Projecto para monster fish


Rafael Silva

Recommended Posts

Boa noite,

 

Venho aqui para pedir ajuda para um novo projecto. Ainda não está confirmado se vou poder ou não avançar (o meu pai ainda não deu autorização), contudo já lhe falei na “obra” e não disse que não o que é muito bom sinal…

Por isso apesar de ainda não estar decidido, gostava de começar já a pensar nas coisas (quanto mais cedo começar, menos erros irei fazer no futuro).

 

 

Então é assim:

 

 

Aquario: 236x(60 a 70)x(50 a 60) (CxLxA).

 

Vidro: Que espessura usar e colocar quantas travessas? (Quero uma coisa segura, não vá alguém morrer cá em casa afogada)

 

Filtração: Sump ou um canister (Fluval FX5 ou Eheim pro 3 2080) – A altura do aquário vai depender da altura da sump/canister. Qual será a melhor opção, eficiência vs preço (o sacana está sempre a estorvar). O mais provável é ir para um canister, visto que não tenho um aquario a mais para sump e que fazer uma deve ficar mais cara que um filtro... contudo qual aconselham?

( O tamanho total do conjunto ,móvel+aquário, vai perfazer uma altura de 1.14m.

 

Layout: Constituído por troncos e pedras (Ainda não defini que troncos e rochas vou colocar, não quero misturas mas não vai ser fácil, pois na zona centro, pelo menos na minha zona predomina a rocha calcaria, vou tentar arranjar basaltos algures) .

Estou a pensar colocar um fundo preto e areia branca (bem sei que é difícil de manter limpa, mas não deve ser impossível).

 

Fauna: Já tenho umas ideias do que gostaria de colocar, mas não vou dizer já, porque ainda não é definitivo e queria “ouvir” a vossa opinião sem estarem a ser já “influenciados” pela minha ideia base, até porque não conheço grande variedade deste tipo de peixes, apesar de pesquisar bastante. (Excluam a AROWANA e o RTC da lista de peixes a sugerir, não é por não gostar deles, não acho serem peixes adequados para aquário).

 

Iluminação: Estou mesmo á nora, visto que não vou ter quaisquer plantas, presumo que este tipo de aquário não seja muito exigente neste parâmetro, mas decidi perguntar, pois já ouvi dizer que basta ter simples lâmpadas económicas (afinal de contas só preciso de luz para ver os peixes), mas também já ouvi que os peixes devem ter outro tipo de luz, para serem saudáveis e vistosos…

 

 

Caso não consiga encontrar em lado nenhum basaltos para colectar, ficaria muito caro comprar esta rocha ao quilograma?

 

Gostava de ter um aquário que se destaca-se, não só pelos peixes que vou ter (espero eu), mas por querer fazer um “monsterfish” sem que os peixes fiquem “entalados” uns nos outros.

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS: Se o projecto avançar vai ser levado com calma, para gastar a menor quantidade de fundos possível devido a erros por precipitação.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

 

Se o aquário for para a frente e eu já falei com o meu pai e em principio vai... com calma e aos poucos e poucos, pois ao fim de contas uma coisa destas é dispendiosa e fica bastante cara.

 

 

Já escolhi dois dos peixes que vou querer ter, dois Oscar (um macho e uma fêmea) pois são peixes com características únicas, muitíssimo inteligentes e com personalidade...

 

Para parceiros de aquário (parceiros que vão ter de ser introduzidos primeiro, para os os Oscar se habituarem a eles e crescerem com eles desde pequenos), pensei em peixes de fundo, com uma coloração escura (discreta, nada de muito espampanante) ou com tons idênticos, para não destoar muito no aquário.

Primeiro tinha pensado numa "Fire Eel", mas estive a ler e atingem 1m...

 

 

Conto com vocês para me ajudar neste projecto.

 

Como já tinha referido, vou colocar muitos troncos, lembrei-me daquela madeira a que se chama "driftwood", para além de ser muito densa e de degradação lenta, tem uns efeitos e cor fantásticos, agora só não sei se combinará muitos bem com o basalto ou se deveria escolher outra rocha...

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem tens ai um grande projecto, eu tambem tenho um aqua de mosterfish 700l e sem bem o dinheiro que se gasta.

 

Bem vamos lá tas a pensar 236 de comprimento esta bom agora a largura comvem ser sempre maior do que altura visto que os peixes naoo precisao muito da altura, eu meti-a 236x70x60, pa para um aquario destes a espessura do vidro tem de ser bem grossa penso que entre os 17mm e os 19mm mas nao tenho a certeza, as travessas penso que 3 ou 4 deve chegar, pah eu no meu aquario de 700l nao tenho sump e estou bastante arrependido, eu até acho que te sai mais barato uma sump, a sump tem de ter 20% a 30% da agua do aquario por isso se o aquario tiver 1000 litros a sump tem de ter 300litros, por ai, quanto há bomba de rotorno da sump pah eu acho que uma de 6000 litros hora era o idial mas isso tu é que sabes.

Quanto ao layout tu é que decides, eu prefiro troncos, mas isso é a tua escolha.Quanto ao fauna a mesma coisa tu é que decides, pah eu gosto de arowanas e RTC mas tu já os escluiste pronto tudo bem tens muitas especies ainda, tens o oscares, tens uns que se chama cichlas ocellaris muito fixes tambem, tens os parron shark tens o tigershovelnose, tens o faca, flowerhorn, jaguares,green terror, e muitos mais, quanto a iluminaçao, eu tenho o aquario a 1 mes e meio e ainda nao tenho iluminaçao xD so vou colocar agora e mesmo assim é pouca, eles nao precisao de muita iluminaçao , eu acho que para o teu aquario chega duas calhas de 1 metro com 2 lampadas cada clha de 36w.Quanto as fire eel sim crescem bastante mas com um aquario desse tamanho estas a vontado pensso eu e elas so atingem 1metro na natureza .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado por toda a ajuda dada.

 

Eu exclui a a AROWANA e o RTC, pois são os monsterfish's mais "comuns", os mais divulgados e que o pessoal se lembra sempre, mas na realidade eu estava já estava a excluir todos os peixes dessas dimensões, caso eu adquira algum desses peixes de grandes dimensões, o aquário não vai parecer super cheio?, não é pequeno de mais para peixes destas dimensões?

 

Eu tenho medo, porque o que eu quero evitar a cima de tudo é um aquário que pareça que está a abarrotar e não encontro informação sobre o tamanho que estes peixes atingem em aquário...

 

 

Cumps, Rafael Silva

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao te preocupes com o espaço, tens de pensar assim primeiro escolhaes peixes de fundo depois peixes que fiquei a meio e so depois os de cima, pah cada um escolhe os peixes que quere, eu gosto bastante de cichlas ocellaris, e acho que uma arowna fica sempre bem no moster tank mas cada um escolhe o que quer.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha, sabes o que e que fica espectacular num monster ??

Um cardume de 200 e tal neons ou cardinais num monster extremamente plantado e com troncos cobertos de plantas ou musgo christmas!

Mas nao deve ser esta a tua ideia omg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao te preocupes com o espaço, tens de pensar assim primeiro escolhaes peixes de fundo depois peixes que fiquei a meio e so depois os de cima, pah cada um escolhe os peixes que quere, eu gosto bastante de cichlas ocellaris, e acho que uma arowna fica sempre bem no moster tank mas cada um escolhe o que quer.

 

Cumps

 

Eu sei disso, e podes ter a certeza que não vou colocar nada que não goste no aquário. xD

 

 

olha, sabes o que e que fica espectacular num monster ??

Um cardume de 200 e tal neons ou cardinais num monster extremamente plantado e com troncos cobertos de plantas ou musgo christmas!

Mas nao deve ser esta a tua ideia :)

 

Por acaso não é nada essa a minha ideia, mas fica a dica, quem sabe se quando os monster acabarem ou não correrem bem não mude de "ramo" e não pense em fazer algo do género.

 

 

 

Falei agora mais a sério com o meu pai e vou poder fazer mesmo o aquário, mas só posso começar para o ano que vem (dois mesinhos, acho que se passam bem). Contudo vai sofrer algumas alterações no tamanho, ele acha que com as medidas que imaginei não ficava bem no sitio onde o vou por. Então é assim, vai ficar algo do género: 180-190X60X55-60, já da para fazer uma boa coisa...

 

Os Oscares vão para o aquário de certeza.

 

Gostava de saber se alguém sabe (de fontes seguras) com que tamanho ficam os RTC, os TSN e as Fire Eel em aquário.

 

 

 

Cumps, Rafael Silva

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse aquario que estas a dizer 180-190X60X55-60 um RTC chega ai aos 50cm tipo mesmo rapido prai em 8 meses e depois vaqi aos 60 mais lento e jungo eu que nao passa dos 60cm, e TSN deve chegar ai aos 50cm tambem, mas nao fica tao largo e grande como o RTC, mas fire eel nao faço ideia mas deve andar a volta dos 50-60cm.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um RTC jungo eu que nao passa dos 60cm

RafaelAcho q nao estas a ver o q é um peixe de 60cm num aquario..

peç descp mas j nao tenh paciencia para ler topicos inteiros mas o q li por alto...

 

o teu aquario.. ou melhor a tua ''projecçao''futura do aquario tem totil videos do q pretendes no YTUBE cmu ja deves ter visto.. aliado a informaçao q anda por ai ..acho q ja da para tirar todas as conclusoes..

acho tambem q nao tens bem a noçao noq te vais meter..

 

minha opiniao.

esqueçe RTC pensa em peixes de porte menor.. (qnd digo 'pensa' refiro.me ao Stock das lojas onde vais comprar peixes.))

tens bastante fundo q podes fazer ''spots'' para peixes bastante intressantes . ja depende dos gostos.. peixes gato\ L's\botias peixes de porte menor mas q na volta se safam bem com oscars.. Polypterus..pa ..boa sorte a tentar arranja.los.. mas se conseguires e tiveres disposto a pagar o preço deles.. alinha!

tens é sempre hiposte de serem o jantar dos oscars..

cmu te disse podes fazer uma cena bastante intressante com o fundo..

 

nao sei q mais te possa dizer.. ja metes.te na cabeça os Oscares..(( ate podes ter mais q2) .

tens q trabalhar em funçao doq ja sabes MESMO q vais fazer.. ha tambem ciclideos bons companheiros de oscar.

mas olha.. queres 1 companheiro ideal?!.. piranhas.. loool

piranha.Pacu .. lol tenhu 1 p oferecer.

 

Filtro brutal \ boa corrente\mta comida \ mto espaço\decoraçao maximamente resistente\luz nao forte\mimos do dono = aqua de oscars!

vai com calma ..n'tem nada q saber.! sao dos peixes mais faceis de manter.. e é da maneira q nao gastas mto..

FOrça nisso!

tens o apoio todo do lado da carteira do pai.. por isso o resto é tranquilo ;D

 

 

a minha cena é mais peixes gato.. synodontis.

Editado por bobby
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se tivesses lido o tópico todo, tinhas visto que exclui RTC's e os outros peixes do mesmo tamanho... Contudo compreendo que te possas ter baralhado, porque perguntei quanto atingiam em aquário. (pois bem era só por curiosidade é que a informação na Internet não é consensual quanto a este tema)

 

Se reparares a maioria dos aquários de monster do youtube, parecem super lotados (efeito que não quero), quase todos têm uma arowana, RTC ou TSN.

Quanto aos Polypterus, existem patrocinadores no fórum que vendem, o preço depende do peixe, tive a ver e existem Polypterus de 10/11€, valor bastante acessível, até €€€...

 

Por acaso aqui esqueci -me de dizer, mas noutro fórum (MFK), limitei o tamanho dos peixes nos 55cm's (já a puxar, um bocado, 40cm's já é fixe). Mas como em tudo depende, pois um peixe que seja robusto de 40cm's é diferente de uma enguia mesmo que esta seja maior.

 

Era mesmo o fundo que eu gostava de trabalhar mais, pois adoro peixes de fundo...

Só não estou a conseguir encontrar peixes com aquela aparência sinistra que quero e que cresçam rápido, para não serem comidos.

 

Diz antes que tenho o apoio do lado da minha carteira...

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.