O meu primeiro nano...e primeiro aquário


exman

Recommended Posts

Depois de ter tido um layout diferente, á cerca de meio ano que tenho trabalhado neste no pouco tempo que me sobra. O orçamento também está apertado.

 

Aqui vai o setup:

 

Aquário:

Aquapor Eco 50

Medidas: 53 x 26 x 34cm (conta com cerca de 30 litros uteis)

 

Filtro:

Rena Filstar iv2 (interno)

 

Iluminação:

Duas lâmpadas economizadoras de 13w

Uma lâmpada T5 de 8w (DayLight 5500k)

 

Substracto:

1 Camada de JBL Aquabasis Plus

1 Camada de JBL Manado (Inerte)

 

Flora:

*Eleocharis Parvula

*Riccia Fluitans

*Cryptocoryne wendtii

*Limnophila Sessiliflora

 

Fauna:

*Guppys

*Mollys

*Neons

 

(Vou mudar as espécies em breve visto estas serem as que adquiri á um ano quando me iniciei na aquariofilia e portanto já me sinto mais á vontade para explorar outras)

 

Foto:

 

gallery_44598_2558_274829.jpg

 

 

Digam coisas, boas, más...não interessa.

 

Qualquer tipo de ajuda é bem vinda. Críticas também.

Estou a tentar arranjar uma maneira de desenvolver a Eleocharis na base e as plantas ao fundo do aquário...mas não tem sido fácil...por isso opinem

 

Cumprimentos ( é a primeira foto do meu aquário que meto no fórum...XD)

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

A unica critica que posso fazer para já é a de o aquário nao estar cheio ate cima, e se fosse eu punha um fundo escuro no aquario para subsair mais as plantas.

 

de resto acho que está bom para primeiro aquário, pelo menos eu nao vi nada nem de plástico (artificial) o que para mim acho que optaste bem.

 

Agora com a escolha da nova fauna, tem atenção aos litros do teu aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

A unica critica que posso fazer para já é a de o aquário nao estar cheio ate cima, e se fosse eu punha um fundo escuro no aquario para subsair mais as plantas.

 

de resto acho que está bom para primeiro aquário, pelo menos eu nao vi nada nem de plástico (artificial) o que para mim acho que optaste bem.

 

Agora com a escolha da nova fauna, tem atenção aos litros do teu aquario.

 

Devo admitir que tens razão no enchimento do aquário. Mas como a foto foi tirada antes da TPA semanal, esse é o resultado da evaporação natural da dita cuja água. XD mas já está cheio até cima.

 

Se me puderem ajudar com a Eleocharis agradeço. Noto que não se está a espalhar á velocidade que esperava. Costumo cortá-la para ver se ela desenvolve mas não noto grande progresso...a que se pode dever?

 

Cumps

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá exman

 

Gosto do teu aquário. Em relação à fauna, podes dizer quantos Neons, Guppys e Mollys tinhas? É que na foto só consigo identificar 3 Neons, e os Neosn são uma espécie de cardume, sendo preferivel que no aquário estejam 6 ou mais. E os Guppys, por curiosidade, manténs em casais ou em trios? Em relação às plantas, em nada te posso ajudar, visto não ter experiência nesse campo.

 

E que fauna pensas introduzir aí?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá exman

 

Gosto do teu aquário. Em relação à fauna, podes dizer quantos Neons, Guppys e Mollys tinhas? É que na foto só consigo identificar 3 Neons, e os Neosn são uma espécie de cardume, sendo preferivel que no aquário estejam 6 ou mais. E os Guppys, por curiosidade, manténs em casais ou em trios? Em relação às plantas, em nada te posso ajudar, visto não ter experiência nesse campo.

 

E que fauna pensas introduzir aí?

 

Olha neons são mesmo os 3 que contaste. Tive mais mas infelizmente ocorreram umas baixas durante o verão ( á qual junto um macho molly) e como os guppys se reproduziram nao compensei os neons nem o molly. Quero ver se arranjo maneira de despachar estes peixes todos.

 

Quanto aos Guppys comprei na altura 2 casais. Entretanto estiveram 3 meses sem fazer criação mas depois fez-se o boom de alevins e neste momento até ja coloquei nos classificados para ver se alguem os quer. (Estou com excesso de população...)

 

Tenho também noutro aquário mollys que nasceram dessa que vês ai na foto.

 

Quanto á fauna a acrescentar pensei continuar com viviparos, tenho guppys selvagens noutro aquário e estou a pensar passá-los para este quando tiver despachado os guppys comuns que tenho (não quero que se cruzem as espécies)

Editado por exman

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensaste em adquirir uma "equipa de limpeza" para o aquário? Umas corydoras, acho que ficavam aí bem.

 

As corydoras são peixes de cardume e como o aquário não é muito grande... não sei. É uma opção que terei de analisar, já vi espécies delas bastante interessantes

 

Cheguei a ter Ottocinculus mas não vi grande trabalho da parte dele e dei-o a um amigo.

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Pessoalmente o hardscape não está feio, mas não gosto do tronco "tombado" e das pedras umas em cimas das outras. Não dá um ar natural. Mas isso é a minha opinião! Gostos não se discutem.

A E. parvula está a ter progressos?

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá exman!

Gostei do teu aquário, muito fixe!

Concordo com o raccar, um fundo em escuro talvez ficasse bem.

Em relação á Eleocharis, desculpa não te poder ajudar, também sou novata nisto....

Eu tenho um aqua do tamanho do teu e tenho 3 corys, não me parece que vão "lotar" o aquário, e são peixes fantásticos.

E uns caracóis para ajudar na limpeza??

Boa sorte com o teu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.