Aquario re-estruturado


Pedro_

Recommended Posts

Boa Noite a todos e um feliz natal!

 

 

 

Ora bem como o nome indica, recentemente remodelei o aquário e vendi os seus habitantes pois não tinha o que fazer com eles durante este processo e alguns deles estavam a ficar grandes de mais para o tamanho do aquário, desta maneira de-lhes hipótese de se mudarem para melhor.

 

Em termos de características do aquário:

 

- Aquario: Aquapor 100x30x40, neste momento com o areão e tronco o seu volume deve rondar os 80-90 litros;

- Calha: Das compradas no AKI, pois a que vinha infelizmente só trazia espaço para uma lâmpada, agora tem duas, uma comprada para as plantas(meia azulada) e a outra por enquanto é normal(a que vinha com a calha);

- Neste momento já tem substrato fértil e areão;

- CO2 caseiro.

 

 

Plantas:

- Hydrocotyle Leucocephala

- Anubias barteri v. ‘Nana’

- Anubias barteri v. ‘Round Leaf’ (sem certeza que é esta)

- Ludwigia peruensis

- Musgo de Java

- outra planta que não consigo identificar

 

Invertebrados e Vertebrados:

- 3 Betta Splendens juvenis (da minha criação) só cá estarão até terem idade para serem isolados

- Algum Physias que foram introduzidos sem o querer fazer.

 

 

A ideia neste momento será acabar de plantar e introduzir os peixes.

 

Em termos de parâmetros físico-químicos não faço a mínima ideia de como se está pois não tenho nada para fazer os testes convenientes, Mas meramente a olho dá para ver que o musgo está com um verde bem vistoso embora não esteja a crescer a olhos vivos, a hydrocotyle desde que foi introduzida parece que cresce a olhos vistos tanto em tamanho como nas raízes que se vão formando e a Ludwigia está mais verde que vermelha embora pareça bem vistosa.

 

 

Precisava de dicas vossas sobre que peixes manter neste aquário, portanto que venham ideias tendo em conta o seguinte:

- Não quero Guppys, Molys, platies ou espadas;

- Quero peixes pequenos que possam ser mantidos em estado adulto sem que o aquário pareça muito pequeno;

- Já tive um Pleco que ficou mesmo muito grande e que tinha o terrível habito de levantar o areão todo o que deixava o aquário uma bagunça, por isso está fora de questão;

- Eventualmente gostava de ter Ciclideos do lago Malawi mas isso pelo que consta implicava não ter a maior parte das plantas que queria, portanto embora gostasse está posto de parte;

- Gostava de peixes de cardume ou pelo menos sociaveis entre si;

- Em suma queria peixes de pequeno porte, bonitos (embora seja algo relativo) e interessantes de manter.

 

 

Portanto venham daí as ideias ;)

 

Desde já um grande obrigado.

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves ter antes demais o aquario ciclado, de preferencia colocar bacterias em frasco e bem oxigenado (água a cair em cascata e filtro com volume e com o minimo de 4x o volume de água).

 

Depois disso, a minha sugestão para o teu aquário:

 

peixes:

10 x Melanotaenia preacox (arco-íris anão /néon) - cardume (5 m + 5 f ou apenas 10 machos)

02 x Mikrogeophagus Altispinosus (Ciclideo Anão Altispinosa) - casal de ciclideos

02 x Ancistrus cirrhosus (ancistrus) - comedor de algas

05 x Corydoras aeneus (cory bronze) - limpa-fundos

05 x Pangio Kuhli (cobrinha) - ofídeo / limpa-fundos

 

moluscos (comedores de algas/detritivoros):

02 x Pomacea Bridgesii (Ampulária Dourada)

05 x Vittina semiconica (Neritina sp "Onion" / Cebola)

05 x Clithon corona (clithon "Ouriço")

02 x Tylomelania sp. Poso "Yellow"

 

para mim com isto, com um aquario bem arranjado fica um aqua muito interessante se tiveres jeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves ter antes demais o aquario ciclado, de preferencia colocar bacterias em frasco e bem oxigenado (água a cair em cascata e filtro com volume e com o minimo de 4x o volume de água).

 

Depois disso, a minha sugestão para o teu aquário:

 

peixes:

10 x Melanotaenia preacox (arco-íris anão /néon) - cardume (5 m + 5 f ou apenas 10 machos)

02 x Mikrogeophagus Altispinosus (Ciclideo Anão Altispinosa) - casal de ciclideos

02 x Ancistrus cirrhosus (ancistrus) - comedor de algas

05 x Corydoras aeneus (cory bronze) - limpa-fundos

05 x Pangio Kuhli (cobrinha) - ofídeo / limpa-fundos

 

moluscos (comedores de algas/detritivoros):

02 x Pomacea Bridgesii (Ampulária Dourada)

05 x Vittina semiconica (Neritina sp "Onion" / Cebola)

05 x Clithon corona (clithon "Ouriço")

02 x Tylomelania sp. Poso "Yellow"

 

para mim com isto, com um aquario bem arranjado fica um aqua muito interessante se tiveres jeito.

 

Esqueci-me completamente do filtro, tenho um filtro externo da Tetra, Tetratec EX600 (que supostamente é o ideal para aquários de 60 aos 120L). E o aquário está a funcionar há perto de 2 meses.

 

Qual a diferença entre ter um casal de Mikrogeophagus Altispinosus ou de Ramirezi?

 

Muitos dos peixes aconselhados ficam bastante grandes, já tive experiência com Ancistrus e achei que ficavam grandes e a noite por vezes desenterravam algumas plantas. Já estava a pensar em corrys, mas se calhar das pigmeus para poder ter um número maior. Os invertebrados que aconselhas são todos deveras muito interessantes devem é ser difíceis de arranjar eheheh.

 

Muito obrigado pelas ideias e pelo comentário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença é que os Mikrogeophagus Altispinosa tem aspecto mais parecido com os geophagus sp. que são muito elegantes/exoticos, logo fazem juz ao nome mikroGEOPHAGUS. A probabilidade de teres um Altispinosa com aspecto natural é muito mais alta que com um M. Ramirezi. Logo podes apressiar mais a beleza do peixe e a sua variação de cores, algo que dificilmente consegues com selecções artificiais. é também ligeiramente mais robusto que o Ramirezi.

 

Todos os peixes que disse são de pequeno porte.

 

Quanto aos ancistrus há uns que crescem alguma coisa e outros não. Não estarás a confundir um ancistrus com um pleco? é que vejo muito novatos a fazer confusão. E, digo-te quem me dera que os meus ancistrus ficassem grandes... Uns 20 cm, não me importava! tenho um que veio grande, e passado um ano, não cresceu rigorosamente NADA. Tem uns 10 cm, o que é pequeno.

 

no entanto, li que estas a fazer um plantado, com substrato fertil e areão, o que inviabiliza muita da fauna que te disse, quer em termos de bem-estar animal, não gostam dessas condições, quer que te podem dar chatisses. Isto é corys, altispinosa, ancistrus e até kuhli podem não ser o ideal para esse aquário. O ancistrus realmente quando agita o rabo levanta tudo. mas é a tal coisa, eu tenho plantas e tenho a fauna que quero. Depende do que queres para o teu aquario.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença é que os Mikrogeophagus Altispinosa tem aspecto mais parecido com os geophagus sp. que são muito elegantes, logo fazem juz ao nome mikroGEOPHAGUS. A probabilidade de teres um Altispinosa com aspecto natural é muito mais alta que com um M. Ramirezi. Logo podes apressiar mais a beleza do peixe e a sua variação de cores, algo que dificilmente consegues com selecções artificiais. é também ligeiramente mais robusto que o Ramirezi.

 

Todos os peixes que disse são de pequeno porte.

 

Quanto aos ancistrus há uns que crescem alguma coisa e outros não. Não estarás a confundir um ancistrus com um pleco? é que vejo muito novatos a fazer confusão. E, digo-te quem me dera que os meus ancistrus ficassem grandes... Uns 20 cm, não me importava! tenho um que veio grande, e passado um ano, não cresceu rigorosamente NADA.

 

 

Não, tinha um pleco que estavam com mais de 20cm e tinha 2 ancistros, macho e fêmea presumo eu visto que um tinha as protuberâncias na boca e o outro não, tinham uns 10-15cm.

 

Obrigado pela explicação sobre os geophagus, não fazia a mínima ideia :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.