Recommended Posts

Publicado

Boas, heis os valores que verifiquei hoje...

não sei se me ando a enganar nas contas de conversao ou não...

PH:8

GH: 120ppm

KH: 70ppm ou 3,92 dKH

Po4: 0,2

Nh4:0

No3: 10ppm

No2: 0,05ppm

Deveria supostamente ter um PH de 7 ou 6,5?

dKH de 7?

Po4 abaixo de 0,1?

No2 de 0?

Opinões? são bem vindas... o que estou a fazer de mal? Como corrigir?

/Serge

/Serge

Publicado:

Boas,

Pela minha experiencia vamos separar em três aspectos.

Po4: até 0,2 estás bem. se for abaixo emlhor mas é díficil. Aquários povoados, Plantas/folhas em decomposição, comida a mais ou comida que polui muito como a papa. Todos estes aspectos levam a subir o Po4. Também os buffers são fontes de po4.

Ciclo de Azoto - Amónia, Nitrito, Nitratos - 0, 0, <20. São parametros adequados. Até que as bactérias se instalem e cumpram o ciclo, o meu conselho é tpas até acertar. Com os teus parametros que não são nada elevados tpa é preferível a produtos quimicos para a água.

PH - KH - GH - PH 8 é elevado para discos. eu prefiro 7.0. KH - 4, GH - 8-12 são os parametros que eu uso. Verifica o PH da àgua da toneira e tenta com TPAs. Mto cuidado a tentar baixar o KH e o PH pq podes acabar com o o efeito buffer do KH e ter um crash acido. O que faças faz devagar. Se a água da torneira tiver um PH alto existe pessoal que vai ao LIDL e compra garrafões para misturar. Eu tive de misturar água de osmose com água filtrada para conseguir estabilizar os meus parâmetros.

Cumptos,

Nuno

Publicado:

Olá Nuno,

obrigado, de facto estava a pensar na TPA's. A agua da torneira sai a 7 / 7,5 em Cascais ( Murches). Meti plantas a dois dias para tentar baixar os fosfatos, nunca tive plantas antes e estes valores ja se verificava. De vez em quando tinha algas...

Vou ver o que dá as TPA's... Volto dar feedback em breve...

Outra coisa que tinha alto é a temp que estava a 30. Baixei para chegar ao 28C.

/Serge

/Serge

Publicado:

Boas,

Existem dois tipos de algas. Umas que crescem com Po4 e outras com Silicatos. Existe um doc no site da JBL bastante completo sobre este assunto.

Aqui no Estoril tenho mto silicato na água e por isso tb tenho umas algas.

Cumptos,

Nuno

Publicado:

good to know! tenho algumas algas, muito pequenas nos troncos no entanto que ainda nao me incomandem me... mas é um dos motivos do meu post.

/Serge

/Serge