Mudança de aquário


Recommended Posts

Boas.

Desde já agradeço toda a ajuda que os membros deste fórum me possam facultar.

Neste momento tenho em casa um aquário comunitário de 140l brutos a funcionar. Agora vou passar para um de 240l brutos, para DISCUS.

Desejava desmontar o de 140l e montar, flora,fauna,areia e o filtro no de 240l.

Sei que o filtro que tenho (Fluval 204, 600L/h , não é suficiente, estou a pensar a aquisição de outro.

Gostava de dicas para que tudo corra bem e sem baixas.

Cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vizinho!

 

Assim de repente, arranjas algo que possas colocar toda a água do aquário de 140Lts. Jerricans por exemplo. Numa caixa de plástico, tipo tuperware, colocas os peixes, o termostato e o filtro a funcionar. Como se de um pequeno aquário se tratasse. Assim não te tens de preocupar com a colónia de bactérias que está dentro do filtro, nem com possíveis baixas na fauna.

 

Colocas o aquário novo no sítio, despejas lá para dentro o areão e/ou substrato, pedras, decorações e flora, excepto as rochas vulcânicas. Colocas metade da água que tens nos jerricans, rectificas o layout se houver necessidade disso, metes 50 Lts de água nova, metes a restante água dos jerricans e colocas o filtro e o termostato. Este último convém ser de 250 ou 300Watts. Se adquirires mais um de 150Watts, e juntando ao que tens, ficas com 300Watts no total. Atesta com água nova até ficar ao nível pretentido. Finalmente colocas os peixes, fazendo uma ambientação.

 

Procedendo deste modo, é como se fizesses uma TPA generosa, e acredita que nem flora nem fauna se vão ressentir. Apenas vão achar estranho o "alargamento" das instalações.

 

Uma ou duas semanas depois podes começar a colocar as tais "solhas". Convém é verificar se os parâmetros da água são as ideias para esse tipo de peixes!

 

Quanto à questão do segundo filtro, quanto mais cedo o colocares a funcionar melhor.

 

Caso necessites de ajuda, sabes como me contactar. É uma questão de se combinar.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Muito obrigado, pela informação. Era +/- isto que tencionava fazer,antes de colocar o tópico tinha efetuado uma pesquisa e o pouco que encontrei era neste sentido. Espero não me esquecer de colocar o filtro a trabalhar no jerrican, se ficasse parado +/- quanto tempo as bactérias se aguentam vivas.

Agradecia a ajuda mas a desmontagem e montagem será na segunda ou terça e creio que estarás a trabalhar. Se quiseres passar cá por casa no fim do dia estás a vontade, posso-te depois confirmar o dia certo.

Cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Segunda ou terça feira posso dar uma ajuda depois da "hora de trabalho". Dá o recado à tua esposa, de maneira a que ela me diga de manhã, de modo a que eu possa conbinar com a minha Maria. Basta combinar.

As bactérias aguentam sem circulação julgo que umas boas horas. Já tive com falta de energia eléctrica cerca de 18 horas seguidas, disjuntor que disparou logo de manhã e só foi religado ao fim da noite, e os filtros que não tinham UPS ainda tinham a colónia de bactérias em condições. De qualquer modo não convém abusar! Quanto mais rápido melhor.

Uma coisa que me lembrei agora! A água nova que vais colocar, os cerca de 100Lts em falta, podes pré aquecer, de modo a que o choque térmico seja menor.

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite,

 

desde já obrigad pela ajuda pois também estou a pensar em mudar de aquario. De qualquer modo houve uma coisa que me intrigou. porque não se deve colocar a rocha vulcânica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

No caso especifico, o vale vai colocar "solhas" no aquário. Peixes de "grande porte" não se dão muito bem com rochas vulcânicas. Podem ter arestas que ferem se os peixes se lembrarem de andar a raspar nelas, ou nas correrias do dia a dia.

 

Além disso deu uma vista de olhos ao aquário que ele tinha cheio na altura, sim porque agora está vazio, e tanto a flora como a fauna não combinavam bem com as rochas vulcânicas.

 

O aqua novo, como está agora, fica bem melhor sem as rochas vulcânicas. Já o vi ao vivo,e agora é só esperar que o coloque umas fotos do novo aquário.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.