5 guppys mortos durante a noite


Thomas

Recommended Posts

Preciso urgentemente de ajuda! Hoje de manhã acordei e tinha o cimo do aquário com uma espécie de espuma... corri para ver e deparei-me com 5 guppys e um limpa-vidros mortos. Tenho ainda em mau estado duas molys, um tetra e outra guppy(esta pariu aprox. 35 alvins á pouco tempo). Limpei o aquário (o que me custou quase uma manhã no trabalho) mudando cerca de 80% da água... mas contiu a criar uma espécie de bolhinhas de oxigénio em todo o aqua. Não sei o que fazer. espero que me possa ajudar a salvar a minha comunidade é que ainda tenho, além dos referidos, 3 tetras, 5 neons, uma coridora, um machado e 14 alvins para safar. Estou com enorme receio de perder o resto da comunidade.

Acrescento ainda que há 2 dias tentei dividir o aquário com uma rede mosquiteira (antes lavada com água corrente) para aumentar o habitat dos alvins, como antes já tinha lido algures neste forum.. PRECISO MESMO MUITO DE AJUDA!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SETUP??? sorry mas sou muito pouco maduro na matéria... referes-te a quê mais precisamente... a fotos do meu aquário?? talvez seja tarde tambem pq, como tinha referido já o limpei, e estou a aguardar os resultados... se voltar a fazer o mesmo poderei então tirar fotos e enviar... Obrigadíssimo na mesma...

Adianto tambem que acho fascinante como é que neste forum, de uma matéria tão específica, conseguimos obter respostas / ajuda tão rápidamente.. e com isso não nos sentimos sózinhos nestas matérias... é que vivo numa localidade com poucos aficionados... :shock: OBRIGADÍSSIMO A TODOS!!! espero novas respostas ao meu problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então aqui vai:

60 x 40 x30

com cascalho grosso no fundo, um filtro de fundo e um biológico com carvão activo. uma concha de búzio real, 3 plactas de plástico e uma natural (não sei o nome). Uma rocha de ornamentação artifícial e uma maternidade. Tinha a rede mosquiteira a separar mas já a tirei. Tenho tambem ligado ao fundo uma ligação de ar através da mesma bomba para melhor oxigenação do fundo.

Só faço testes ao PH 7 - 7.5 como me aconcelharam para início.

Uso ainda estabelizador de PH e Oxigenador.

Mas continuo a achar que poderá ser da rede mosquiteira conter algum elemento químico que em contacto com os anteriores poderá ter causado tal desastre, pois tudo corria excelentemente bem até essa má experiência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece-me que funcionou, talvez ainda vá perder um tetra, mas a molly está a arribar.. acham que o devo sacrificar já antes que contagie o resto da comunidade...??

de qualquer forma podem-me dizer o que se passou..? é que continuo sem saber o que causou o problemas.. seria mesmo a rede musquiteira, alguma bactéria.. é que tenho o aquário há 3 meses e tudo corria normal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poucas plantas naturais e excesso de população, logo o ciclo do azoto não foi concluído com exito o que matou os peixes foi o execesso de amónia no aqua. Tenta pôr mais plantas naturais para elas consumirem esses nutrientes e para que o ciclo termine com exito. Para mim foi essa a causa das mortes repentinas. Mas para saberes ao certo tens que ter os testes de amoniaco, nitritos e logo vês os resultados (que devem ser bastante altos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto não tens plantas naturais, tenta efectuar tpa´s diárias de apenas 10% e quanto ao possivel contagio isso não acontece. Compra bacterias próprias numa loja de aquariofilia e adiciona cada vez que efectuares os tpa´s. Não te esqueças do anticloro que deve ser adicionado antes da agua entrar no aqua.

Boa sorte e não desanimes pois todos já passamos por experiencias parecidas.

Cump...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos.. é difícil desanimar com tanta informação que me forneçem. Acho que têm razão quanto ao excesso de população e quanto ás plantas.. Fiz mesmo agora teste aos nitritos mas até estão normais.. (teste de cores) mas quanto ao amoniaco não sei... O PH ainda está bastante alcalino mas dá pra controlar...Em relação ao cloro sei que a água da minha zona tem bastante e tambem pode ser uma causa... Em relação á divisória em rede mosquiteira acham que não foi problema??? tenho receio de tentar outra vez, apesar de continuar a achar boa ideia para a criação dos alvins. Mais uma vez Obrigado a todos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe no mercado um acessório normalmente chamada criadeira, constituída por rede fina e uma pequena estrutura que deixa passar a água e que pode ser utiizada para colocar a salvo os alevins.

 

Penso que seria preferível à tal rede mosquiteira mas...

 

O seu preço deve rondar os 2 a 3€.

 

Comprar plantas naturais como musgo de java e um tronco natural, mesmo pequeno, deveria ser o próximo passo.

 

Boa sorte com os "pequenotes"

Cumprimentos,

 

Sérgio Costa

 

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais