Molly agressiva


Recommended Posts

Boas pessoal,

Há alguns dias comprei um casal de mollys. Um pouco depois de os colocar no aquário notei que a fémea apresentava um comportamento muito agressivo em relação ao macho não deixando-o sair dum canto no fundo do aquário mesmo quando comia....e aí ficou ele até morrer dois dias depois! Será este comportamento normal/habitual?

Com os outros peixes não mostra qualquer agressividade.

Cumprimentos,

Luís Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também tenho um casal de mollys. As minhas são negras.

Também noto um comportamento super agressivo nestes peixes mas no meu caso é o macho que carrega a fêmea. Isto explica-se pelo facto da fêmea estar grávida e não estar disponivel para acasalar. E para que é que o macho a quer se não for para fecundar?pra nada... por isso sempre que ela fica grávida é uma correria.

 

No teu caso não encontro nenhuma explicação lógica. Talvez a fêmea estivesse receptiva ao acasalamento e por sentir que aquele macho não era o ideal ela expulsou-o. Ele já devia estar doente ou fraco. Ela sentiu isso e arrumou-o pra canto :(

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Nuno,

Tem lógica o que dizes...é que realmente esse comportamento só se verificou com o macho. Ela não se meteu com mais nenhum peixe do aquário! Vou ter que arranjar um macho em forma! :roll:

Tks,

Luís Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Na minha experiência com Molinésias tive oportunidade de constatar que tendencialmente esta espécie pode tornar-se agressiva para com membros da sua própria espécie se o aquário for pequeno ( para as necessidades destes animais ).

As Molinésias são peixes exigentes quanto ao espaço ( e não só ).

A agressividade depende do grau de stress e da linhagem genética.

Tendo necessidade de experimentar a resistência às baixas temperaturas consegui reunir exemplares de pelo menos 6 origens territoriais diferentes comprovadas pelo meu fornecedor que as trazia consigo dos Estados Unidos.

O grau de agressividade era sem dúvida bastante distinto e se os animais tivessem sido colhidos na natureza então é que nem um aquário de 2 metros chegava, ( especialmente se fossem poucos exemplares ).

Testemunhei casos de ataques mortais de fêmeas e de machos, sendo mais vulgares os segundos e sem consequências tão dramáticas.

Para quem tenha uma experiência destas, o meu conselho é aumentar se possível os locais de abrigo ( plantas ), introduzir mais alguns exemplares no aquário e se tudo estiver no seu lugar ( salinidade, PH, dureza, temperatura e níveis de pureza da água ) o problema será ultrapassado em breve.

Se os sintomas persistirem, só há um remédio... tratem as vossas Molinésias agressivas como Ciclídeos do Lago Malawi ( Niassa ).

Para quem tenha um pouco de terreno, em meados de Abril ponham as vossas Molinésias fora de casa ( basta um lago bem plantado com 10 m3 ). Em Setembro, se tiverem alimentado bem os vossos veraneantes verão a quantidade de peixes com que a natureza vos presenteará e o tamanho das barbatanas dorsais dos novos machos nascidos ao ar livre !!!

Preparem-se para verem exemplares de certas variedades atingirem os 15 cm ( às vezes um pouco mais, isto se não houver grande consanguinidade entre elas claro ).

Boa sorte !

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Cyprinodon,

Essa dos Ciclídeos foi boa :lol: ....tratamento de choque presumo!

Realmente o espaço não abunda pois tenho um aquário de apenas 120 litros....no entanto em relação a isso pouco posso fazer. Ao contrário do que relatei no primeiro "post" agora constacto que efectivamente a agressividade também existe com alguns outros peixes. Ontem quando coloquei a pastilha para os peixes de fundo a danada agarrou-se à dita e não deixava as desgraçadas das coridoras nem o cascudo aproximarem-se. Acho que vou ter que arranjar um macho tamanho XL todo musculado para por ordem na coisa!....vamos lá a ver :shock:

Cumprimentos,

Luís Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais