Caracol surpresa


inesdani

Recommended Posts

Olá

À uns tempos comprei uma anubia nana, como ainda não percebo muito de plantas o Sr. da loja lá me aconselhou por esta. Ontem estava a observar a planta e vejo um minusculo caracol numa das folhas. Ele tem andado de um lado para o outro a uma velocidade surpreendente :)

Alguem me pode dizer que caracol poderá ser?

:alberteinstein:

Inês Daniela

 

gallery_50179_2546_11427.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a uma velocidade surpreendente quase que aposto que é um Physia.

 

Algo com isto:

 

 

physia5_750_for.jpg

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um planorbis sp. trata-se efectivamente de um caracol, em sentido restricto, ao contrario dos muitos que aqui se denominam de caracois, sem o serem.

 

na verdade praticamente todos os moluscos gastropodes que aparecem sem os colocarmos no aquario são caracois com excepção dos caramujos da malásia que não o são. Todos os que são comprados nas lojas não são caracois. Se desejas ter gastropodes, deves comprar, se bem que os planorbis até são engraçados, mas...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que não se trate de um Planorbis sp. mas sim, de um Gyraulus sp.

São bastante parecidos, mas uma das coisas que os define é a diferença significativa de tamanho, sendo que o Gyraulus sp. é substâncialmente mais pequeno que o Planorbis sp.

De resto no que toca a termos morfológicos, são bastante semelhantes. Diferem sim, um pouco, a nível comportamental, dado que o ritmo reprodutivo dos Gyraulus sp. é bastante mais acelerado, tornando-o muito mais propício a que se torne em uma praga.

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso depende de ti,

Fica ciente, que se não o fizeres é muito possível que daqui a uns tempos tenhas algumas dezenas deles.

Eles em sí, não são prejudiciais ao aquário e aos seus habitantes, comem algas, e restos de comida em decomposição.

O único contra, é se gostas de os ver ou não...

Eu, pessoalmente, gosto deles, e não tenho necessidade alguma de os remover.

Abraço :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais