Duvida sobre Iluminação


Neckes

Recommended Posts

Boas pessoal! Antes de mais quero desejar a todo o ppl do fórum boas festas!

 

Então cá vai a minha duvida! Eu tenho 1 aquário de 126L e estou a fazer um novo setup. A minha ideia era fazer um plantado e andei a ler e pesquisar sobre iluminação que deveria utilizar. Sequindo a regra do 0,5-1 w/L eu ia precisar de 60-120 w mais coisa menos coisa certo? OK!

 

O problema e' que a calha que tenho leva duas lâmpadas fluorescentes(T8 penso) de 60cm, e eu andei a procura e tal mas n encontro lâmpadas deste "modelo" com potencias tão elevadas. Penso que o standard para 60cm seja 18w... Onde posso encontrar lâmpadas de maior potencia?(se e' que existem...)

 

Segundo o site da tropica as plantas que pensava utilizar(Anubias; Cryptocoryne; Vallisneria; etc.) são de fácil tratamento. Será mesmo essencial mudar de calha? É que o financiamento para aquariofilia é mto baixo...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens 36w, certo?

As lampadas t8 são standard, para 59cm só existe a potencia de 18w.

 

Teres um plantado com essa iluminação está quase fora de questão, o que tu queres dizer é que queres ter um aquario com algumas plantas, são coisas distintas.

como não queres gastar muito dinheiro sugiro então que optes por um aquario low tech, vai a essa area e ve o que se faz e retira ideias.

Ainda assim o ideal era teres mais uns watts,podias por exemplo trocar as t8 por t5 l8. Ficavas então com 2 lampadas de 28w = 56w.

Aproveita para fazer essa troca quando procederes á troca de lampadas (que deve ser feita de 9 em 9 meses), o que tens que adquirir adicionalmente é um balastro (electronico) de 28wx2 t5 e os suportes (fica +- a 20eur). A distancia dos encaixes é a mesma, só tens que trocar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tive a mesma duvida que tu. Mas cada aquario é um aquario.

Tempo de iluminação, quantidade e tipo de plantas, C02, fertilização, são tudo variáveis e que em quase nenhum aquario são iguais, e por isso o que funciona comigo pode não funcionar contigo.

 

O meu é um comunitário na maior parte com barbos tem cerca de 20 plantas 100x40x50 = 200lts brutos e comprei uma calha de 4xT5 39W

 

No inicio tinha as 4 lampadas 7h ligadas e estava a notar que algumas plantas estavam a ganhar alga castanha na folha.

Reduzi a luz para 2x 39W 1 lamp para flora e outra normal e mantenho as 7h e nos ultimos 2 meses tem estado impecavel! Folhas verdinhas, sem algas e a crescerem bastante! Tenho C02 JBL com valvula solenoide.

 

Agora se o teu objectivo é mm um plantado carregado de plantas é capaz de fazer falta mais luz, no meu caso estou com 2 lampadas a mais na calha... Não quis arriscar comprar a calha de 2 lampadas e depois necessitar de comprar 1 de 4.

 

Boa sorte ;)

Editado por leonix00
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, já entendi que com esta calha não posso encher o aquário de plantas e musgos...

 

Agora estou a pensar abandonar o projecto do plantado e montar apenas um comunitário só com kk coisinha la dentro. Vou ver se arranjo + hardscape e criar um novo layout em que o cinzento da pedra vai substituir o verde das plantas... Estilo floresta urbana talvez.

 

Sendo assim deixo aqui o meu agradecimento pelos vossos posts!

 

Se tiverem mais comentários/sugestões podem postar que eu vou continuar atento. Apesar de tudo custa-me abandonar a ideia do plantado...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.