Micobacteriose (tuberculose ou barriga seca) ou Skinny (síndrome do emagrecimento)?


edu_jrk

Recommended Posts

Olá, irmãos de hobby!

 

Gostaria de compartilhar algo que aprendi agora a pouco sobre doenças...

 

Há muito tempo venho tentando manter botias palhaço no meu aqua, mas era incrível, 1 a cada 3 ou 4 sobrevivia. Elas vinham com um bom aspecto, mas depois de alguns dias no meu aqua, elas não resistiam e morriam. De pouco em pouco iam apresentando um emagrecimento progressivo, de início sem perda de apetite, que em no máximo 1 semana já estavam mortas. Isso aconteceu também com alguns loricarídeos que adquiria recentemente... tive a infelicidade de perder um belíssimo L134, além de pelo menos 5 bótias e um myxociprinus asiaticus pelo qual eu fui apaixonado.

Eu pesquisei muito na net (muito mesmo, acreditem, até cheguei a ler artigos científicos sobre mycobacteriose em peixes) e todos os caminhos apontavam para a mesma temida doença... a tuberculose ou micobacteriose, se preferirem. Eu encontrei alguns métodos de cura, como aureomicina, tetraciclina, terramicina, estreptomicina, enfim, todos antibióticos que davam alguma chance de cura. Eu descobri essas informações quando já era tarde demais, quando finalmente me cansei de perder peixes caros e raros...

 

Hoje, procurando sobre cura de fungos em lesões cutâneas de peixes, acabei encontrando um post em outro fórum sobre a síndrome do emagrecimento crônico ou skinny. Eu nunca tinha visto esse nome de doença antes. E esse post trata justamente de botias palhaço. Resumidamente, essa doença se trata de vermes intestinais que debilitam peixes que são tirados da natureza e que baixam seu sistema imunológico por estresse, podem ser vermes ou protozoários. Mais detalhes vejam em http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=57399.

Se foi isso que meus falecidos peixes tinham faz todo o sentido, pois estes foram todos tirados da natureza, como o L134 (duvido que ele foi nascido em cativeiro), o myxociprinus asiaticus e as botias...

 

Vale como informação. Muitos peixes morrem por nossa ignorância. Vale muito a pena estudarmos esse assunto com muito carinho, pela vida de nossos peixes (muitas vezes retirados de seus lares) que são da nossa responsabilidade.

Editado por edu_jrk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais