Zé Leitão Publicado Janeiro 13, 2005 Publicado Janeiro 13, 2005 Boas Não percebo muito electricidade e gostava de saber se esta calha de 30W da Starpor é boa para um aqua de 200l? Abraços Layton Citar
Zé Leitão Publicado: Janeiro 13, 2005 Autor Publicado: Janeiro 13, 2005 Desculpem, a calha tem 1m. Podem ver aqui: http://www.aquapor.pt/starpor.htm Citar
André Filipe Publicado: Janeiro 13, 2005 Publicado: Janeiro 13, 2005 Nop 30W para 200L. Também depende do que queres fazer mas se quizeres ter plantas digote que com 30W é quase impossivel. Para teres um bom plantado precisas de 1W por litro no teu caso 200W isto se quizeres fazer um plantado caso não querias acho que com 60-80 W ficas bem servido mas 30W acho mesmo muito pouco. Citar Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN
Zé Leitão Publicado: Janeiro 13, 2005 Autor Publicado: Janeiro 13, 2005 Obrigado pela ajuda, fiquei esclarecido, já agora sabes quanto é que fica uma calha de 200W? Citar
de_manic Publicado: Janeiro 13, 2005 Publicado: Janeiro 13, 2005 As calhas com lâmpadas de 30W normalmente são para aquários de 1 metro. Para ficares com 200W tens que somar 30 + 30 + ... = 200 Citar
André Filipe Publicado: Janeiro 13, 2005 Publicado: Janeiro 13, 2005 de_manic tás bastante baralhado Zé que medidas tem o teu aqua (100*40*50) se fore existem calhas com 1 metro com 200W. Se fosse assim como o de_manic diz tinhamos que ter muitas calhas.... Vai a uma boa loja de aquariofilia e pergunta que eles ajundam-te ou então fala com o Ramirezi Citar Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN
de_manic Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 kostandre na minha opinião tu é que tás bastante baralhado. Para mim calhas e lâmpadas são coisas diferentes. Uma calha pode ter várias lâmpadas, mas também posso tar enganado. Citar
jalves Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 Arranja uma calha com compactas fluorescentes com por exemplo, 4*55W e ficas bem servido. Para quem tem pouco espaço no aquário para iluminação esta é a melhor solução. Estas lampadas têm 55cm de comprimento e consegues facilmente coloca-las num aqua de 1 metro: numa configuração deste tipo! (os tráços "---" representam a lampada; os traços "|" representam o casquilho.) |---------- ----------| |---------- ----------| espero ter ajudado. Citar Cpmts, João
jalves Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 hum.... parece que o desenho não ficou com os espaços..... não era bem aquilo... a 2ª e a 4ª lampada estão mais à frente! ou seja, são duas lampadas por cada metade do aquário.... Citar Cpmts, João
avilandia Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 Olá a todos, Tenho andando a tentar aumentar a iluminação do aquário de 60cm. Parece-me que realmente 15W/60lt está muito fraco para ter plantas em condições, dai que esta manhã meti mãos à obra para ver se conseguia resolver a coisa... isto depois de uma noite "mal dormida" a pensar no caso. Tenho uma calha Starpor 60cm (equipada com uma lampada Syvania Aquastar 15W - 10000K). A ideia inicial era meter uma segunda lampada para evitar troca de calha (infelizmente é daqueles kits e faz parte da tampa...) Depois de umas voltas acabei por fazer duas alterações, primeito desmonti a calhar e forrei o interior com papel de aluminio (como reflector) e de seguinda montei um casquilho com uma lâmpada economizadora de 11W (60W). A minha preocupação é o calor que se possa gerar dentro da calha com a lampada adicional, embora para já ao fim de 2 horas de funcionamento me pareça que não há grande problema. Alguém experimentou algo deste tipo? Houve algum problema com o tempo? Ricardo M. Citar Ricardo M. Pereira
sandro Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 Olá, vejo que estão a ser dadas muitas sugestões sem antes saber a finalidade, estando a partir apenas do pressuposto de que ela vai ser necessária. Como foi dito isso só acontece se se destinar a um plantado e de plantas muito exigentes, por isso convem primeiro saber o que se quer fazer e só depois definir o equipamento necessário, caso contrário podemos correr o risco de fazer avultados investimentos absolutamente descabidos. Por exemplo, se quisermos um aquário de ciclideos africanos mesmo com algumas plantas, acho que até os 30w são suficientes. Não te precipites e esclarece bem o que queres fazer. Espero te ajudado. cumps, sandro Citar
bigode Publicado: Janeiro 15, 2005 Publicado: Janeiro 15, 2005 Boas, porque não vais para o DIY?? e fazes tu mesmo a tua calha, ora bem se for de 100x30x40 se comprares aquelas placas de mdf que têm 1,20 metros é so comprares 2,3 ou 4 caixilhos de lampadas e tas la!!!!! sai relativamente barato, divertes-te e tens algo construido por ti. Existem diversos DIY aqui no forum se quiseres avisa e explico-te como fiz o meu, so ainda não coloquei o DIY por falta de tempo e agora com exames vai ser dificil, mas o Hotroder (não sei se é bem assim), colocou um muito parecido com o meu. Jà sabes qualquer coisa MP Citar APC #173
Recommended Posts