Ajuda Meu primeiro aquário ( agua fria salgada )


marco macae

Recommended Posts

Oi pessoal,

 

Acabo de encomendar um aquário com 210 l de capacidade e apesar de andar há uns dias a ler muita coisa, ainda me sobram muitas dúvidas pois tenho lido algumas opiniões contraditórias.

 

http://www.icasa.com/ICA/Templates/popup_k...sp?Refe=KJB100W

 

Em primeiro lugar, este será um aquário 100% com peixes e invertebrados da costa da ilha da Madeira, onde vivo e tenho facilidades em arranjar água salgada, caramujos, lesmas, ermitas, camarões da poça, e claro, diversos peixes do litoral.

 

As minhas primeiras dúvidas têem desde logo a ver com qual o material necessário comprar , para além do que vem com o aquário ( penso que algum que lá vem não será necessário, né? )

 

Bombas de circulação, pelo que li são 100% necessárias, mas quantas, com que potencia, onde colocar, quais as melhores marcas?

 

Escumador? penso que tb será uma exigência.

 

Esfriador, também irei adquirir, mas não faço ideia quais os melhores ( relação preço/qualidade )?

 

Bomba de retorno? é preciso? para que funciona?

 

Que aparelhos mais consideram absolutamente indispensáveis?

 

Outra questão, tem a ver com qual o substracto adequado a um aquário de peixe de costa? Será que devo por areia de coral? se sim qual o tipo aconselhado e de que espessura?

 

Rocha viva posso apanhar cá, mas n será fácil encontrar daquela muito perfurada, ou com muitas saliências, pelo que estou a pensar comprar alguma morta, tipo sansibar, ou aquelas coralinas com muitas tocas e entradas.

 

Que temperatura regular? penso que deve andar entre os 18 e os 21 º , mas ainda não tenho a certeza? devo manter a mesma o ano todo ou mudar conforma também muda a temp da água aqui na madeira que varia entre os 17 e os 22 graus durante todo o ano?

 

Ainda tenho algumas questões mais :) , principalmente quanto ao ciclo inicial e timings de introdução, mas deixo essas para depois pois aqui já lá vão algumas e não quero abusar da vossa generosidade e paciência.

 

Agradeço desde já toda a ajuda possível.

 

PS - Neste momento ando a brincar com um pequeno aquário onde tenho alguns invertebrados, camarões e 4 pequenas tainhitas para limpar o vidro, e uma castanheta.

Editado por marco macae
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tanta dúvida, hehehehe.

 

Tenha acompanhar alguns aquas, ai podes ter uma idea do processo.

 

Aqui fica o meu que penso que possa ajudar.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=136328

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais