pontos brancos


nmiranda

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aqua recente (6 semanas), no qual fiz o ciclo inteiro, e fui colocando os peixes de forma faseada e controlada.

  • 16 setembro - 4 corys sterbai
  • 4 outubro - 12 cardinais + 1 sae + 2 crystal red que andam desaparecidos (excepto qdo decidem aparecer rapidamente)
  • 10 outubro - 12 narizes bebados
  • 16 outubro - 2 ramirezi

O aqua é de 90 litros, e tenho feito TPAs semanais nesta fase de 20%, e controlado semanalmente os valores da águia, com PH estável nos 7,5, amónia estável a 0, nitritos abaixo de 0,1 e nitratos nos 5 mg/L.

O filtro anda limpo, substituí o carvão dia 10-outubro. Em cada TPA adiciono bactérias (SERA BIO Nitrivec).

A temperatura tem estado nos 27C, controlada por termostato.

 

Tenho tido os peixes felizes, cada vez mais ambientados e com menos receio de passearem pelo aqua.

 

Ontem, tendo feito o TPA semanal, e tendo os peixes todos felizes ... decidi avançar para os ramirezi, tendo comprado 1 casal (numa loja referência, patrocionadora do forum, não achando necessário nomear, claro)

 

Os ramirezis foram adaptados durante cerca de 90 minutos (by-the-book), e após as primeiras horas, andam já por todo o aqua, naturalmente :)

 

NO entanto, há poucas horas (3h??), reparamos que os cardinais e narizes bêbados tinham pontos brancos espalhados pelo corpo, e havia um cardinal que nadava isolado do cardume. Após ler o forum, apagamos a luz do aquário - ligava 8h/dia, aumentamos a temperatura para 29C (plano de amanhã aumentar para os 30C), e isolamos esse nariz bêbado no aqua (como não tenho outro aqua, isolei-o num plástico a boiar), e quando o coloquei em quarentena, reparei que estava já meio de lado - a tender para barriga para cima, o que não indicia notícia boa amanhã de manhã).

 

Não consegui nenhuma foto minimamente decente para colocar ... infelizmente.

 

Tirando esse nariz Bêbado (infelizmente, ao escrever fui confirmar, e não preciso esperar por amanhã de manhã para o ver a boiar de barriga para cima :thumbdown2: ), todos estão dinâmicos, em cardume e com o comportamento habitual. Os pontos brancos só atacaram (que se veja) os cardinais e bêbados.

 

Assim gostava de saber da opinião de quem sabe mais do que eu :character0050:, até porque sendo amanhã Domingo, tenho receio de não conseguir comprar algum tratamento que seja necessário.

 

Será Ictio ?

Que mais devo fazer ?

Sugestões ?

 

Abraço e obrigado desde já,

 

nm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se os teus peixes teem pintas brancas o mais provavel é ser ictio, já aumentas-te a temperatura para 30º, agora acho que deves comprar um remedio para o ictio.

Eu especialmente uso o Tetra Contralck (remedio liquido), sempre resultou com os meus peixes sem haver baixas ou qualquer tipo de problemas.

Os ramirezis preferem aguas acidas, podias baixar um bocadinho o teu pH.

 

Espero ter ajudado, e boa sorte com os teus peixes.

Cumprimentos, André Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Junto envio foto do estado dos narizes bêbados (os cardinais estão parecidos), para poderem confirmar que é ictio.

 

Não é possível reparar na foto, mas as barbatanas retais (cauda) estão meio "ratadas". Os cardinais possuem os pontos brancos, mas não possuem comportamentos distintos dos habituais nem problemas com as barbatanas.

 

Desde ontem houve as seguintes novidades:

- Aumentei a temperatura;

- Morreu hoje à tarde outro bêbado (vou instaurar lei seca)

- Coloquei 1/2 colher de café de sal (previamente diluída em água do aquário) - só 1/2 colher por causa das corys

- comecei o tratamento com SERA costapur, segundo indicações da loja onde habitualmente compro

 

Agora, daqui a 2 dias, volto a reforçar com SERA costapur, e depois logo vejo se continuo até ao 7º dia ou não :)

 

bebadoscomn.png

 

Irei dando feedback.

Editado por nmiranda
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização:

 

Neste momento, terminei o tratamento de costapur (ao fim do 7º dia).

 

  • Relativamente aos cardinais, houve 1 que foi desta para melhor, quando já pensava que estavam todos bem (ao 3º/4º dia os pontos brancos tinham desaparecido);
  • Relativamente aos bêbados, foi uma razia, houve 10 baixas, sobreviveram 2, que são os que têm as barbatanas quase intocadas, e estão a comer bem e a nadar misturados com os cardinais. Os ponto brancos desapareceram aproximadamente ao 5º dia;
  • As corys nem deram por nada, assim como o SAE; bigsmile
  • Relativamente aos ramirezi, ao 4º dia apareceram ponto brancos (mesmo com temperatura a 30C desde o 1º dia), principalmente na fêmea, tendo desaparecido no macho no 5º dia (uffa). No entanto, ao 7º dia, já sem pontos brancos o macho decidiu ir desta para melhor, tendo ficado a fêmea, que desde hoje de manhã está aparentemente sem pontos brancos e a comer bem.

 

PS: relativamente ao ramirezi macho, ao 6º dia à noite, estava a comer pior, e teve umas danças "estranhas", fazendo umas piruetas estranhas mas voltando a nadar bem depois ... estando morto ao 7º dia de manhã :D

 

Irei nos próximos dias (2 semanas) manter a temperatura do aqua nos 30C, e devo na 3ª feira fazer um TPA de aprox 20% e voltar a colocar o carvão activado no filtro. Se houver alguma sugestão melhor, digam.

 

Vou deixar passar este período de quarentena (2 semanas), antes de voltar a repovoar o aqua para a população original, voltando a partir de hoje ao ritmo de TPA semanal, bloodworms 2x semana (esta semana dei 1 vez) e iluminação 9h/dia. :priere:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Após a razia de 11 bêbados e 1 cardinal, e quando acabei o tratamento de costapur estavam todos óptimos e de boa saúde. E nunca mais houve sinais de ictío. :)

Mantive a temperatura nos 30C, e após uns dias de felicidade no aqua, o ramirezi macho começou a comer pouco, e a ficar estático, até que passados 2 dias morreu. A fêmea continuou feliz da vida, mas há 2 dias começou com o mesmo comportamento até que hoje dei com ela morta.

 

Nenhum destes peixes teve qualquer outro sintoma ou sinais físicos visíveis.

 

Gostava de saber se esta situação se deverá ainda ao ictio ou a qualquer outra causa, pois pretendo retomar a fauna que tinha, especialmente os ramizeris.

 

Sugestões agradecem-se, :laugh:

 

NM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais