Projecto: Aquario Plantado - Renovação


KinGz

Recommended Posts

Decidi colocar aqui a imagem actualizada do progresso

 

- Tapete Growing!

 

imag0062u.jpg

 

 

Boas,

 

:arrow: Há cerca de 7 anos que tenho aquário no quarto mas sinto que nunca lhe dei a devida atenção e vejo fotos tão cativantes de vários aquários e sinto pena de realmente não investir numa peça decorativa que afinal até tem dado alguma vida ao meu quarto. O que procuro agora fazer é transforma-lo num Aquário plantado onde possa alojar só 2 Discus garantindo que todos os pormenores incluindo os níveis de ph, gh, amónia, NO4, PO4, entre outros se mantenham estáveis.

 

:arrow: Gostava que me dessem conselhos para fazer esta mudança no meu aquário: o que usar? o que comprar? o que devo mudar? sugestões de plantas? iluminação? Estou mesmo aberto a todas as sugestões, qualquer ajuda é preciosa. Eu ando a pesquisar mas não consigo encontrar um tutorial (Aquário Plantado) bem estruturado, o que encontrei foi tudo muito disperso por isso é que estou a postar aqui. Já tenho algumas noções no ambito da aquariofilia, portanto qualquer informação mais detalhada era optimo. Quero mesmo aprender com os mais experientes e tornar o meu aqua numa obra de arte :naughty: .

 

:arrow: Composição:

 

- Dimensões do aquário:

 

Comprimento: 80 cm

Altura: 38 cm

Largura: 30 cm

 

 

- Plantas: 4 espécies diferentes (não sei o nome ao certo, mas até agora têm-se desenvolvido muito bem no actual aquário comunitário)

 

- Termostato: Aquapur simples (aqueles verdes simples)

 

- Filtro: Filtro externo Hydor (actualmente com pouco material de filtro) Já agora gostava de saber qual é o material de filtro mais adequado para um aqua plantado com a dimensões já referidas.

 

- Luz: Calha Aquapur simples

 

- Bomba: Bomba de ar simples com só uma ligação

 

- Areão: Areão regular (rio acho eu)

 

- Outros: 2 Troncos

 

- Imagem do Aqua antes de ser renovado:

 

08112010180.jpg

 

:excl:Qualquer ajuda é mesmo preciosa :excl:

Editado por KinGz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a e bem-vindo ao fórum

De discos não percebo nada, mas posso alertar-te para alguns factores e um deles é de facto a qualidade da água. E para isso importa saber se o filtro que tens permite uma boa circulação de água, de forma a garantires a qualidade da mesma.

 

Esse Hydor faz quantos litros por hora? É o PRIME 10? Penso que faz 300 L/H, não sei se para os discos será suficiente, espera por mais opiniões.

 

O aquário actualmente tem peixes?

 

Se sim, deverás verificar compatibilidades com os discos.

 

Se não, melhor ainda.

 

Plantado. Antes de ires para as plantas vê o que consegues colocar dentro do aquário ao nível de iluminação, seguindo a dica de 1 litro de água para 1 watt (ou muito perto disso), assim terás a certeza que não terás problemas ao nível da iluminação.

 

Talvez 2x39w com lâmpadas T5, acho que dá um rácio de 0,79 por litro.

 

Fertilização e CO2 será recomendável, se não obrigatório, se fores para plantas de media/grande exigência.

 

Plantas? Visita o site da Trópica.com

 

Não desmanchas o aquário todo? Considera colocar bolas fertilizantes, junto às raízes das plantas.

 

Espero ter ajudado e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a e bem-vindo ao fórum

De discos não percebo nada, mas posso alertar-te para alguns factores e um deles é de facto a qualidade da água. E para isso importa saber se o filtro que tens permite uma boa circulação de água, de forma a garantires a qualidade da mesma.

 

(2) Esse Hydor faz quantos litros por hora? É o PRIME 10? Penso que faz 300 L/H, não sei se para os discos será suficiente, espera por mais opiniões.

 

(1) O aquário actualmente tem peixes?

 

Se sim, deverás verificar compatibilidades com os discos.

 

Se não, melhor ainda.

 

Plantado. Antes de ires para as plantas vê o que consegues colocar dentro do aquário ao nível de iluminação, seguindo a dica de 1 litro de água para 1 watt (ou muito perto disso), assim terás a certeza que não terás problemas ao nível da iluminação.

 

(5) Talvez 2x39w com lâmpadas T5, acho que dá um rácio de 0,79 por litro.

 

(3) Fertilização e CO2 será recomendável, se não obrigatório, se fores para plantas de media/grande exigência.

 

Plantas? Visita o site da Trópica.com

 

(4) Não desmanchas o aquário todo? Considera colocar bolas fertilizantes, junto às raízes das plantas.

 

Espero ter ajudado e boa sorte.

 

:arrow:(1) De momento não tenho peixes no Aquário...tinha um escalar de 7 anos (mesma idade que eu tenho o aquário) lindíssimo com um comprimento entre a barbatana dorsal superior e inferior de cerca de 20 cm que entretanto morreu à cerca de 3 dias e que me motivou a fazer esta mudança em sua honra :)...velhice acho eu embora eu tenha lido que a esperança média de vida de um escalar é de 10 anos...sempre foi um comilão mas isso são todos não é xD mas enfim um bom companheiro das minhas horas de estudo :coffee: no quarto que partiu yikes

 

:arrow:(2) Sim é o PRIME 10 e segundo o fabricante faz 300L por hora, meti no Google ''Discus Filtragem'' mas não consegui encontrar informação técnica que me diga o quanto necessário, encontrei sim posts e comentários a dizer que é de facto precisa uma boa filtragem. E fazendo as contas, o meu aquário tem +- 90 dm³, o filtro faz 300 dm³ por hora, portanto tem uma renovação de 333% a cada hora o que não sei se será suficiente.

 

:arrow:(3) Relativamente à Fertilização e CO2 já investiguei vários produtos, o Elos Bottom Mineral, Sera Floredepot e JBL Aquabasis Plus como hipóteses de substrato fértil e Akadama ou Elos Terra ou algo parecido com Black Sand por cima. Relativamente ao sistema de CO2 já vi o da JBL e o da Tetra ou posso optar pela receita caseira que existe aqui no fórum. Mas preciso de ajuda para escolher o melhor setup, ou o setup que se enquadre melhor para um aquário plantado para 2 discus.

 

:arrow:(4) Sim pretendo desmanchá-lo todo porque o areão já está muito feio e queria uma torná-lo em algo mais do que um simples aquário standard :wink:

 

:arrow:(5) Quanto à iluminação estou a pensar se compro 2 de 39 Watt (implica renovação da calha) como sugeriste ou uma maior com 80 Watt para aproveitar a calha que tenho

 

Vá pessoal toca a postar preciso de ideias :P:idea2: :idea2:

Editado por KinGz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas!

Identifico-me contigo, por 2 razões uma delas é o aquário, tenho exactamente o mesmo aqua que tu :smile2: ,apenas muda o equipamento, em relação à iluminação posso dizer que esse kit de aquário traz uma iluminação muito fraquinha ,18W para aproximadamente 90 lts de água, isso era sem dúvida uma das coisas que eu mudaria.

A segunda razão é que também andei um bocado afastado deste hobby e o bichinho ficou adormecido mas já se encontra desperto de novo :D, por esta mesma razão vou acompanhar o desenvolvimento do teu aquário e espero ter boas surpresas :D e ideias para o meu futuro projecto também...

Boas ideias e boa aquariofilia...

 

Edit: Em relação ao termostato, esse já está um bocadinho velhinho, tem +/- a idade do meu e por isso posso deduzir que esteja no mesmo estado, o meu tinha de estar no máximo para manter uma temperatura de 26-27º nas ultimas vezes que verifiquei isso... Creio que um novo de 100-150 watts seja uma boa coisa a comprar...

Editado por FDavidMM91

Saudações aquariofilas.

Fernando Macedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente estou deitado com o meu portatil aberto :) . Que dor de costas :silly: ! Tenho muito para contar. Hoje à tarde passei pela Aquamagia em Oeiras e pedi ao dono da loja que me indicasse alguns produtos para iniciar a renovação do meu Aquário para um plantado.

 

Comprei várias coisas entre as quais um substrato fértil da JBL e akadama para cobrir, bactérias (nitrivec) da sera para acelerar o processo do ciclo do azoto e algum matrial de filtro da ehaim e um kit de ''boost'' para o meu filtro. Não comprei iluminação na altura porque a proposta que me foi apresentada seria um grande rombo na minha carteira.

 

Quando cheguei a casa esvaziei o aquário, tirei as plantas que lá estavam ainda, tirei o areão antigo e arrumei-o e limpei os vidros do aquário por dentro e por fora com um jacto de água forte. Lavei o akadama para tirar as poeiras...sujidade etc. Coloquei a camada de substrato fértil e por cima cerca de 2,5cm de akadama. Depois disto tudo feito ( 2 horas ) veio a aventura (desgraça) do filtro. Primeiro abri-o (hydor prime 10) e cheirava mesmo mal, aquele cheiro de matéria organica em decomposição o que é normal na presença de bactérias do filtro mas já não o abria a seculos mesmo. Bem, depois de tudo limpo fui testá-lo e não estava a funcionar bem...a bomba não puxava água do aquário e tentei forçá-lo a trabalhar por osmose inversa mas não consegui e acabei por encharcar a área à volta do meu Aquário (Begginers FAILS)...resultado tenho de comprar um filtro novo e deixei o aqua a ciclar com um filtro interno ja velhote mas com forca lol, pelo menos tou aqui deitado e tenho um ritmo de percussão como barulho de fundo :D...vamos la a ver se consigo dormir com este vendaval.

 

Quanto às plantas que tinha, voltei a planta-las porque não tinha hipótese...vamos lá a ver se resistem :priere: , de qualquer maneira só vou aproveitar umas poucas para o projecto que estou a fazer como scaping. E concordo contigo FDavidMM91 a iluminação é uma m.... para que quer fazer um plantado :tongue:

 

:excl: Gostava que me ajudassem a ver alternativas para a iluminação...sugestão de filtro externo...estou a pensar no ehaim 2211

 

Posto fotos daqui a umas horas estou estoirado :silly:

Editado por KinGz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas plantas vão sobreviver com certeza pois crescem muito bem e são fáceis de manter. Em relação ao filtro, posso-te dizer que é uma boa escolha pois é o que eu tenho e estava satisfeito com ele no meu aquário. Em relação à iluminação não te sei indicar nada, mas tenta arranjar alguma coisa volta dos 40-60 Watts para teres uma média de 0,5W/L.

A iluminação vai sair sempre um rombo mas é nesta compra que não podes olhar para os euros que vais gastar (dentro das tuas posses).

Já agora vais manter o tronco que tinhas no velho aqua/ pôr um novo??

Cá esperamos essas fotos.

Saudações aquariofilas.

Fernando Macedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que falaste no tronco...ele está todo coberto por uma camada escorregadia de ''algas'' suponho eu portanto não sei se será boa ideia recolocá-lo dentro do aquário. O preço que me foi proposto por uma calha de iluminação foi de 107 € :S é o preço de um aquário :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o preço de uma luminária relativamente boa para esse aqua ronda esse valor, mas é um investimento que vai valer a pena, deixar de ter esses 18 watts de iluminação no aquário e começar a ver as plantas a crescer saudáveis...

Em relação ao tronco, se for uma camada branca de fungos isso é normal se o tronco esteve fora de àgua durante este tempo, caso sejam mesmo algas podes sempre remover e/ou meter uns Cae's para fazerem a manutenção disso...

Saudações aquariofilas.

Fernando Macedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A camada à volta do tronco é mesmo verde mas estou a pensar em procurar um mais robusto em forma de V para depois o virar ao contrário. Outra coisa o rebordo de cima do Aquário é seguro tirar? o meu objectivo é tirá-lo para colocar depois a iluminação por cima. sem ter aquela esquadria preta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não aconselhava que tirasses esse rebordo do aquário até porque depois não tens maneira de o tapar, primeiro tenta encontrar uma boa solução luminária e depois logo vez a melhor maneira de resolver a situação.

Saudações aquariofilas.

Fernando Macedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou investigar algumas soluções e depois confronto-as aqui de qualquer maneira ha outra coisa que estou a pensar que é se o ehaim 2211 será suficiente para os discus visto que plano meter 2 no aqua daqui a sensivelmente 3 semanas - 1 mes portanto a escolha do filtro tem de ser acertada :)

Editado por KinGz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se te ajeitas com a bricolage podes sempre comprar o material electrico e montar a calha ou então adaptar a que tens para colocares lá o máximo de iluminação possivel. Saira com certeza mais barato.

 

Quanto aos filtros, e para discos, quanto melhor conseguires manter a qualidade da água melhor.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prometi algumas fotos desta fase de água turva :D , aqui estão:

 

 

Toca a desmanchar tudo!

 

imag0042o.jpg

 

 

O que sobrou das plantas

 

imag0044c.jpg

 

 

Enchimento

 

imag0045ta.jpg

 

 

imag0051y.jpg

 

 

O filtro interno que está provisoriamente instalado porque o grande externo avariou :S

 

imag0052a.jpg

 

 

E finalmente o que me deu banho a mim e ao meu quarto -.-

 

 

imag0053z.jpg

 

 

Tenho de começar a tirar as fotos com a minha Canon que isto não tem qualidade nenhuma embora sempre dê para para perceber alguma coisa.

 

Ah e o verde no tronco é isto ''se der para perceber'' (pressuponho que sejam algas)

 

11112010200.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião estás a ir de uma maneira muito precipitada.

Acho que primeiro devias arranjar todo o material que vais precisar e um projecto para o aquário, só depois deverias voltar a enche-lo/monta-lo.

De qualquer das maneiras, a àgua está bastante turva... Não sei se se deve, porque não percebo muito mas lavas-te o akadama antes de o colocar no aquário?

Boa sorte com isso...

Saudações aquariofilas.

Fernando Macedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, lavei-o num balde mas eu lembro-me da água estar bastante turva também depois de a renovar da ultima vez que o mudei, aliás o produto que adicionei (bacterias) diz isso mesmo, água fica com um aspecto ''leitoso'', e é como está agora, aquela cor turva acastanhada já desapareceu quase toda agora o cor da ''turvação'' é branca. Eu so coloquei as plantas agora porque me vi obrigado a fazê-lo porque senão tinham de ficar num alguidar onde não podia controlar a temperatura...Coloquei já a água porque senão ficava parado e assim iniciei já o ciclo do azoto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à iluminação já me decidi e vai ser uma Jad PL-800, preciso sim de ajuda a escolher um sistema de CO2 não muito caro mas eficiente e que não ocupe muito espaço, tendo em conta que o meu aquário só tem 90 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta o caseiro cá do forum.

Um sistema de CO2 caseiro chega bem para esse aquário e traz bons resultados...

Em relação a esse sistema de iluminação, não gosto pessoalmente de sistemas pl, tenta arranjar uma calha T5 que é muito melhor para plantados...

Editado por FDavidMM91

Saudações aquariofilas.

Fernando Macedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Iluminação nova, Filtro novo, Sistema de CO2 novo e finalmente consegui por tudo a rolar, eu tentei manter escondido o facto de ter uma colisa no antigo aquário mas dei o meu máximo para a manter viva e consegui e parece estar bem de saude, que vergonha...mas não tinha alternativa, aposto que muitos de voces eram capazes de me bater :medieval_mace: lol, bem agora é esperar e ir vendo o estado da água talvez para a semana comece a por plantas novas se a água o permitir e daqui a 3 semanas - 1 mês penso nos discus.

 

 

Aspecto Geral, Aquele difusor de ar ali no meio é provisório claro :dance:

 

imag0054p.jpg

 

Filtro e Garrafa de ''begginer'' de CO2

 

imag0055o.jpg

 

Sempre a Bombar 440L/H Zimbora!

 

imag0056c.jpg

 

Nota: Agradecia uma sugestão para equipa de limpeza (não para colocar já mas para ir pensando), pelo menos uma bótia palhaço :D

Editado por KinGz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da tua carteira...o meu aquário não é muito largo e tenho a vantagem de ter 1 foco direccionado para o aquário de 45 W, mas a calha em si é uma PL com duas lampadas de 24W o que dá um rácio de 0,6W/L mas somando o foco ganho mais uns W/L portanto diria na boa uns 0,9 - 1 W/L

Editado por KinGz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

1 - Umas pedras faziam maravilhas aí;

 

2 - A flauta de lado, talvez não proporcione a devida circulação da água (minha opinião);

 

3 - Como será um plantado, talvez colocando um bocal em substituíção da flauta;

 

4 - Se colocás-te substrato no fundo todo do aquário, porque não investir numa planta de tapete?

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.