Equipamento para comecar no mundo da aquariofilia


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Como podem reparar este vai ser o meu primeiro post aqui no forum!

Comecei a interresar-me pela aquariofilia à menos de uma semana para cá. Até agora tenho lido algumas coisas sobre este mundo espetacular que a cada dia que passa me surpreende mais :thumbup3:!!

 

No fim de ter lido e percebido ja as bases para poder entrar neste mundo com relativo sucesso, chegou a altura de comecar a procurar o equipamento necessário. Como é natural tenho milhões de dúvidas sobre tudo e mais alguma coisa LOL.

 

Ando á procura do essencial para poder manter um aquário plantado (acho que é o termo correcto).

 

Como é normal vou comecar com flora ( que é o que inda me causa mais duvidas) que os mais experientes aconselham para principiantes, ou seja, as consideradas de facil manutenção.( não me perguntem o nome delas, porque para quem começou só a olhar para este mundo nesta terça feira acho que já é pedir demais :mrgreen: )

 

Em relação a fauna inda não pensei muito no assunto. Como não tenh experiencia nenhuma no assunto vou mesmo ter de instalar o aqua plantado e ir fazendo os tenstes de PH e Nitratos até que o aqua finalmente estabilize para poder inserir os peixes ( só nesta altura e com os resultados do ph irei debruçar-me mais sobre a escolha dos peixes). Gosto de gupis mas talvez vá para os neons visto que são considerados peixes resistentes, e com facilidade de reprodução. Vou também ter que pensar numa equipa de limpeza. Os chamados limpa vidros (otocinclus ne?!?), e outros pretos com riscas brancas que também andam sempre nas limpezas (desculpem a minha ignorançia mas estes não me lembro mesmo do nome!). Enfim como repararam só tenho interresse por agora em peixes de tamanhos pequenos!

 

Então comecei a procurar aqui na net por um aquário decente e encontrei este:

 

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/prod...ezi&menu=53

 

Gostava de saber a vossa opinião:

 

é de 80litros, ja vem com filtro externo ( que vai ser prioridade para mim), e 2 lamadas de 18w t8, (que acho que para um aqua de iniciação ja deve ser suficiente!!) e com um termoestato de 100w.

 

Gostava de saber a vossa opinião.

 

Como não conheco marcas não sei se vale a pena ou não.

Outra duvida que surge é:

 

os materias filtrantes do filtro externo chegarão a uma altura que terão de ser substituidos! Esses materiais são facilmente encontraveis no mercado ou só as proprias marcas os fornecem? e se o filtro for de uma marca menos conceituada não terei dificuldade em encontrar esses mesmos matériais filtrantes?

Ainda hoje fui numa agriloja e tinham la uns filtros externos para aquas de 150-230L que custavam cerca de 110 euros ( não lembro a marca :/), e reparei que tinha 3 tipos de materiais filtrantes. um filtro mais fino, um mais grosso e tinha também carvão (carvão activado?). Esses materiais são considerados consumiveis né? São faceis de encontrar no mercado?

 

Gostava de saber a vossa opinião e ouvir os vossos conselhos ^^.

Desde já obrigado e desculpem o post enorme.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá sejas muito bem-vindo

 

olh vou tentar ajudar-te

 

-Convém agora como estás no inicio tentar informar-te primeiro sobre as bases da manutenção de um aquario por assim dizer. É importante que estejas informado sobre o ciclo do azoto, como realizar uma troca parcial de agua(tpa), quais os parametros importantes de agua para os peixes e como mante-los estaveis e dentro de niveis optimos se possivel, como fazer a aclimatização de peixes novos, quais as necessidades básicas das plantas

Espero não te ter assustado, isto parece muita coisa, mas uma vez sabida já não se esquece. E é uma experiência estimulante pesquisar estas informaçãoes, ver fichas de peixes, ver fotos de plantas, aprender com os erros e experiencias dos outros hobbistas,....

 

Quanto a esse kit, parece-me suficiente e adequado para o que pretendes, na minha opinião...

 

As materias filtrantes são de certo modo universais, podendo ser usadas em varios tipos de filtros e de varias marcas, umas são de certo modo eternas só necessitando de limpeza regular, outras precisam de ser substituidas, depende da materia filtrantes em causa....

 

As plantas, aconselho-te este topico do forum: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=163873, visto que penso que seja isto que pretendes, um aquario plantado sem muita exigência....

 

Depois os peixes tens de os escolher consoante o tamanho que atingem, ver se são compativeis entre si, e se apresentam as mesmas exigências de parametros da agua (ph, temp, dureza,etc)

 

Podes sempre apresentar aqui porteriormente um projecto do que queres(quais os peixes, quais as plantas, etc..) e depois alguem te ajudará

 

Mas olha agora vai com calma, não há pressa, vai-te informando primeiro e depois sim avanças, é preciso é paciência para o bem dos peixes. Não se consegue montar um aquario de um dia para o outro sem que isso acarrete consequências para os seres vivos do teu aqua

 

Espero ter ajudado, qualquer coisa pergunta

Cumps

Editado por Simaox7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá sejas muito bem-vindo

 

olh vou tentar ajudar-te

 

-Convém agora como estás no inicio tentar informar-te primeiro sobre as bases da manutenção de um aquario por assim dizer. É importante que estejas informado sobre o ciclo do azoto, como realizar uma troca parcial de agua(tpa), quais os parametros importantes de agua para os peixes e como mante-los estaveis e dentro de niveis optimos se possivel, como fazer a aclimatização de peixes novos, quais as necessidades básicas das plantas

Espero não te ter assustado, isto parece muita coisa, mas uma vez sabida já não se esquece. E é uma experiência estimulante pesquisar estas informaçãoes, ver fichas de peixes, ver fotos de plantas, aprender com os erros e experiencias dos outros hobbistas,....

 

Quanto a esse kit, parece-me suficiente e adequado para o que pretendes, na minha opinião...

 

As materias filtrantes são de certo modo universais, podendo ser usadas em varios tipos de filtros e de varias marcas, umas são de certo modo eternas só necessitando de limpeza regular, outras precisam de ser substituidas, depende da materia filtrantes em causa....

 

As plantas, aconselho-te este topico do forum: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=163873, visto que penso que seja isto que pretendes, um aquario plantado sem muita exigência....

 

Depois os peixes tens de os escolher consoante o tamanho que atingem, ver se são compativeis entre si, e se apresentam as mesmas exigências de parametros da agua (ph, temp, dureza,etc)

 

Podes sempre apresentar aqui porteriormente um projecto do que queres(quais os peixes, quais as plantas, etc..) e depois alguem te ajudará

 

Mas olha agora vai com calma, não há pressa, vai-te informando primeiro e depois sim avanças, é preciso é paciência para o bem dos peixes. Não se consegue montar um aquario de um dia para o outro sem que isso acarrete consequências para os seres vivos do teu aqua

 

Espero ter ajudado, qualquer coisa pergunta

Cumps

 

 

Obrigado Simão

 

Sim eu agora quero ir com calma...ver os preços e tentar comparar os equipamentos.

A nivel de ciclo já percebi, e também ja sei que se deve fazer tpa´s regulares (20 a 30%) com base no nivel de nitratos e tal... Agora acho que so mesmo comecando com um aqua é que se comeca a sentir a coisa.

 

Otra duvida que me surge tambem e o sistema de iluminação... T5 e T8 quais as diferencas? Se comprar um aqua com um sistema de iluminação fraco é facilmente substituido por otro se a calha for inserida na cobertura? Tenho medo de me precipitar ao comprar um aqua piorzinho e mais para a frente ter que gastar o dobro do que poderia ter gasto agora!

 

Sobre o site ta aberto e a leitura ja está a ser feita^^

 

Obrigado mais uma vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois isso de lâmpadas não é um assunto onde me sinta à vontade, porém posso te dizer que a referência T5 ou T8 entre outras coisas refere-se ao diâmetro da lampada, e posso ainda dizer-te que as T5 são ligeiramente mais eficientes (mas não é por ai ;))

 

O kit que pretendes tem 30w de luz e 80l de agua, isso dá 0,38w/litro, de facto só dá mesmo para manter plantas menos exigentes. Mas isso não quer dizer que o resultado final não seja um plantado 5* ;)

 

cumps

Editado por Simaox7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois isso de lâmpadas não é um assunto onde me sinta à vontade, porém posso te dizer que a referência T5 ou T8 entre outras coisas refere-se ao diâmetro da lampada, e posso ainda dizer-te que as T5 são ligeiramente mais eficientes (mas não é por ai ;))

 

O kit que pretendes tem 30w de luz e 80l de agua, isso dá 0,38w/litro, de facto só dá mesmo para manter plantas menos exigentes. Mas isso não quer dizer que o resultado final não seja um plantado 5* ;)

 

cumps

 

Pois... mas eu ainda quero pesquisar mais...achei um aqua de 80l muito pequeno ;)... mas se calhar la tou eu com as manias da grandeza sei la. quanto maior a altura maior e a queda :/...

Não sei por que mas tenho a sensação que um aqua que vem com akeles kits parece-me coisas muito pouco pensadas!

Preferia comprar tudo em separado! assim smpre conseguia seguir as " tais regras" do 0,5~1w por litro, filtro com l/H 4 a 5x superior aos litros do aqua, termostato 0,5~1w por litro e tal... não sei...

Também aqui na minha regiao (ribatejo) não sei onde possa encontrar lojas de confiança! Acho que vou ter mesmo que recorrer aos patrocinadores...

Conheces algum loja com site que vendam aqua com preço e litragem indicados?

Tive a procurar em alguns patrocinadores mas assim a primerira vista não tem muita informacao nos sites deles...e os aqua que encontro raramente trazem iluminação boa. :/

 

Ando a descoberta... Se me puderes indicar algum caminho agradecia^^

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ok, eu é que percebi mal quando disseste que o filtro externo era uma prioridade. Eu interpretei como se fosse para ti uma prioridade o aquario já vir com filtro, mas esquece my mistake lol

 

Pois eu pessoalmente nunca comprei um aquario, muito menos um kit, sempre os montei nas medidas que queria, mas se fosse a ti tentava procurar por um aquario na pet4you.net, bem como o resto do equipamento

Acho os preços em conta, e tem muita escolha, e o dono é um porreiro

 

tens é de ter em conta que vais gastar provavelmente mais do que comprando o kit

Editado por Simaox7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.