MUDANÇA DE ÁGUA


Recommended Posts

Montei o meu pequenino (110 Litros) aquário faz quinze dias.

está a ciclar, só tem rocha viva e morta e alguns brindes que vinham com a rocha. A temperatura está entre os 14º - 15º. Testes ainda estou à espera deles para fazer à água. A luz continua fechada pelo menos mais quinze dias.

A minha duvida é se passados este quinze dias tenho que fazer TPA ou se só ao fim de UM MÊS mudo 50% da água.

 

UM ABRAÇO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Primeiro que tudo, liga aquecimento até teres a àgua a 25º. Não faças amanhã. Era ontem. Começar as Tpa`s já, vai ajudar a exportar nutrientes que se vão acumulando. Logo, se começares já com elas, vais estar a "ajudar" o ciclo do aquário.

Abraço,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Eu faria 20% por semana, durante cerca de mês e meio. Assim, na segunda Tpa estarás a mudar 20% de 80 do volume, na terceira, 20% de 60 do volume, e assim, subsequentemente, até que terás toda a àgua inicial do aquário mudada. Logo, os níveis de nutrientes vão baixando gradualmente. Há quem aconselhe 3 ou 4 mudanças totais, mas não concordo, devido ao choque de parâmetros. Após este tempo, 10% semanais serão suficientes para começares a introduzir vida no aquário, sem grandes preocupações.

Abraço,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Eu faria 20% por semana, durante cerca de mês e meio. Assim, na segunda Tpa estarás a mudar 20% de 80 do volume, na terceira, 20% de 60 do volume, e assim, subsequentemente, até que terás toda a àgua inicial do aquário mudada. Logo, os níveis de nutrientes vão baixando gradualmente. Há quem aconselhe 3 ou 4 mudanças totais, mas não concordo, devido ao choque de parâmetros. Após este tempo, 10% semanais serão suficientes para começares a introduzir vida no aquário, sem grandes preocupações.

Abraço,

Paulo

 

 

obrigado pelo conselho

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais