horaciosilva Publicado Janeiro 6, 2005 Publicado Janeiro 6, 2005 Tenho andado a preparar um aquário para apistogrammas, e quero com este post pôr à vossa consideração o que fiz e sujeitar-me de bom grado às vossas críticas construtivas. O aquário de que falo não é muito grande; tem 50 litros. Porém, li algures que há americanos a fazer o mesmo que penso fazer com os seus aquários de 10 galões (50 litros é igual a 13,21 galões), pelo que julgo que é suficiente. Ademais, tenho apenas em mente, quando muito, e porque me dizem que os bichos assim preferem, um terceto de uma qualquer variante que a loja a que penso ir tenha na altura. Neste momento, e também para desenvolver uma robusta cultura bacteriana, tenho lá dentro uma prole de escalares com dois meses mais um coridora pequeno; mas não é isso que me preocupa. Utilizei, por baixo de areão de sílica, placas de turfa daquela marca alemã que também se especializou em coisas para artémia, porque quero que as plantas se desenvolvam bem e acentuar a acidez da água. O problema é que (não sei se é mau) a água está com aquela tonalidade amarelada e tenho visto fotos de apistos em aquários translúcidos. O ph tem andado nos 6,5 e os escalares crescem a olhos vistos. Mas e os apistos? Já vi também um aquário de apistos bem escuro e amarelento; o tipo tinha até posto duas folhas de plátano dentro da água para os bichos se abrigarem... Acresce a tudo isto que estou a preparar um conjunto de raízes interessantíssimo, mais os cocos para se recolherem as fêmeas e temo que a tonalidade da água fique pior. A filtragem que penso utilizar julgo ser mais do que suficiente para o volume de água: o pequeno mas amplo Éden 501 que faz 300 litros / hora (consequentemente, “vira” a água 6 vezes numa hora!). O que acham de tudo isto? Tenho pernas para entrar com apistos ou arrumo as botas e dedico-me antes à pesca?... Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)
Recommended Posts