Novo Aquário de Água Salgada 100x60x60


elvis9377

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Esta é a primeira vez que escrevo no fórum, até à hora apenas serviu para aprender e muito com toda a vossa experiência.

 

Breve histórico:

 

Para mim a aquariofilia começou em 2002, quando casei e quis ter um aquário em casa. Foi o meu 60cm kit aquapor. Após muitas asneiras fui crescendo em experiência e fui aumentando a "parada".

Comprei um de 80cm, e depois quando mudei de casa, em 2006, comprei o que tenho actualmente, um 100x40x50.

 

Após isto, sempre em água doce, decidi aventurar-me na água salgada. Como não tinha muito dinheiro para investir, transformei o meu de água doce para água salgada, "despachei os peixes", comprei um Escumador de proteinas da Aquarium Systems exterior que pendurei no vidro, mantive o meu filtro externo Fluval 205 a funcionar apenas com as esponjas e alguma cerâmica. Comprei ainda uma bomba de circulação dupla da SUNSUN de 6000l/h, aragonite, sal, densímetro, testes (PH, NO2, NO3, Amónia). Depois esperei quase 2 meses para o ciclo, introduzindo rocha viva, que já vai nuns bons 20kg, e depois uns lysmatas, hermitas e caracóis. Tudo a funcionar e com níveis de água aceitáveis. Tinha uma calha 2xT8, uma branca, outra actínica (claramente insuficiente) que troquei por 4x 32w T5, 1 actínica.

Agora, esta próxima quarta-feira vou buscar ao Tiago da Aquartist um aquário melhorzito para ver se me torno um pouco mais sério nestas andanças.

 

O meu setup actual:

 

Aquário 100x40x50 da Aquatlantis;

Móvel em madeira a dar as últimas;

Escumador AquariumSystems ( não sei a potencia, tenho de ver, mas claramente insuficiente para o novo);

Calha Arcadia 4xT5 32w, 1, actínica;

Esterilizador UV SUNSUN 9w;

Testes de PH, NO2, NO3, Amónia;

Densímetro;

Bomba dupla de circulação SUNSUN de 6000l/h.

 

Vivos:

4 hermitas pata azul;

1 Caracol;

2 Peixes palhaço Ocellaris;

1 Peixe palhaço tomate;

2 Damselfish de 3 riscas;

1 Donzela azul com barriga amarela;

1 mandarim verde.

 

Corais:

1 Green Mushroom (discus)

1 Xenia

1 Gorgonia (red sea fan)

2 Sarcophyton (1 mirradinho)porque será?

 

 

O meu novo Setup:

 

Não muda nada com excepção:

 

Aquário 100x60x60;

Sump 74x40x40;

Estrutura em ferro com primário e esmalte

Bomba de retorno 3000l/h - 50hz - 50w

 

Tenho uma série de dúvidas sobre como montar tudo isto.

 

1.º Como vou fazer a transição dos peixes, corais e rocha viva para o novo aquário? Devo ter os dois em funcionamento? Só tenho um escumador, ainda por cima insuficiente que terei de trocar no futuro próximo. Gostava de aproveitar o areão que está no actual para o novo (já é areão vivo) - aguardo sugestões.

 

2.º Como fazer com os níveis de água para manter os níveis sem transbordo no aquário e no sump?

 

3.º A lâmpada UV deve ser utilizada durante quanto tempo? Estou com alguns problemas em controlar as algas castanhas na rocha e no areão. Será défice de luz?

 

4.º Será bom prever algum tipo de ventilação no móvel onde tem a sump ou apenas uns respiradores servirão?

 

5.º O sistema de Osmose Inversa é essencial? Ajuda muito? Como monto esse sistema? Directamente a debitar dentro da sump? Estava a pensar comprar um, tipo JBL 120.

 

 

Agradeço desde já a vossa atenção e obrigado pelos comentários.

Irei colocar fotos à medida que for evoluindo com o setup.

 

Abraços Aquáticos!

O Aquariofilense

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1.º

Eu sou apologista que as coisas devem ser feitas lentamente. Ir transitando lentamente os vivos e por ordem dos menos agressivos para os mais agressivos.

 

Relativamente à areia, não a aproveitaria. Pode ser areia viva, mas ao tirares do velho sistema para o antigo, metade da fauna irá morrer, tendo em conta que existe uma ordem da "bicharada" pelas várias camadas de areão. Ao meteres no novo sistema, terás que a revolver e lavá-la para retirar os detritos.

 

2.º

Isso depende dos furos do aquário.

 

Para não transbordar no aquário, usa-se um tubo ladrão... consiste num tubo que fica superior ao tubo de retorno que caso este último se entupa sairá por esse tubo "ladrão".

No caso da sump, basta não usares a sump no máximo da sua litragem, de modo a que a bomba caso deixe de funcionar (por exemplo, falta de electricidade) a queda de água do retorno não faça transbordar a água da sump.

 

3.º

Uso a UV 24/h por dia.

Problemas de algas necessitam da identificação das mesmas. As castanhas podem ser diatomácias ou dinoflagelados. Cada uma tem problemas distintos.

 

4.º

Sendo uma zona onde existe material a funcionar, tende a aquecer bastante, assim como, propício a humidades. É uma questão de verificares qual a melhor ventilação a utilizar.

 

5.ª

Estou à espera da minha unidade. Não se mete directamente para a sump.

 

Mas é essencial na luta contra as algas.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1.º

Quando dizes lentamente, não o posso fazer sem ter a água em condições "normais" no aquário novo, correcto? O meu problema é mais logistico, ou seja, retiro a água, quase toda do outro aquário, deixando lá os peixes e corais e coloco no aquário novo? Mas vou precisar de mais água. E para atingir valores aceitáveis para peixes e corais demora algum tempo. Ou seja, é melhor deixar os dois em pleno funcionamento durante algum tempo ou posso atalhar de alguma forma? Pensei ainda em ir buscar água do mar aqui perto, mas ainda dá um trabalhão? Que achas? como não tenho dois escumadores, não sei bem que fazer, além de que o local onde está o aquário antigo é onde deverá ficar o novo, logo tenho de aliviar a carga do antigo para poder movê-lo de lá para fora...não sei bem que fazer....

 

2.º

Tenho dois furos apenas sem tubo ladrão, um de 40mm para saída e outro de 20mm para a água de retorno da sump. Percebi o que disseste sobre a litragem, obrigado.

 

3.º

A sério? 24 h/ dia??? :) Isso é que é esterilizar! Não vai reduzir rapidamente o tempo de vida da lâmpada? É mesmo necessário tanto? As algas que tenho surgiram quando estive quase duas semanas de férias, com estores fechados e mantendo o mesmo ciclo de luz da luminária. Já me disseram que surgiram por falta de luz, são algas castanhas que estão por toda a parte, desde as rochas que estavam lindas e com uns "roxos" e agora ando a remover manualmente o excesso de alga que está também no areão parecendo quase uma camada de ferrugem. Uma das rochas desenvolveu a alga um pouco mais, que entretando removi, mas parecia já quase tufos de cabelo :) . Consegues dizer-me então quais são? As TPA faço entre 1 a duas semanas a vez, depende do tempo.

 

4.º

Tens alguma ventilação? Estava a pensar numas ventoinhas de PC.... :P

 

5.ª

Qual é a unidade já agora? Então onde se coloca? entra no sistema de filtragem da sump? Ou seja, por baixo do móvel, com algum tipo de depósito para armazenar a água limpa e depois a inserir como água de reposição? Com um Osmoregulator?

 

 

Agradeço a tua ajuda. Espero que consiga fazer isto como deve ser. Para teres ideia, sou bastante paciente, comecei isto da água salgada em Novembro 2009 e só em Março introduzi peixes, até lá só alguns hermitas e rocha viva.

 

Até já.

O Aquariofilense

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto 1:

O maior problema prende-se com a areia e a sua colonização de bactérias nitrificantes. Ao tirar de um sistema para outro vão morrer muitas bactérias que vão ficar na coluna de água. Consequentemente, haverá picos de amónia e depois de nitritos.

 

Penso que a melhor solução seria mesmo manteres os dois aquários.

 

Contudo...

Existe o método dos 2 dias. Utilização de areia viva de coral. Desses pacotes de areia que se compram nas lojas. De vivo não têm nada a não ser bactérias nitrificantes "adormecidas" e complementares com um acelerador biológico. Importante neste passo é ter tudo maturado do aquário anterior e evitar a exposição ao ar da rocha viva.

 

Dia 1: meteres a areia viva e água natural... deixar a circular durante 24 horas... Em vez de água natural podes usar 50% de água natural e 30% do sistema anterior e 20% de água salgada artificial.

 

Dia 2: se a água já estiver cristalina... meter a rocha viva e os vivos depois de aclimatizados.

 

NB: Este método acarreta os seus riscos...

 

 

Ponto 3

É uma opção de cada um... há quem só a ligue quando existe problemas no aquário.

 

Ponto 4

Não tenho nada... Geralmente as minhas portas estão entreabertas que permitem a circulação do ar...

 

Ponto 5

 

Mandei vir da aquaristic uma Aquili Reverse Osmosis Kit RO Classic NPS... de 4 estágios.

 

Vai ser a 1.ª vez que vou usar... O funcionamento é simples... Vou meter a osmose na cozinha.

 

Liga-se a uma torneira (entrada de água na osmose) e depois tem 2 saídas (uma de água limpa e outra de suja)... Vou colocar um bidão de 45 litros na saída de água limpa. Quando encher o bidão levo-o para dentro do armário na sump e vou usar bóias de nível e uma bomba (vai ser o meu amigo lojista que me irá fazer isso, que eu não percebo nada)...

 

Espero não te ter confundido mais...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto 1:

O maior problema prende-se com a areia e a sua colonização de bactérias nitrificantes. Ao tirar de um sistema para outro vão morrer muitas bactérias que vão ficar na coluna de água. Consequentemente, haverá picos de amónia e depois de nitritos.

 

Penso que a melhor solução seria mesmo manteres os dois aquários.

 

Contudo...

Existe o método dos 2 dias. Utilização de areia viva de coral. Desses pacotes de areia que se compram nas lojas. De vivo não têm nada a não ser bactérias nitrificantes "adormecidas" e complementares com um acelerador biológico. Importante neste passo é ter tudo maturado do aquário anterior e evitar a exposição ao ar da rocha viva.

 

Dia 1: meteres a areia viva e água natural... deixar a circular durante 24 horas... Em vez de água natural podes usar 50% de água natural e 30% do sistema anterior e 20% de água salgada artificial.

 

Dia 2: se a água já estiver cristalina... meter a rocha viva e os vivos depois de aclimatizados.

 

NB: Este método acarreta os seus riscos...

 

 

Ponto 3

É uma opção de cada um... há quem só a ligue quando existe problemas no aquário.

 

Ponto 4

Não tenho nada... Geralmente as minhas portas estão entreabertas que permitem a circulação do ar...

 

Ponto 5

 

Mandei vir da aquaristic uma Aquili Reverse Osmosis Kit RO Classic NPS... de 4 estágios.

 

Vai ser a 1.ª vez que vou usar... O funcionamento é simples... Vou meter a osmose na cozinha.

 

Liga-se a uma torneira (entrada de água na osmose) e depois tem 2 saídas (uma de água limpa e outra de suja)... Vou colocar um bidão de 45 litros na saída de água limpa. Quando encher o bidão levo-o para dentro do armário na sump e vou usar bóias de nível e uma bomba (vai ser o meu amigo lojista que me irá fazer isso, que eu não percebo nada)...

 

Espero não te ter confundido mais...

 

Quando falas em risco no método estás a falar de mortalidade da fauna correcto? compreendo, mas e os corais? Coloco nesse segundo dia também? Não me importo de esperar mais dias.... O Problema que ainda se põe é como vou eu mover o aquário antigo :) (estamos a falar de uns 250kg) para deixar o outro lá a maturar? Faço apenas circulação de água pela sump sem escumador correcto? (Preciso dele no outro aquário durante esse periodo, ou então tenho de arranjar um por uns dias...) Que adicionava na sump? Biobolas? Areão? Matéria filtrante?

Em relação à ventilação sou capa de colocar apenas uma grelha de respiração e mais tarde, caso venha a ser insuficiente, colocar uma ventilação forçada.

Esse kit RO é este? http://www.underwater-shop.com/product_inf...roducts_id=2011

Percebi, a questão do sump deve ter a ver com TPA's automáticas, já li sobre isso, com um programador digital ligado a duas bombas de reposição TUNZE e gericans por exemplo. Acho uma ideia brilhante e estou a pensar fazer o mesmo. Tenho é de mandar vir uma RO para mim primeiro.

 

Obrigado por tudo. Agradeço que continues a comentar por aqui. E amanhã vou buscar o aquário, sump com tubagem e estrutura, e vou entreter-me a pensar numa forma de mover o aquário antigo. Talvez com um porta-paletes :):)

O Aquariofilense

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos.

 

Já recebi o meu novo aquário. Penso que é comum quando se vai buscar de pensar: Xiiiii que coisa grande!!!! Lol foi o que me aconteceu.

 

Com a sump fico com quase 500L.

 

Já tenho os peixes, rocha e corais(poucos) no novo aquário. Como fiz?

 

Mantive os dois aquário (pelo menos para já) e ainda não terminei de montar tudo no novo.

 

Fica aqui o processo que usei: AN - Aquário novo AA - Aquário antigo (infelizmente ainda usei água da torneira) pois a unidade de OI ainda não chegou.

 

1.º Comprei 3 sacos de areão, um deles de aragonite e outros dois de areão fino branco.

2.º Lavei muito bem o areão, principalmente a Aragonite.

3.º fiz uma cama de1 saco de areão fino e um de aragonite. Reservei o outro saco de aragonite para depois.

4.º Com ajuda de uma bomba de água, asprirei um pouco de água do AA para o AN, de forma a poder montar o layout de rocha e coral com água.

5.º Coloquei as rochas e corais no aquário novo.

6.º Com a mesma bomba de água, retirei mais água do AA e puz no AN o suficiente para os peixes nadarem.

7.º Finalmente retirei os peixes (2 palhaços ocellaris e 1 Tomate, um mandarim verde) e coloquei no AN.

O novo aquário está a funcionar com o escumador provisoriamente dentro do AN e a água não chega a metade da altura do aquário.

 

8.º Preparei a sump com alguma aragonite no refúgio, uma rocha viva bem maturada e um esterilizador UV. Coloquei água com sal e liguei uma bomba para "misturar" bem o sal.

9.º Fiz o mesmo no AA, onde deixei estar o antigo areão que não utilizei, e enchi com água e sal.

 

A minha ideia é preparar esta água para introduzir gradualmente no AN de forma a minimizar o impacto, mais tarde começar com TPA's de OI.

 

Próximo passo:

 

Colar os tubos de PVC de saida e retorno e deixar pronto para por fim iniciar a circulação de água entre o aquário principal e a sump.

Como tenho uma válvula de corte do abastecimento de água no tubo que vem do aquário para a sump, vou fechá-la, e vou enchendo o AN. Quando estiver pronto abro e começa a circulação AN/Sump.

 

A instalação eléctrica foi DIY, com 12 tomadas.

 

Brevemente coloco fotos.

 

Obrigado por comentarem.

O Aquariofilense

Link to comment
Partilhar nas redes sociais