Peixes comem as Plantas


formigalx

Recommended Posts

Boas

Tenho um aqua de 160 lTs com 3 Espadas , 3 Platys , 3 Mollys Balão , 4 Corys , 8 Neons , 1 Escalar , 1 Pleco , 3 Neritinas e 2 Ampulárias e de vez em quando aparecem-me plantas a flutuar e com os caules "roidos".

O que posso fazer para que eles deixem de comer as plantas ou então quais serão os peixes que me estão a comer as plantas ?

Ajudem-me por favor , gostava de ter um aqua com mais plantas , até já comprei substrato para reformular o aqua , mas assim tenho medo de ter um trabalhão em vão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tenho um aqua de 160 lTs com 3 Espadas , 3 Platys , 3 Mollys Balão , 4 Corys , 8 Neons , 1 Escalar , 1 Pleco , 3 Neritinas e 2 Ampulárias e de vez em quando aparecem-me plantas a flutuar e com os caules "roidos".

O que posso fazer para que eles deixem de comer as plantas ou então quais serão os peixes que me estão a comer as plantas ?

Ajudem-me por favor , gostava de ter um aqua com mais plantas , até já comprei substrato para reformular o aqua , mas assim tenho medo de ter um trabalhão em vão.

 

Apostava nas ampulárias!

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem querer atirar um dado à sorte, como acima, mas a tua pouca informação transmite-me que:

o teu pleco pode estar a fazer esvoaçar as plantas, não as comendo, muda-as de lugar.

 

ou

 

podes ter uma pomacea canaliculata com o nome comum de "aruá" (mais precisamente aruá-do-banhado, que é o ecossistema onde vivem) e apelidada carinhosamente de "cana" entre os aquariofilos aficcionados. Isto é, a ampularia que tens é provavelmente canaliculata, é normalmente a favorita pelo seu comportamento e crescimento, daí que apesar de comer plantas é vendida nas lojas e recomendo mas num aquario sem plantação... O problema é que faz isso às plantas, come o caule que é o que está mais à mão, mas depois come o resto. mas isto é uma teoria que só se desfazia com algumas fotos do animal. Pois há outras ampularias que não fazem isso.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também aposto na ampularia.

 

podes fazer o seguinte, colocas a ampularia numa maternidade para ver se realmente é ela que faz isso, mas o provavelmente é ela sair da maternidade, se tiveres um aqua em casa sempre podes colocar la água desse onde ela está e deixares la por uns dias para ver o que acontece ao outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não atirei o dado à sorte QUO. Falo por experiência própria! Mas sim, tens razão, depende das ampulárias.

Tendo em conta ás plantas fora do sítio, o meu pleco fazia o mesmo

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, descp. o que quero dizer é que se calhar ser uma canaliculata, não pensem em fazer mal ao animal. Já li há uns tempos aqui que viram a ampularia comer a anubia, nao sabiam que a ampularia comia anubias (as bridgesi nao comem... as canaliculata sim comem) e depois de ver isso atirou o bicho pela janela. também ouvi dizer numa loja que as esmagaram depois de verem a comer plantas. É mesmo uma falta de senso...

 

vejam que têm em maos um dos invertebrados com o comportamento mais interessante em água doce. Ou devolvem à loja ou arranjam um aquario para colocar canaliculatas e a alimentação que lhes vao dar é as podas (restos) das plantas do outro aquario... com as ampularias podem colocar outra fauna interessante que coma plantas, e está o assunto resolvido.

 

também não se deve usar o nome "ampularia" em vão, pois estão a meter muitos bichos diferentes no mesmo saco e entre a bridgesi - diffusa (não come plantas) e a canaliculata (come plantas) as canaliculata sao bem mais interessantes. São dois tipos de ampularias completamente diferentes, e há espécies distintas nos dois grupos.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, descp. o que quero dizer é que se calhar ser uma canaliculata, não pensem em fazer mal ao animal. Já li há uns tempos aqui que viram a ampularia comer a anubia, nao sabiam que a ampularia comia anubias (as bridgesi nao comem... as canaliculata sim comem) e depois de ver isso atirou o bicho pela janela. também ouvi dizer numa loja que as esmagaram depois de verem a comer plantas. É mesmo uma falta de senso...

 

vejam que têm em maos um dos invertebrados com o comportamento mais interessante em água doce. Ou devolvem à loja ou arranjam um aquario para colocar canaliculatas e a alimentação que lhes vao dar é as podas (restos) das plantas do outro aquario... com as ampularias podem colocar outra fauna interessante que coma plantas, e está o assunto resolvido.

 

Não é falta de senso, é crueldade e pura estupidez!

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a mim também me aconteceu comprar canaliculata e pensar que era a ampularia normal. a principio fiquei lixado, mas fiquei com elas apesar dos estragos que fizeram, e elas cresceram, e aprendi muito sobre elas. As minhas até aprenderam a dar mergulhos para a água (fazem isso para poupar esforço!) e fazem truques a comer, seja a comer valisnerias, seja a comer comida em pó a aboiar no aquario ou ainda alface ou couve a aboiar, adoptam estrategias que demonstram algum grau de inteligencia. depois quando lhes apetece ficar a aboiar no aquario e esticarem-se todas tornam-se verdadeiros polvos. já cheguei a ter as canaliculata com caranguejo (que é um animal interessante quem teve caranguejos sabe o que digo), mas as estrelas do aquario sempre foram as canaliculata.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as fotos não são explicitas, não dá para identificar ao certo a especie que tens, tenta tirar fotos da ampularia de frente e/ou com a cabeça de fora. Mas não me parecem, à primeira vista, canaliculata nem desse complexo. Nem sequer as canaliculata comem plantas esburacando. Parece muito uma ampularia dourada comum do complexo bridgesii (pomacea diffusa, anteriormente identificada como pomacea bridgesii), mas certezas só com fotos melhores! Além de que com canaliculata, já não tinhas as plantas, não te fazem buracos, comem tudo.

 

Pode não ser a bicharada. Será um problema de fertilização que tens, tu fertilizas o aquario como? mudas de água com que frequencia? será um problema de pH ou temperatura?

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.