Projecto Cubo Vodafone


D-Backs

Recommended Posts

Boas Departamento Nano!

 

Gostava de ter um cubo vodafone desses que o pessoal tem com fartura aqui pelo Forum para resolver algumas coisas "improvisadas" no meu de 37,5 L (Hollywood Project) mas, sendo algo tão "micro sistema" e certamente muito frágil, preciso dos vossos conselhos e experiência.

 

O que quero fazer:

- Eclodiram ovos que vinham presos a ceratophyllum demersum (Hornwort) e estou com 20 ou 30 Physas pequenas numa maternidade. Gosto delas e quero dar-lhe melhores condiçoes e fazê-las crescer. Não as posso por no de 37,5 L para ja porque os meus gold fish as comem.

- Tenho Musgo de Java e Hornwort nessa maternidade porque são petiscos para os goldies e, não as querendo perder, quero pôr tudo no Cubo.

- Acho os "Camarões" uns animais lindos de morrer e gostava de me aventurar nisso.

- Pôr no Cubo 2 ou 3 plantas baixas que não posso por no Hollywood Project por causa da voracidade dos acima referidos...

 

O que não sei:

- O Cubo tem de ciclar ou posso usar água duma TPA do Hollywood Project? Se sim, quanto? 60% da TPA - 40% da torneira?

- Preciso de filtragem no Cubo ou basta TPA's semanais? 10 a 20% na mesma?

- Physas são compatíveis com Camarões (Red's e assim)?

- Preciso de termostato para esta fauna?

- Decalcit, sim ou não e que quantidades?

- Caso venha a querer introduzir um peixe, o que é que aconselham? 1 Betta aguentava-se? Gosto deles.

 

Desde já agradeço a quem tiver paciência para responder! É que já li muita coisa mas também já li muitas "correcções" e preciso de certezas.

 

Nano-cumprimentos para toda a gera.

D-Backs

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se, quem lesse este artigo, me pudesse responder a, PELO MENOS, uma das várias perguntas que aqui faço já era optimo!

 

Como disse, preciso de conselhos de quem tem experiência com Nanos...

 

Podem nao ter experiencia/conhecimentos em tudo o que pergunto ao mesmo tempo mas por favor esclareçam-me as duvidas.

 

Beijinhos e abraços!

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja estive a ver e gostava de pôr no cubo (5 L):

- 2 Crystal Red's

- 3 Crystal Blacks

- 4 Red Cherry's

- 1 micro lagostim

 

- 2 Neritinas Zebra

- 2 ampulárias (que irão rapidamente para o comunitário)

- Physas

 

É viavel ou é populaçao a mais?

 

Relembro que o cubo não tem filtragem nem aquecimento.

Luz será 20W 7 horas/dia.

TPA's 2x/semana de 1L.

Fauna

Ceratophyllum Demersum (estou a contar que isto me absorva excesso de nitritos, disseram-me que faz uma filtragem biológica eficaz e que todos gostam de lá andar)

Musgo de Java

1 Anubia nana.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que isso e demasiado!!!

Nao sou nenhum pro, mas devias pensar melhor nisso :D

Outra coisa, as Ceratophyllum Demersum sao plantas que podem passar os 35cm de altura, sabes disso nao sabes? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oui oui!

Mas eu tenho as ceratophyllum no comunitário e os Kinguios comem-nas, como é normal (fi-lo de propósito pq vieram enormes). Ptt agora estão bem curtas (só tenho ai uns 5 ou 6 pés) e se eu vir que estão a crescer demais coloco-as de novo no comunitário para levarem uma poda "natural".

 

Então o que é que está no meu projecto a mais?

Tenho um bocado medo do lagostim (seria um CPO Cambarellus Patzcuarensis Orange), pelo que li por aqui é um bocado feroz em relação aos camarões... Gosto muito mas se calhar não o compro, o que acham?

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, lancei-me ao projecto! Ou seja, preparei o aquario para ca receber os camarões e os caracóis (independentemente do que comprar).

 

Ontem à noite fervi o tronco e o areão e já tinha reservado 5L da TPA do comunitário num garrafão e pus mais 2L de água da torneira a "respirar".

Hoje atei o musgo de java e a anubias ao tronco, dispus o areão no fundo do Cubo e pus la 3L de água da TPA e 1,5 da da torneira.

Juntei a ceratophyllum demersum e tendo finalizado isto tudo, reparo que a água está bastante turva...

Como não tenho filtragem isto preocupa-me.

 

Fiz testes e deu-me:

PH - 7.2

Amónia - 0 ppm

Cloro - 0 ppm

Nitritos - 0

Dureza da água - 170 ppm

 

Li por aí que água turva aquando da montagem é normal mas neste caso usei água já ciclada e o areão estava fervido, é normal na mesma??

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, lancei-me ao projecto! Ou seja, preparei o aquario para ca receber os camarões e os caracóis (independentemente do que comprar).

 

Ontem à noite fervi o tronco e o areão e já tinha reservado 5L da TPA do comunitário num garrafão e pus mais 2L de água da torneira a "respirar".

Hoje atei o musgo de java e a anubias ao tronco, dispus o areão no fundo do Cubo e pus la 3L de água da TPA e 1,5 da da torneira.

Juntei a ceratophyllum demersum e tendo finalizado isto tudo, reparo que a água está bastante turva...

Como não tenho filtragem isto preocupa-me.

 

Fiz testes e deu-me:

PH - 7.2

Amónia - 0 ppm

Cloro - 0 ppm

Nitritos - 0

Dureza da água - 170 ppm

 

Li por aí que água turva aquando da montagem é normal mas neste caso usei água já ciclada e o areão estava fervido, é normal na mesma??

 

Sim, é normal

normalmente o areao vem sujo, e por causa disso.

eu tambem estou a montar um aqua de invertebrados, quando pus o areao preto a agua ficou literalmente preta e antes ja o tinha lavado umas 5 vezes e fervi-o tambem. Passados 4 dias ja estava normal, o filtro estava preto. Na prox semana começar a por os camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, apos um dia inteiro de pesquisa, aqui vai um update:

 

Recomecei tudo, limpei o cubo q tava com uma "poeira" nos vidros e com a água turva, passei umas 5 ou 6 vezes o areão e ficou impecavel. Entretanto encontrei uma bomba de ar com pedra difusora cá em casa, e vou utilizá-la assim que arranjar um tubo novo. Visto que o aqua nao vai ter filtro, isto vai ser importante para a circulaçao da agua e troca de gases...

 

Desisti portanto da ideia da água já ciclada; vou fazer o ciclo "à moda antiga" mas precisava da ajuda dos nano-experts para o fazer como deve de ser, visto que nunca fiz nenhum de que me orgulhe...

 

- É diferente de uma ciclagem normal por serem só 5L?

- Devo ir pondo comida?

- Ponho a bomba de ar já a funcionar neste processo?

- 20-25 dias?

- Ja andam 2 physas la dentro, algum problema?

- TPA's de quanto durante este periodo?

 

Se me responderem a essas perguntinhas sou um homem feliz!

 

Cumps.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.