Diferença de 0.5 no PH


estelap71

Recommended Posts

Boa Tarde,

Tenho uma apistograma cacatuoides t.red e preciso de a passar para um aqua onde o PH está mais baixo em 0.5, ou seja, ela está com PH de 7.5 e terá de passar para um PH de 7, de resto os valores e temp são iguais. Será prejudicial? O que significa a diferença de 0.5?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde,

Tenho uma apistograma cacatuoides t.red e preciso de a passar para um aqua onde o PH está mais baixo em 0.5, ou seja, ela está com PH de 7.5 e terá de passar para um PH de 7, de resto os valores e temp são iguais. Será prejudicial? O que significa a diferença de 0.5?

Obrigado

 

 

é demasiado, para conseguires fazer isso terá de ser .03 em cada 24H

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.03 em cada 24H???????

Desculpa a ignorância mas o que significam as 24H

 

 

Peço desculpa errei pus mal o valor ....

 

" ... Para que tem peixes, dois aspectos do pH são importantes. Primeiro, mudanças rápidas no pH são perturbadoras para os peixes e devem ser evitadas. Sabe-se que mudar o pH mais de 0,3 unidades por dia causa perturbação nos peixes. Assim, é importante que o pH do seu aquário permaneça constante e estável durante muito tempo. Em segundo lugar, os peixes adaptaram-se a sobreviver num dado (por vezes pequeno) intervalo da escala de pH. Deve ter a certeza que o pH do seu aquário é compatível com as necessidades especificas dos peixes que mantém. ..."

 

 

http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-chem.html#reference

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

para isso podes: usar turfa no filtro, atraves de quimicos (acidificadores), os troncos naturais tbm podem ajudar, são as soluçoes que me lembro assim de repente

 

 

Nota: para perceberes o stress que causa num peixe a variação de 0,5 do ph, basta pensar que a escala do ph é uma escala logaritima (de base 10) ou seja, por exemplo, a descida em 1 valor do ph equivale à água ficar 10 vezes mais acida. Por isso é k não é aconselhado mudanças muitos grandes de uma só vez (desceres o ph em 0,5 equivale a tornares a agua 5 vezes mais ácida, o que no entanto é possivel ser feito mas não de uma só vez como disse o dario)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por experiência própria não vejo grande problema, o importante é acondicionar bem os peixes, o maior problema mesmo é a temperatura, nada na natureza é estável, e mesmo peixes que especificamente se pensa serem por exemplo de ph na ordem de 6,5 na realidade vivem numa larga margem de ph, desde que a variação de ph não seja por exemplo de 5 para 8 não vejo grande problema, a maior parte das baixas são peixes debilitados de saúde, idade avançada ou no extremo oposto muito novos ainda para terem o sistema imunitário a funcionar (como acontece nas crias do bicho homem também LOL), mau cuidado com capturas, transporte, alimentação e temperatura talvez seja o maior de todos os problemas, ninguém gosta de estar a 26 graus e ir para um local oposto com 26 negativos não é? Etc... agora ph? Não creio que seja assim tão linear, a sobrevivência é uma coisa fantástica, que o diga o platy mickey que tenho que já passou por 3 ciclagens de aquário com produtos de bactérias (que é um deus nos acuda para muito pessoal) e continua de saúde, sem sinais de absolutamente nada, numa tranquilidade invejável (até para um bicho homem).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É obvio que temos de ter cuidado pois não queremos q aconteça nada aos nossos peixinhos, mas vamos ver, a grande maioria tem Discus, Escalares e até Apistogramas todos eles vindos de rios da Amazonia, se virmos o que se passa lá teremos muitas respostas pois eles sofrem diferenças enormes de 6/6 meses nas águas onde habitam, basta verem o video postado pelo membro Alcaide "Equator - Rivers of the sun" - Rios de Sol que aconselho todos verem, tem 6 partes e está no You Tube.

Todos nós e entre nós vendemos e compramos peixes, garantidamente não temos todos o mesmo Ph nem todos a mesma temperatura e penso que não haja muita mortalidade.

Não quero com isto dizer que tenhamos que ter cuidado daí eu ter feito a pergunta para saber lidar c a situação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a diferença for de realmente meio grau de pH não terás problemas em fazer a troca.

 

Faz a aclimatização como se tivesses comprado os peixes juntando num recipiente à parte, faseadamente, água do novo aqua.

 

Boa sorte

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito para, se souberes responder (Ricardo) como é que faço a aclimatização num recipiente, é que sempre que compro peixes ou os mudo meto o saco dentro do aqua e vou colocando água lá para dentro e isso n me agrada nada. Então coloco-os num balde? e vou colocando água do aqua lá para dentro? e durante qto tempo? o problema de nunca ter feito assim é o medo q tenho da água arrefecer. A água n fica fria?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.