Recommended Posts

Publicado (editado)

boas pessoal!!

está para breve (espero eu) a montagem do meu aquario de 210L, tem 1,20m de comprido e neste momento estou com algumas duvidas de planeamento e preciso de ajuda num aspecto essencial, a iluminaçao, o aquario tem 120cm de comprimento e 50cm de altura, tenho em vista uma calha de iluminaçao com 4x39w T5 o que dá um total de 156w de iluminaçao, mas a questao centra-se no facto da calha ter apenas 100cm, posso comprar o modelo de 120cm mas como vai ser para ficar suspensa penso que em termos estéticos a calha de 100cm fique bem, ja vi alguns aquarios com calhas suspensas e nem sempre a calha condiz com o tamanho do aquário, e até acho que fica bem a calha mais pequena suspensa por cima, e quando falo em mais pequena estou a falar de uma diferança de 10cm de cada lado, centro bem a calha e esteticamente fica bem, o facto de ser suspensa faz com que a altura da calha ao aquario ajude á dispersao uniforme da luz. que acham?

ahh e mais uma coisa que tambem me comsome o juízo... as 4 lampadas sao T5 e cada uma tem 10 000K sinceramente nunca percebi muito bem a historia dos Kelvins nas lampadas, no caso da "minha" calha cada lampada tem 10 000K... Bom ou mau?

cumprimentos

Nuno Francisco

Editado por nuno francisco
Publicado:

Olá Nuno,

O problema que te pode surgir é ficares com zonas sombreadas nos cantos do aqua. Ao subires a lumin´ria ganhas em dispersão luminosa mas perdes em profundidade (penetração na coluna de água).

As lâmpadas que falas devem ser as lâmpadas de origem e penso (quase a certeza) que têm um índice baixo de restituíção crom´tica (irc ou cri), ou seja, a capacidade de uma fonte de luz reproduzir a cor de um objecto o mais próximo possível da realidade.

A temperatura de cor das lâmpadas prende-se muito ao facto do equilíbrio entre o que o olho humano "gosta" e consegue visualizar e o que realmente as plantas absorvem melhor.

Posto isto, que tipo de aquário tens em mente?

Saudações cordiais,

Ricardo Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

eu estou a pensar em criar duas ilhas nos cantos com uns fetos e uma anubias nos troncos e uma echinodorus na parte de tras dos troncos nada de especial mas com alguma densidade de "verdura" e depois na parte "despedida do aquario tento uma planta de tapete que agora nao me ocorre o nome mas que penso nao ser muito dificil de vingar (nada de "cuba" ou parvulla é uma outra..) vou usar substrato fertil (o da SERA, sei que nao é XPT'O mas acho que serve) Co2 vai ter mas é daquele em recargas com um difusir de copo, uma vez mais digo que nao é uma montagem de plantado ou algo com muito investimento mas o que vai ter acho que é o suficiente para manter o aquario saudavel, ahh o fertilizante liquido é que vai ter a hipotese de ser melhorzinho, vou optar pelo TROPICA. em relaçao á fauna tenho em ideia um cardume de neons ou bebados uns tetrazinhos, uns peixinhos de limpeza (ottocinclus?? raposas, e um casal de ancistrus) e depois uns escalares, quero que o aquario tenho um aspecto amazonico... e neste momento o tipo de luz da calha é que me esta a dar que pensar porque é uma luz muito branca, nao vai realçar a cor das plantas nem dos peixes, acho que vai dar um ar um pouco artificial, mas tambem ainda nao vi T5 com especificaçoes do genero GRO LUX ou DAY LIGHT.

so por curiosidade o filtro é um RENA XP3

um abraço

Nuno Francisco

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!