Recommended Posts

Publicado

Boas

1º não sei se este é o sitio indicado para postar isto se não for por favor avisem e digam onde colocar o post.

Ok a pergunta é: tenho o seguinte espaço 500mm X500 mm com uma altura de 580mm para fzer uma sump para um reef com 120l, queria lá por um refugio o termostato um skimmer alguem tem uma boa ideia de como fazer isto num espaço quadrado ??? e quais as areas que devo ter para cada uma das secções ( entarda de água, skimmer, refugio e retorno) ???

Se alguém pudesse ajudar agradecia muito.

A agua vai sai do aquário para a sump por de um overflow se alguém posse arranjar um desenho de um agradecia.

Obrigado

Jaime Branco

Publicado:

Uma idéia que tive para a sump se for possível comentem e digam os erros :)

Vale a pena os pentes nos quebra bolhas ???

Será toda feita em vidro inclusive os pentes, pois vou cortar os vidros a jacto de água.

Estou a pensar usar vidro de 6mm acho que deve chegar.

Nos quebra bolhas estou a deixar 10mm entre cada vidro penso que chega.

Obrigado

Jaime Branco

sump4.jpg

sump3u.jpg

sump2.jpg

sump1.jpg

Publicado:

não percebi então como nivelava a agua para o skimmer e onde fazia o refugio ... e como evitava que a água leva-se bolhas para o aquário....

Publicado:

o nível do escumador ficava o nível de agua da sump. O refugio??!! algas para controlar fosfatos? se sim fica na sump com uma luz. se a bomba de retorno esta submersa em agua na sump nunca leva bolhas..

Tipo isto, sump com 30 cm de altura tem a agua toda por 15cm sempre igual em toda a sump, o que tem de positivo. Tudo limpeza, mais agua no sistema e menos ruídos

Publicado:

mais ao menos isso mas no refugio estava a pensar por areia e uma rocha para ter um bocado de mais espaço no aqua

Publicado:

Não vejo beneficio nenhum teres areia e rocha na sump. A sump e um complemento para não se ter os equipamentos nos aquários apenas isso o resto é tudo alterações do que esta inventado.

Um refugio para ser bem feito tem de ficar na parte superior ao aquário, em que o retorno da agua fique por gravidade nunca por uma bomba. Mas um refugio tem de ser bem pensado e muito bem mantido porque senão so esta a "estragar" o sistema

Publicado:

Viva,

Em parte concordo com o Hugo! Eu favia apenas uma divisoria a meio para alojar o escumador e mais nada. Tens uma sump pequena, e se começares a dividir isso, basta uma pequena evaporação de água para ficares com a bomba de retorno a trabalhar em seco.

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

• 2 semanas depois...