As desgraças e as coisas boas do meu lowtech


majo

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Seis meses de experiências e tentativas em low-tech em jeito de balanço..

 

Em Junho decidi experimentar fertilizar o mínimo, reduzir a luz, alimentar abundantemente, tpas de 15 em 15 dias.

 

Redução da luz: Coloquei plantas flutuantes. Pístias e lemna. Tiraram luz às plantas e elas não gostaram. Os caules, junto do chão deixaram de ter folhas, ficaram carecas e as folhas só cresciam mais acima. Os nitratos não baixaram nunca. Retirei as flutuantes. Deixei apenas uns exemplares só para as ter se precisar.

 

Fertilizar o mínimo: Não resultou. As plantas ressentiram-se imenso e ficaram magrinhas. Aliado à falta de luz, por pouco não morriam todas. Estou a voltar à fertilização liquida e pastilhas na raíz. Muito devagarinho e em quantidades muito pequenas. Continuo a não ter CO2. Tenho algas que parecem fios de seda a flutuar na coluna de água. As plantas que cortei para replantar rebentavam novamente, o rebento crescia bem, mas a parte velha ficava cheia de ….preto, pareciam algas, não sei o que era. Retirei todas nessa situação. Deixei ficar apenas as que não apresentavam esse preto.

 

Alimentação abundante: Resultou e não resultou…. Os filtros precisam de ser limpos de 2 em 2 meses e ficam imundos de jordice. Os peixes estão enormes e reproduzem-se indecentemente e não sei o que lhes fazer (uma chatice). O excesso não se transformou em matéria orgânica. Estava todinho nos filtros!

 

Tpas: Foi positivo tê-las feito. (+/- 15 a 20%), 15 em 15 dias.

 

De salientar que as plantas, apesar de tudo ainda se mantêm bastante bem. Sem CO2. Curiosamente, as mais antigas e que nunca tinham saido do sítio desenvolveram-se mais do que as de crescimento rápido. Não percebo porquê.

 

Não tive baixas na fauna. Os peixinhos estão bons e recomendam-se. Cresceram imenso e reproduzem-se demasiado bem.

 

E o que eu quero dizer com tudo isto??? Que na prática, aguentar o aquário nesta modalidade não é assim tão linear como possamos pensar, que é algo para ir conquistando, que as experiências exigem muita atenção para não deitar tudo a perder e que é preciso uma dose muito grande de paciência e de sensatez, porque senão estamos feitos ao bife! Mas desistir é palavra que não existe por aqui.

Espero que a minha experiência possa ser útil a alguém e que possa evitar alguns desgostos.

 

Agora que temos um espaço tão bonito e tão modernaço, bem que o pessoal podia contar as suas experiências. Não acham?

 

Vá lá pessoal, toca a postar em força. Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom relato majo, é assim mesmo...com as vitórias/erros dos outros, nós vamos aprendendo.

 

Assim que tiver tempo, posso também divulgar algumas das minhas experiências...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sinceramente n tenho experiencia nenhuma a nivel de plantados, sempre tive algumas plantas principalmente anubias e valisnerias e fetos de java, de vez enquando e q comprava uma mais gira mas tb n duravam muito cheguei mm a comprar no ikea a q eles la vendem como n eram caras, tb n custava tentar, mas verdade seja dita q solo fertil nunca tive, e repor nutrientes em falta atraves daqueles fertilizantes liquidos so tive uma vez e punha ao calhas, e tb nunca tive testes para esses efeitos, mas isso foi quando nunca percebi-a n q perceba mto agora mas, agora tento entender melhor o q é necessario, e dai agora ir tentar ter um low tech, vai ser algo dispendioso pois falta-me muita coisa a nivel de testes e depois tb de fertilizantes...mas isto e tudo um processo de aprendizagem, de ficar interessado por algo e ir a descoberta para isso

Editado por redeyes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.