aumentou?

Devo limpar o filtro todas as semanas mesmo durante as semanas do ciclo?

 

eu tenho as vezes uma pequena dificuldade em ver a cor do ph, em todos tenho a certeza que vi bem,mas no ultimo não tenho vem a certeza se é 7 ou 7.5. :S :bs_quesexclaim:

algem sabe aonde posso arranjar provetas de medição ao ml? ou também serve me dizerem quantos ml tem uma gota?

 

obrigado =D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

tenho o meu aquário a funcionar desde o dia 6/01/2010, no dia 7/01/2010- Teste ph 7.0 27ºC ,dia 9/01/2010- Adição nitrivec . ph 7.0 27ºC ,12/01/2010-feita primeira ,tpa 5litros, nitrivec 1ml, 1.5ml aquatan e por fim no dia 13/01/2010- teste ph 7.5 , 27ºC.

 

A minha pergunta é porque o ph aumentou?

Devo limpar o filtro todas as semanas mesmo durante as semanas do ciclo?

 

eu tenho as vezes uma pequena dificuldade em ver a cor do ph, em todos tenho a certeza que vi bem,mas no ultimo não tenho vem a certeza se é 7 ou 7.5. :S :bs_quesexclaim:

algem sabe aonde posso arranjar provetas de medição ao ml? ou também serve me dizerem quantos ml tem uma gota?

 

obrigado =D

o aqua ta a ciclar sem peixes la dentro certo?

 

tas no inicio! nao faças TPAs. nao vale a pena. o que e nitrivec e aquatan? nao sei pelo nome comercial... diz simplesmente o que e ou pra que server.

nao adiciones quimicos pra controlar o pH

experimenta medir o pH da tua agua (agua diretamente da torneira e nao do aqua) e ve qual o pH e o kH. atençao! agua fria e diferente de agua a 25º.

 

quantos litros tem o teu aqua? que filtro tens?

 

o filtro nao s limpa regularmente. ate pq server de "casa" para as bacterias. compra ceramicas ou la de vidro pra fazeres mesmo 1 casinha pras bacterias. e optimo pra estabilidade do aqua.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se o Ph da agua aumentou quando fizeste a TPA, possivelmente a agua que usaste tem um Ph mais alto, mede a agua que usas nas TPA´s e vê se é ou não mais alto.

 

Em relação à limpeza do filtro a não deves mexer para já ate teres a certeza que o ciclo está feito.

Para medires os ml arranja uma seringa, sempre fica mais barato.

 

Cmps,

Bruno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquatan é para adicionar agua da torneira para o aquário..tira o cloro e outras coisas.

o nitrivec é para formação de bactérias mais rapidamente.

agua da torneira é ph 7.5.

o meu aqua é de 50 litros e tem um Sera fil60 , carbao e esponja.

no fim do ciclo vou mudar o carbao pela cerâmica.

lavagem do filtro 15 em 15 dias e tpa 7 em 7 dias. ta bom?

Editado por kapataz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquatan é para adicionar agua da torneira para o aquário..tira o cloro e outras coisas.

o nitrivec é para formação de bactérias mais rapidamente.

agua da torneira é ph 7-7.5. se não estou em erro, fico confuso as cores são muito parecidas.é verde azulado clarinho.

o meu aqua é de 50 litros e tem um Sera fil60 , carbao e esponja.

no fim do ciclo vou mudar o carbao pela cerâmica.

lavagem do filtro 15 em 15 dias e tpa 7 em 7 dias. ta bom?

 

sinceramente... nao!

tens varios erros.

 

1º - pra TPAs ou usas garrafoes de agua (exclusivos para o aqua) ou uma bacia (tb exclusiva para o aqua, nao confies em bacias que ja tenham levado detergentes, mesmo que elas parecam boas e que as tenhas passado por agua antes. ha sempre restos de quimicos que nao sao visiveis e nem teem odor). o aquatan usa-se na agua ANTES DE COLOCAR A AGUA NO AQUA!!! com peixes nao faças isso. jamais! depois de colocares, agitas a agua e esperas uns 5 a 10mins.

 

2º - carvao e PESSIMO para establecer ciclos... carvao usa-se para retirar farmacos da agua (que usas qd ha doenças e etc...) e para purificar a agua em situaçoes especiais. NAO SE USA CARVAO ACTIVADO NO DIA A DIA. retira isso se quiseres que o ciclo ande pra frente em condiçoes.

 

3º - a altura da lavagem do filtro nao e consensual entre os aquariofilistas. pessoalmente eu lavo o meu de mes a mes ou qd vejo que o filtro ta com demasiada sujidade. uma coisa e certa, as bacterias tb se alojam no filtro e, como tal, este so deve ser lavado quando está visivelmente sujo. por rotina, nao se lava o filtro qd se faz

TPA

 

4º - as ceramicas e pra colocar AGORA para ajudar a colocar o ciclo e para ele se desenvolver.

 

em suma, andas a adicionar bacterias que sao LIMPAS pelo carvao e, das poucas que ficam no filtro, sao lavadas e retiradas da esponja qd a limpas com agua corrente. este tempo que passou nao ajudou mto a estabelecer o ciclo devido a estes erros. corrige e corrige rapido. (especialmente retirar o carvao)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sinceramente... nao!

tens varios erros.

 

1º - pra TPAs ou usas garrafoes de agua (exclusivos para o aqua) ou uma bacia (tb exclusiva para o aqua, nao confies em bacias que ja tenham levado detergentes, mesmo que elas parecam boas e que as tenhas passado por agua antes. ha sempre restos de quimicos que nao sao visiveis e nem teem odor). o aquatan usa-se na agua ANTES DE COLOCAR A AGUA NO AQUA!!! com peixes nao faças isso. jamais! depois de colocares, agitas a agua e esperas uns 5 a 10mins.

 

2º - carvao e PESSIMO para establecer ciclos... carvao usa-se para retirar farmacos da agua (que usas qd ha doenças e etc...) e para purificar a agua em situaçoes especiais. NAO SE USA CARVAO ACTIVADO NO DIA A DIA. retira isso se quiseres que o ciclo ande pra frente em condiçoes.

 

3º - a altura da lavagem do filtro nao e consensual entre os aquariofilistas. pessoalmente eu lavo o meu de mes a mes ou qd vejo que o filtro ta com demasiada sujidade. uma coisa e certa, as bacterias tb se alojam no filtro e, como tal, este so deve ser lavado quando está visivelmente sujo. por rotina, nao se lava o filtro qd se faz

TPA

 

4º - as ceramicas e pra colocar AGORA para ajudar a colocar o ciclo e para ele se desenvolver.

 

em suma, andas a adicionar bacterias que sao LIMPAS pelo carvao e, das poucas que ficam no filtro, sao lavadas e retiradas da esponja qd a limpas com agua corrente. este tempo que passou nao ajudou mto a estabelecer o ciclo devido a estes erros. corrige e corrige rapido. (especialmente retirar o carvao)

 

cumps

 

obrigado pelas dicas.

amanha vou mudar o carvão pela cerâmica. ja agora o carvão posso guardar ou deito fora?

a cerâmica é lavada na TPA? e a esponja na TPA ou agua da torneira?

na TPA uso um garrafão de agua que só levou agua. sempre antes de meter a agua ponho o aguatan agito e deixo repousar. eu ainda não tenho peixes foi por isso que pus :)

na tpa posso deitar também na agua nova o nitrivec(ajuda a formar bactérias) ?

 

 

cumps e mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

carvao guardas num sitio seco pq pode dar jeito mais tarde. atençao q o carvao nao fica "puro" pra sempre... ao fim de X uso tens q por 1 novo.

ceramica nao s lava em agua corrente. isso tira as bacterias. s kiseres passas pela agua da bacia para onde tiras a agua numa TPA e agitas apenas um pouco as ceramicas so pra sacudir 1 pouco do lixo.

esponja podes lavar na torneira. tens as ceramicas a servir de casa pras bacterias

podes por as bacterias diretamente no aqua nas TPAs. mas isso so e mesmo util no inicio para ajudar a estabelecer o ciclo.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando colocares o aguatan no garrafão agitas e depois retiras a rolha e esperas algum tempo para colocares no aqua.

 

se cheirares o garrafão com a água da torneira antes de colocares o aguatan repara que cheira muito a cloro, depois de deitares o aguatan, agitares e o deixares repousar repara que ja não cheira a cloro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.