[Dúvida] Regulação de Bomba de água


Recommended Posts

Olá,

 

 

Adquiri uma bomba igual à da imagem e sei que apesar de ser "chinoca" existem muitos utilizadores que a possuem !

 

Apenas tenho uma dúvida, na caixa diz "with a stream control valve set in the pump, the stream can be adjusted at will" mas eu não encontro essa válvula de controlo! Será que é necessário desmontar a bomba ou simplesmente ela não existe?!

Já agora se ela não existir existe alguma maneira de lhe diminuir o caudal?

 

 

 

JAD SP 1500 submersible Pump

 

554001781.jpg

 

Para quem não está a conseguir visualizar a imagem, aqui fica o link http://img37.imageshack.us/i/554001781.jpg/

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho uma igual, que utilizo para retirar água dos aquários, e nem sequer sabia que dava para regular o caudal daquela coisa! Como sou curioso, e gosto de dormir sem ter que pensar nas coisas, fui investigar.

 

Então é assim:

 

p11403966344235.jpg

- Sem o crivo de entrada e o adaptador à saída: caudal máximo. Tem a desvantagem dos peixes se puderem enfiar na turbina...

 

 

 

 

p11403956480469.jpg

- Com o crivo de entrada no sítio. O caudal reduz um pouco, mas nada por aí além. O adaptador de saída não interfere em nada, a não ser que... ( ver explicação abaixo )

 

 

 

 

p11403986611112.jpg

- O "truque" está no adaptador de saída! Se reparares, é redondo por fora, mas por dentro é quadrado, assim com a saída na bomba...

 

 

 

 

p11403996724360.jpg

- Se fizeres coincidir o quadrado do adaptador de saída com quadrado na saída da bomba, não há qualquer restrição à passagem da água...

 

 

 

 

p11404006830118.jpg

- Se rodares o adaptador de saída um pouco, como na foto acima, o quadrado da saída da bomba não coincide com o do adaptador! Há um pequeno estrangulamento na passagem de água. Reduz efectivamente um pouco o caudal da bomba.

 

Não estivesse a medir o caudal por hora, com as alterações acima demonstradas, mas nota-se que há de facto uma diminuição de caudal.

 

 

 

Outra coisa que reduz um pouco mais ainda é colocares o outro adaptador que vem com a bomba:

 

p11404017064097.jpg

 

 

 

 

A redução do caudal não deve ser mais que 10 a 20%, mas isso só testando mesmo.

 

 

Cumps.

 

 

P.S. - peço desculpa pela "qualidade" das fotos, mas não me apeteceu ir buscar o tripé...

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wow, grande explicação ::D:

 

Estou a pensar em criar um filtro canister com essa bomba!

 

E o meu principal medo era que o caudal máximo fosse "potente" de mais para o meu aquário 50L, mas penso que com a explicação e talvez (se necessário ) a adição de uma torneira na mangueira isso se resolva.

 

 

Obrigado pela ajuda

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Atenção que se colocares torneira, e sempre na saída da bomba, se estrangulares muito a saída de água, esforças a bomba, e pode danificar ou o veio o enrolamento do "motor".

 

Qualquer dúvida estás à vontade, desde que eu saiba explicar ;)

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.