Dúvidas sobre limpeza do aquário


peixe12

Recommended Posts

Tenho um aqua de 30 litros com um filtro de 200.

Tenho 2 guppys, 4 neons, 2 corydoras e 1 limpa vidros.

Tenho anubias e ludwigias.

O problema é que de uma semana para a outra o fundo do aquário fica sujo e os vidros também, apesar de limpar o substrato e trocar 1/3 da água e de limpar os vidros.

Que devo fazer de forma aumentar os periodos de limpeza?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou inexperiente ainda nisto, se o aquario fosse recente diria que o material não foi bem lavado.

 

 

 

Talvez os filtros não estejam a fazer o trabalho como deve de ser ... suponho eu ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aqua de 30 litros com um filtro de 200.

Tenho 2 guppys, 4 neons, 2 corydoras e 1 limpa vidros.

Tenho anubias e ludwigias.

O problema é que de uma semana para a outra o fundo do aquário fica sujo e os vidros também, apesar de limpar o substrato e trocar 1/3 da água e de limpar os vidros.

Que devo fazer de forma aumentar os periodos de limpeza?

 

Diz-me uma coisa... quantas horas de luz tens?

Seria também conveniente que colocasses o setup completo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião devias fazer apenas uma coisa, ver os parâmetros da água em termos de nitritos e amónia, se estiver tudo bem com esses valores devias deixar como está, é que o limpa vidros deve estar gordinho e a sentir-se em casa, :drool3:.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Mas o aquário está sujo com o quê?

 

Alguma coisa que possas identificar como algas?

 

Que tipo de iluminação tens? Watts? Potência?

 

Parece-me que tens um período muito alargado de iluminação para pouca fauna?

 

Tens substrato no aquário?

 

Não estarás a remexer muito o fundo e a libertar mais carga orgânica para a coluna de água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iluminação 2x7 watts.

Tenho substrato que vai ficando castanho escuro de uma semana para a outra.

Já diminuí a tempo de luz para 10 horas.

Tenho notado que as corydoras andam muito paradas.

Quando mexo no substrato a água fica toda suja com o lixo que vem do fundo do aqua. Basicamente parece graus de pó castanhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando limpas o aquário, aspiras o fundo do aquário?

 

É conveniente, com equipamento específico, limpar-se o areão que não tem as plantas, pois os restos de comida e detritos acumulam-se entre as pedras e esse aspirador de fundo permite uma limpeza mais acentuada do areão evitando assim a acumulação de detritos que se soltam ao minimo toque no mesmo ou com as corys a revoltar o chão.

 

Não sabendo se já fazes essas limpezas, deverás verificar se a comida é a indicada para os animias, pois poderá não estar a ser consumida pelos peixes e a ficar depositada no fundo, apodrecendo e de seguida contaminando todo o ambiente.

 

EDIT:

Vê igualmente se o teu filtro está a fazer a circulação convenientemente pois poderá não estar a reter a sujidade tão bem como deveria, aumentando assim a degradação da qualidade da água.

 

As corydoras provavelmente estão paraditas porque são apenas 2. Esses animais simpáticos precisam de estar em cardume e talvez estejam assustados quando te chegas mais perto do aquário.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faria o seguinte, que foi o que fiz aqui em casa, arrajava uma ampularia, estes animais comem restos de comida entre outras coisas, ate animais mortos e folhas mortas, se sao algas castanhas verdes ou brancas elas tambem comem e isso e importante para a estabilidade do aquario e o limpa vidros adora algas.Se os parametros estiverem bons faria isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei um sifão para fazer limpeza do aqua.

Na última limpeza que foi à 10 dias, utilizei o sifão e tirei parte do areão para limpar.

Tenho dúvidas em relação ao filtro se os 200 são suficientes para os 30 litros do aqua.

Em relação à ampularia já ouvi dizer que dão cabe das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom quanto as ampularias le sobre elas depende da especie existem duas que nao fazem mal algum a plantas a menos que a planta ja esteja mal, sei que nem todas as lojas vendem as ampularias certas a minha nao faz mal algum a plantas ou folhas saudaveis. tenho um aquario de 31 litros com um filtro de topo 200 l h e nao da problema algum, mas se quiseres sempre podes ver um externo tipo os eden 501 que ha na pet4you como apoio a esse que tens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.