sergealain Publicado Setembro 26, 2010 Publicado Setembro 26, 2010 Boas, heis os valores que verifiquei hoje... não sei se me ando a enganar nas contas de conversao ou não... PH:8 GH: 120ppm KH: 70ppm ou 3,92 dKH Po4: 0,2 Nh4:0 No3: 10ppm No2: 0,05ppm Deveria supostamente ter um PH de 7 ou 6,5? dKH de 7? Po4 abaixo de 0,1? No2 de 0? Opinões? são bem vindas... o que estou a fazer de mal? Como corrigir? /Serge /Serge
nprfrb Publicado: Setembro 26, 2010 Publicado: Setembro 26, 2010 Boas, Pela minha experiencia vamos separar em três aspectos. Po4: até 0,2 estás bem. se for abaixo emlhor mas é díficil. Aquários povoados, Plantas/folhas em decomposição, comida a mais ou comida que polui muito como a papa. Todos estes aspectos levam a subir o Po4. Também os buffers são fontes de po4. Ciclo de Azoto - Amónia, Nitrito, Nitratos - 0, 0, <20. São parametros adequados. Até que as bactérias se instalem e cumpram o ciclo, o meu conselho é tpas até acertar. Com os teus parametros que não são nada elevados tpa é preferível a produtos quimicos para a água. PH - KH - GH - PH 8 é elevado para discos. eu prefiro 7.0. KH - 4, GH - 8-12 são os parametros que eu uso. Verifica o PH da àgua da toneira e tenta com TPAs. Mto cuidado a tentar baixar o KH e o PH pq podes acabar com o o efeito buffer do KH e ter um crash acido. O que faças faz devagar. Se a água da torneira tiver um PH alto existe pessoal que vai ao LIDL e compra garrafões para misturar. Eu tive de misturar água de osmose com água filtrada para conseguir estabilizar os meus parâmetros. Cumptos, Nuno
sergealain Publicado: Setembro 27, 2010 Autor Publicado: Setembro 27, 2010 Olá Nuno, obrigado, de facto estava a pensar na TPA's. A agua da torneira sai a 7 / 7,5 em Cascais ( Murches). Meti plantas a dois dias para tentar baixar os fosfatos, nunca tive plantas antes e estes valores ja se verificava. De vez em quando tinha algas... Vou ver o que dá as TPA's... Volto dar feedback em breve... Outra coisa que tinha alto é a temp que estava a 30. Baixei para chegar ao 28C. /Serge /Serge
nprfrb Publicado: Setembro 27, 2010 Publicado: Setembro 27, 2010 Boas, Existem dois tipos de algas. Umas que crescem com Po4 e outras com Silicatos. Existe um doc no site da JBL bastante completo sobre este assunto. Aqui no Estoril tenho mto silicato na água e por isso tb tenho umas algas. Cumptos, Nuno
sergealain Publicado: Setembro 27, 2010 Autor Publicado: Setembro 27, 2010 good to know! tenho algumas algas, muito pequenas nos troncos no entanto que ainda nao me incomandem me... mas é um dos motivos do meu post. /Serge /Serge
Recommended Posts