Escalar com sangue por dentro das narinas.


paulosaints

Recommended Posts

Boas! Tenho um escalar com o que parece ser sangue por dentro das narinas, ou uma inflamação vermelha. Tenho andado pela net a procurar algo sobre isto, mas não descobri nenhum relator deste tipo de situação.

 

Tenho mais peixes no aquario e com esses está tudo bem.

 

Alguém conhece isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto era o melhor...

Mas à falta do melhor... uma descrição do que chamas narinas.....

 

Tanto quanto sei o escalar não tem nariz, logo, ou te referes a algo por cima da boca, ou à função por ex. às gelras....

 

PauloA :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ando destreinado do fórum :)

Aqui vão umas fotos tiradas á pouco:

 

escalar6.jpg

escalar5.jpg

escalar4.jpg

escalar3.jpg

escalar2.jpg

escalar1.jpg

 

Isto é ataque bacteriano, mas não tou a ter sucesso com o eSHa2000. Queria saber se alguém já passou por isto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto era o melhor...

Mas à falta do melhor... uma descrição do que chamas narinas.....

 

Tanto quanto sei o escalar não tem nariz, logo, ou te referes a algo por cima da boca, ou à função por ex. às gelras....

 

PauloA :)

 

Boas,

 

Efectivamente não têm nariz mas têm narinas (uma em cada face).

 

Parece-me que esse peixe se magoou a comer / morder alguma coisa. O que lhes dás de alimentação? Está assim há quanto tempo?

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Visto que não se feriu e que já outro escalar apresenta os mesmos sinais, parece-me ser o início de um ataque bacteriano muito provavelmente motivado por má qualidade da água. Na minha opinião deves medir os parâmetros a assegurares-te que tens NH4=0, NO2=0 e NO3<20 mg/l. Tendo os parâmetros controlados deves aumentar a temperatura do aqua para os 28º, gradualmente, isto é, aumentar 1º por dia. Esperas cerca de 5 dias a partir do momento que tens os 28º estabilizados. Se os sintomas persistirem ou até agravarem, o melhor é isolares os peixes afectados para um aqua hospital, com 28º / 29º e adicionares uma colher de sopa de sal por cada 10l de água e TPA de 40% por dia. Esperas mais cinco dias e vês a evolução.

 

Isto é o que eu faria para tentar solucionar o problema e sem recorrer de início a medicamentos.

 

Boa sorte! ;)

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais