Ampulárias


Daniel Miranda

Recommended Posts

Boas

 

Há um mês atrás comprei 5 ampulárias douradas que mantenho com camarões e guppyes e de momento já só tenho 2 vivas, uma passeia alegremente pelo aquário e outra não se mexe, está dentro da concha no mesmo lugar há 2 dias!Das outras 3 que morreram: 1 a concha anda desaparecida no aquário e as outras duas estavam vazias, quando peguei nessas 2 conchas apertei com força e elas partiram!

Já li em bastantes sítios que devo adicionar decalcite, mas já adicionei e não vejo melhorias! Alimento-as 2 vezes por semana com cenoura e elas de vez em quando comem artemia congelada!

 

Agradecia que alguém me indicasse o que estou a fazer de errado? Será que a ampulária que não se mexe há 2 dias vai morrer?

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o decalcit não vai fazer com que a ampularia melhore. o decalcit garante a qualidade da concha, e para uma ampularia a concha é importante para a sua sobrevivencia. Com o decalcit estás a fazer prevenção.

 

O estar há dois dias no mesmo sitio, não significa que irá morrer, pode ser que algum peixe (ciclideo?) anda a chatea-la e ela como reacção tem medo de sair da concha, e pode demorar até ganhar coragem para sair da concha. outra questão é o teu aquário ter luz muito fraca e não produz algas suficientes.

 

verifica também os parametros/qualidade da água.

 

também podem ter vindo doentes, infelizmente acontece, não recebem a melhor estadia em algumas lojas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

rodela de courgette ferida, rodela de abobora fervida, rodela de pepino fervido, algas que aparecem no aquario e restos de comida de peixe que ela consiga apanhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Daniel

 

As ampularias são mega resistentes, mas a alimentação como em todos os animais é super importante.

Acho que cenoura de 2 em 2 dias é insuficiente. Foi essa a indicação que recebeste ou o cozinhado foi feito pro ti?

 

Pastilhas de fundo ou como o Quo já disse alguns vegetais completam melhor a alimentação delas.

O facto de estarem paradas não indica estarem mortas, sempre que tenhas essa duvida fica atendo ao comportamento delas e tira mesmo as ampularias do aquario e cheira o animal.

 

Uma ampularia morta no aqua pode ser mto complicado para contaminar a agua.

Procura bem essa 1 que falta.

Fora isso ... controla os parametros do aquario.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda João!

 

Eu retirei a ideia da cenoura de um artigo que li.

Eu só as alimento 2 vezes à semana mas agora vou passar a alimentar todos os dias e com maior variedade, como faço com os outros vivos que possuo!

Encontrar essa ampulária que falta é impossível, pois tenho um tapete de musgo de java de 20cm por 20cm no aquário e ela certamente que está lá por baixo, levantar o tapete iria implicar ter muitos detritos no aquário!

 

Tenho camarões Red Cherrys e guppyes nesse aquário,Há muito mal se não encontrar a ampulária desaparecida?

 

As 2 ampulárias sobreviventes estão num cubo vodafone que está com um termostato, filtro, luz de 12watts, areão preto e musgo de java. Já retirei pedras cobertas de algas de um outro aquário e coloquei-as no cubo vodafone, pode ser que as ampulárias se aimentem dessas algas!

 

abraço,

 

Daniel Miranda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel espero que o post ajude.

como já disseram as ampulárias estarem paradas não siginifica "morte".

a comida é importante para elas, por isso que lhes dás parece ser suficiente se for dado todos os dias.

podes ter algum material a contaminar a água.

existe algum DIY, arranjo que tenhas feito internamente no aquário?

os valores estão todos normais, certo?

quais tens monitorizado?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a ampulária não é grande e tens red cherry que te comem a ampulária caso morra, pouco fica para contaminar a água.

existe algum metal que tenhas posto no aquário?

caido alguma moeda?

os red cherry tem-se mantido?

vês alguma morte nos red's cherry?

eu digo isto pois penso ter sido por causa de um fio de zinco que coloquei dentro do meu aquário, que me morreram quase todos os planorbis, outra justicação?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os red's e os guppyes estão todos vivos!

 

No aquário só coloquei um tronco bem maturado onde juntei as valisneras que tu me vendeste! Se calhar foi da linha de pesca com que atei as valisneras ao tronco?!?!?!?!?

 

 

abraço,

 

Daniel Miranda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação à linha de pesca, se for de nylon não se desfaz na água, por isso não vejo problema.

eu tambem tenho linha de pesca no meu aquário, por isso não sei o que possa ser, sem ser a alimentação(esquisito na mesma).

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é muita teoria da conspiração. A morte é natural em todos os seres vivos. Acontece, não são mecanicos e há vários factores. O que devemos prevenir é que tenham tratamento adequado em alimentação, temperaturas, espaço, litragem, companhias, para prevenir mortes precoces ou doenças. Os guppies não são problema, como é obvio.

 

quanto à ampularia desaparecida, deve estar algures no aquario ou na tua casa, não desaparece por magia, é um animal com concha, se fosse um peixinho tudo bem, acontece e foi comido, mas a ampularia deixa uma concha de recordação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais