Dúvidas e esclarecimentos.


AJorge

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

 

Antes de mais gostava de dar os meus parabéns a todos os intervenientes no forum pois de facto a partilha do saber de muitos ajuda quem se quer inicar neste hobby espectacular.

 

Posto isto, aqui vão as minhas duvidas. Já tive aquários de agua doce e apesar de ser completamente diferente dá umas luzes dos cuidados, tarefas e sacrificios associadas a este tipo de hobby. Assim sendo e como um colega meu decidiu "desfazer-se" do seu aquáqrio de salgado decidi aproveitar a deixa e começar devagarinho antes de partir para algo maior. Preço chave na mão e a funcionar e 1h00 depois estava montado em minha casa.

 

Deixo aqui o setup para melhor perceberem de que tipo de aquário estamos a falar:

 

Aquario: 600x320x350

Escumador: Red Sea Prizm Energizer (mochila) Qmax - 650l/h

Iluminação: T5 2x55W (Branca 10000k + Blue)

Circulação: Tunze Turbelle Nanostream 6065 + 2 bombas pequenas na parte de trás por detrás da rocha

Rocha Viva: 9 Kg Indonesia

Vivos: 1 Amphiprion ocellaris (Peixe Palhaço)

2 Chrysiptera parasema (Donzela de Cauda Amarela)

3 Eremitas patas verdes (Clibanarius sp)

Corais: ?? (mais à frente)

 

Aqui ficam os parametros que foram medidos 1 dia após instalação e um tpa.

 

Temperatura: 24

Salinidade 1021

Ph: 8,1

Amonia: 0 mg/l

Nitritos: 0,025 mg/l

Calcio: 540 mg/l

 

Aqui fica umas fotos:

 

img2282web.jpg

 

img2287l.jpg

 

img2288p.jpg

 

Quantos aos corais gostava que me ajudassem a identificar os que já cá estão e eventualmente sugerirem-me mais alguns (faceis de adpatação e não muito exigentes) para puder inicar esta caminhada.

 

img2338f.jpg

 

img2346d.jpg

 

img2349m.jpg

 

Agora, a praga. Ainda não são muitas mas parecem-me ser aptásias. Também sei (acho eu) que a melhor forma deme ver livre delas é injectar vinagre ou sumo de limão no caule com uma seringa. Poucas por dia para não forçar a alteração do ph. Mas preciso da confirmação. Serão aptásias??

 

img2296k.jpg

 

img2302ck.jpg

 

img2309kw.jpg

 

img2352y.jpg

 

 

A minha ideia era iniciar o hobby tranquilamente, com este equipamento e provavelmente lá para Março de 2011 começar a preparar um aquário maior (1200x500x500) com sump, etc, etc, tal como muitos que tenho visto por aqui no forum. Mas este servirá para me acostumar às rotinas e começar devagar.

 

Desde já agradeço a atenção e ajuda dispensada.

 

Jorge Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais