Questão sobre calha de 30w pa um aqua de 200l


Recommended Posts

Nop 30W para 200L. Também depende do que queres fazer mas se quizeres ter plantas digote que com 30W é quase impossivel. Para teres um bom plantado precisas de 1W por litro no teu caso 200W isto se quizeres fazer um plantado caso não querias acho que com 60-80 W ficas bem servido mas 30W acho mesmo muito pouco.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de_manic tás bastante baralhado :(

Zé que medidas tem o teu aqua (100*40*50) se fore existem calhas com 1 metro com 200W. Se fosse assim como o de_manic diz tinhamos que ter muitas calhas.... :lol:

Vai a uma boa loja de aquariofilia e pergunta que eles ajundam-te ou então fala com o Ramirezi

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranja uma calha com compactas fluorescentes com por exemplo,

4*55W e ficas bem servido. Para quem tem pouco espaço no aquário para iluminação esta é a melhor solução. Estas lampadas têm 55cm de comprimento e consegues facilmente coloca-las num aqua de 1 metro:

 

numa configuração deste tipo! (os tráços "---" representam a lampada; os traços "|" representam o casquilho.)

 

|----------

----------|

|----------

----------|

 

espero ter ajudado.

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Tenho andando a tentar aumentar a iluminação do aquário de 60cm.

Parece-me que realmente 15W/60lt está muito fraco para ter plantas em condições, dai que esta manhã meti mãos à obra para ver se conseguia resolver a coisa... isto depois de uma noite "mal dormida" a pensar no caso.

Tenho uma calha Starpor 60cm (equipada com uma lampada Syvania Aquastar 15W - 10000K). A ideia inicial era meter uma segunda lampada para evitar troca de calha (infelizmente é daqueles kits e faz parte da tampa...)

Depois de umas voltas acabei por fazer duas alterações, primeito desmonti a calhar e forrei o interior com papel de aluminio (como reflector) e de seguinda montei um casquilho com uma lâmpada economizadora de 11W (60W).

 

A minha preocupação é o calor que se possa gerar dentro da calha com a lampada adicional, embora para já ao fim de 2 horas de funcionamento me pareça que não há grande problema.

 

Alguém experimentou algo deste tipo? Houve algum problema com o tempo?

 

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, vejo que estão a ser dadas muitas sugestões sem antes saber a finalidade, estando a partir apenas do pressuposto de que ela vai ser necessária. Como foi dito isso só acontece se se destinar a um plantado e de plantas muito exigentes, por isso convem primeiro saber o que se quer fazer e só depois definir o equipamento necessário, caso contrário podemos correr o risco de fazer avultados investimentos absolutamente descabidos. Por exemplo, se quisermos um aquário de ciclideos africanos mesmo com algumas plantas, acho que até os 30w são suficientes. Não te precipites e esclarece bem o que queres fazer. Espero te ajudado.

cumps,

sandro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

porque não vais para o DIY?? e fazes tu mesmo a tua calha, ora bem se for de 100x30x40 se comprares aquelas placas de mdf que têm 1,20 metros é so comprares 2,3 ou 4 caixilhos de lampadas e tas la!!!!! sai relativamente barato, divertes-te e tens algo construido por ti.

 

Existem diversos DIY aqui no forum se quiseres avisa e explico-te como fiz o meu, so ainda não coloquei o DIY por falta de tempo e agora com exames vai ser dificil, mas o Hotroder (não sei se é bem assim), colocou um muito parecido com o meu. Jà sabes qualquer coisa MP

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.