Inicio do 1º Aquario.


dariomgsilva

Recommended Posts

Bem pessoal sempre gostei de aquários e sempre pensei que fosse muito caro e dispensar muito tempo para a sua manutenção. Falei com o meu primo e ele disse-me que não era assim como eu pensava.

 

Agora tenho mais uma razão para lançar neste novo hobbie que ando a pesquisar porque a minha mulher também acha um fascínio e adora aquário.

 

Sei que muito vão dizer para pesquisar o fórum porque tem muito tópicos onde posso aprender, eu já andei pelo tópico a ler desde que registei no fórum, mas não tenho muito tempo para pesquisar e ler com 100% de dedicação e sou muito Noob nesta matéria.

 

Por isso queria algumas opiniões do pessoal para as minha duvidas.

 

 

1ª Tamanho do Aquario para iniciação.

2ª Fauna (plantas) Verdadeiras ou falsas para a 1ª vez, vantagens e desvantagens.

3ª Tipo de Peixes

4ª Kit´s ou acessorios importantes.

5ª Sou de arredores de Almada, lojas onde posso informar e pesquisar preços.

 

 

Obrigado pela ajuda isto para arrancar é daqui a 1 mês.

 

 

Dário Silva

Editado por dariomgsilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

Para iniciação na minha opinião para cima de 60Cm,ou 60Cm.

Quanto maior for o áqua,mais facil,e a manuenteção na parte biologica

do áqua.

Plantas sempre verdadeiras,e em tudo bom para o áqua,e peixes.

Tipo de peixes,só depois de teres o áqua montado,e o ciclo do azoto

feito,ficarás a saberes que PH ficas+ao-.Ai podes escolheres os peixes

em função do PH que tens,peixes ao teu gosto.

Acessorios que deves ter,um termoestato,um Filtro extrior,ou mochila.

Luz,que faz falta para as plantas,e peixes.Bom lojas,o vais aqui aos

Patrocinadores aqui do Forum,ou deves ter lojas ai na tu zona.

Agora quero-te dizer lê muito aqui no Forum tudo sobre aquáriofilia,

têm muita calma,que e para não t€m arrependeres,e muita boa sorte,

qualquer coiza,estamos todos aqui para ajudár.

Cump: A.S :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao maravilhoso mundo da aquariofilia!

 

Se és de Almada estás com sorte, tens a Avipeixe na rotunda do centro sul e a Koy Park junto ao Fórum Almada.

 

Não vás para as artificiais tornam o aqua muito "artificial" começa por plantas naturais de facil manutenção.

 

Peixes tens uma imensidão, tens que ser tu a escolher no que te queres meter....

 

Grande abraço e boa sorte.

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao forum.

 

1ª Tamanho do Aquario para iniciação.

 

Aqui tamanho interessa. Quanto maior melhor.

 

2ª Fauna (plantas) Verdadeiras ou falsas para a 1ª vez, vantagens e desvantagens.

 

Tudo depende de quanto estás disposto a gastar em iluminação. Vê aqui mais informação: www.tropica.com

 

3ª Tipo de Peixes

 

Em principio os que gostares mais. Atenção ao tamanho que alcançam quando adultos, às incompatibilidades entre espécies, da mesma espécie e da água que podes conseguir ter no aqua. Pesquisa mais.

 

4ª Kit´s ou acessorios importantes.

 

O material necessário a garantir a sobrevivência dos teus animais: filtro e aquecedor (se forem peixes de água quente)

 

5ª Sou de arredores de Almada, lojas onde posso informar e pesquisar preços.

 

As lojas na internet também são uma boa opção. Porque não procurar igualmente nos patrocinadores?

 

Algumas dicas:

1 - Vai com calma;

2 - Tem calma;

3 - Pede orçamentos ou compara preços;

4 - Compra num local que te inspire confiança, o barato por vezes sai caro;

5 - Quanto mais quiseres no inicio mais te saírá caro o hobbie;

6 - Tenta ter consciência dos teus primeiros passos;

7 - Pergunta. Não faz mal nenhum.

8 - Pesquisa. Ainda faz menos mal.

9 - Paciência é algo que aprendemos a ter com este hobbie. Está atento.

10 - Boa sorte.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal obrigado pelas dicas, tipo eu estaria a pensar em comprar as coisas devagar para ter tudo preparado daqui a 1 / 2 meses e como tal devido a ter muitas lojas por Almada queria comprar as coisas separado porque como vocês dizem os kit´s nem sempre estão como deve de ser, trazem umas coisas boas outras más e por isso estava a pensar em comprar tudo separadamente vendo loja a loja comparando preços.

 

Poderão indicar aqui o material bom e barato para começar a minha procura pelas lojas, é que assim aproveito que estou de férias. Desculpem estara a ser chato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderás ver/ler ao longo das pesquisas que faças por aqui, que existe uma inclinação para filtros externos, pelo que poderás considerar a compra de um, caso haja agora disponibilidade financeira suficiente para a compra de um.

 

Repara que existem filtros internos muito bons, a questão pode-se prender com o facto do mesmo te ocupar espaço dentro do aqua que poderá ser util para outras coisas bem como na facilidade de limpeza.

 

Os kits que existem à venda, salvo raras excepções, são perfeitamente capazes de garantir a sobrevivência dos peixes, a questão reside no facto de às vezes, o filtro ou a iluminação serem "à tabela" no casod o filtro e "insuficiente" no caso da iluminação, que sirva para manteres muitas plantas.

 

Tudo depende do teu gosto, daquilo que queiras ter e da tua disponibilidade financeira aliado aos conhecimentos que tens.

 

Uma dica:

 

Onde vais colocar o aquário?

Tens um móvel em condições?

Que medidas tens ali?

Qual é o espaço que podes ocupar com o aquário?

 

Vais comprar móvel também?

 

São uma série de "contas" que terás de fazer e depois de defenir a medida/capacidade final do aquário, poderás assim definir o que queres comprar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderás ver/ler ao longo das pesquisas que faças por aqui, que existe uma inclinação para filtros externos, pelo que poderás considerar a compra de um, caso haja agora disponibilidade financeira suficiente para a compra de um.

 

Repara que existem filtros internos muito bons, a questão pode-se prender com o facto do mesmo te ocupar espaço dentro do aqua que poderá ser util para outras coisas bem como na facilidade de limpeza.

 

Os kits que existem à venda, salvo raras excepções, são perfeitamente capazes de garantir a sobrevivência dos peixes, a questão reside no facto de às vezes, o filtro ou a iluminação serem "à tabela" no casod o filtro e "insuficiente" no caso da iluminação, que sirva para manteres muitas plantas.

 

Tudo depende do teu gosto, daquilo que queiras ter e da tua disponibilidade financeira aliado aos conhecimentos que tens.

 

Uma dica:

 

Onde vais colocar o aquário?

Tens um móvel em condições?

Que medidas tens ali?

Qual é o espaço que podes ocupar com o aquário?

 

Vais comprar móvel também?

 

São uma série de "contas" que terás de fazer e depois de defenir a medida/capacidade final do aquário, poderás assim definir o que queres comprar...

 

 

Ia agora mesmo colocar agora fotos sobre 2 possiveis sitios que posso colocar o Aquario:

 

 

São fotos tiradas de telemovel....

 

1º foto ...

 

13092010012.jpg

 

 

É no hall de entrada onde não existe luz nenhum durante o dia fica no meio da casa longe da luz que entra pelas traseiras e da entrada do apartamento.

 

 

2ª Foto

 

13092010013.jpg

 

É na sala aqui entra muita luz do Dia de manha o sol bate de frente e à tarde vira sombra.

 

 

 

3ª foto

 

13092010014.jpg

 

 

tenho apenas este movel pequeno em que pode servir provisoriamente ate ter bom dinheiro para comprar um movel decente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

De facto tens de considerar um móvel, pois é baseado na medida do mesmo que vais saber qual a dimensão do aquário.

 

Tem igualmente atenção que quanto maior for o mesmo, mais peso terá.

 

E suspeito que esse móvel provisório não irá suportar muito peso.

 

Parece-me ser de madeira sólida, mas…aguentará?

 

Faz as contas à medida do móvel (cump x larg x altura que queres o aquário) e divide por 1000, obterás os litros do aqua que dará para aí e depois converte em kilos e terás uma ideia se o móvel provisório aguentará o peso…

 

A ideia de comprar o kit (com móvel) será porventura a solução, se bem que mais cara.

 

Tens jeito para a bricolage?

 

Existem por aqui excelentes construções de móveis para aquários, pesquisa na secção DIY.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Dario,

 

Eu sugiro que optes por comprar o material em separado. Os kits são porreiros porque são baratos, mas depressa verás que são extremamente insuficientes em termos de filtragem e de iluminação :(

 

As medidas que indicas são boas para um começo.

 

Podes sempre colocar nos classificados do fórum aquilo que procuras e verás que encontras óptimas soluções a preços bem acessíveis. Se soubesse o que sei hoje teria feito isso mesmo, por isso é que te estou a alertar para essa hipótese.

 

Quanto às plantas, naturais, sem dúvida. São muito mais bonitas e úteis para o equilibrio do próprio aquário. E poderás sempre divertir-te ao ver o seu crescimento e a moldar a sua forma (com podas).

 

Quanto à fauna, tudo dependerá das caracteristicas da água da tua zona (pH, dureza). Depois poderás optar por entre as mais várias espécies existentes, tendo sempre em conta o tamanho e a compatibilidade.

 

Como te foi dito, antes de tomares qualquer decisão, lê, pesquisa, pergunta as vezes que forem necessárias. Verás que desta forma conseguirás resultados bem mais satisfatorios, quer para a tua montagem, quer para a tua carteira :medieval_mace:

 

Do que precisares, está à vontade, estou aqui para te ajudar :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é isso mesmo tenho lido e entendi mais ou menos as coisas, penso que a 1º coisa a fazer é procurar e comprar o Aquario certo. depois aos poucos começar a comprar as outras coisas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora pessoal e em que sitio para colocar o de 60cm, na parte onde tem menos luz mas mesmo pouca ou na sala onde sempre vai dando luz do dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal mandei um email a uma empresa que faz e vende aquarios, fiquei deliciado com o preço do de 80 cm . o que aconselham....

 

 

Aquario 50x25x30 - 15.00 €

Aquario 60x30x35 - 24.00

Aquario 80x30x40 - 40.00

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o movel que tenho aqui não vai dar pro de 80cm caso opte por ele, hoje vou dar uma voltinha para ver uns e tirar umas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem estou inclinado para comprar este aquário que vem com móvel. o que acham....

 

 

14092010015g.jpg

 

14092010016.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah e não trás termostato, terias de comprar à parte.

 

O problema dos kits é serem sempre fraquinhos em termos de equipamento.

Porque não fazes uma procura aqui no fórum sobre o material? Colocas nos classificados do fórum o que andas à procura e verás que há sempre alguém com bons negócios ;)

É um conselho... Eu se soubesse o que sei hoje tinha poupado bastante se tivesse feito isso. Para a próxima montagem é o que vou fazer ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o kit não trará aquecedor igualmente... se clhar estou enganado, pois os kit's que conheço dessa marca têm igualmente um aquecedor. Vê lá isso.

 

Quanto à iluminação certifica-te que é suficiente para aquilo que queres agora no inicio, por exemplo se queres umas plantitas, se calhar a iluminação dará (por agora) se queres algo mais elaborado, terá que fazer o upgrade à iluminação se a mesma não to permitir.

 

São quase quase 200 euros de compras. De uma "virada" só...Reflete, pensa se vale a pena, pondera os prós e os contras. Se for isso então... esperamos ver isso montado.

 

Se estás com duvidas, dá uma vista de olhos nos "usados" e se o comprador tiver um bom feedback pode ser que consigas um bom negócio, pelo menos agora que estás a (re)descobrir este teu gosto.

 

Eu por exemplo comecei com um kit de 60 e tal € para um aquário de 60 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem estou triste :girlhitboy: penso que vou ter de adiar a minha iniciação, a minha Maria acha isto muito caro e que não quer gastar dinheiro. Estou triste mesmo, andava já todo entusiasmado....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai vendo nos classificados aqui no fórum poderás encontrar algo mais em conta e que a tua maria aceite melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desistas.

 

Eu há um ano que ando a reunir material. E estou agora com o meu montado (ciclar) e ainda vou demorar a colocar peixes, pois ainda estou a tratar (poupar) da iluminação que irei construir para me ficar mais barato.

 

Eu por exemplo, tenho um aquário que mandei fazer de 112 litros e custou-me 40 €.

É questão de procurares e estar atento a bons negócios (desde que o vendedor te inspire confiança).

 

O filtro externo que tenho comprei em 2ª mão a um membro com um bom feedback à mais de um ano. E lá está a bombar.

O termoestato foi comprado numa compra conjunta quase um ano depois...

 

Como vez é um passo de cada vez e por isso não desistas se gostas mesmo de peixes.

 

Porque não começares numa coisa mais "barata"?

Só para matar o bicho?

O material podes sempre aproveitar para um aquário de quarentena. Se estimares o material pode-te durar anos.

 

Montei à 15 dias um aquário à sogra e coloquei material que tem mais de 5 anos e que estava parado à mais de 1 ano.

 

Vai com calma, se não podes ter iluminação agora, compra um luz mais fraquita e depois aumentas.

Se não podes ter o aqua densamente plantado, vai para plantas com poucas exigências de luz: anubias, etc.

Se não podes ter um aqua de 80 litros vai para um de 60.

Em vez de teres 20 peixes tens 10 e esses 10 vais adorar tê-los.

 

Constroi o móvel. Pode ser que te surpreendas!!!

Arranja o areão num rio, as pedras numa barragem, o tronco de uma videira de algum familiar que tenhas na provincia, etc. etc. SAI. Aproveita ainda estes dias de sol (hoje não dá ok, está a chover).

 

Simplifica e não pares naquilo que não podes ter mas naquilo que podes ter e tira o máximo de proveito.

Comigo resulta, pois este hobbie é mesmo assim.

 

EDIT: erros ortográficos.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tenho ainda uma hipotese de convencer a Maria hoje vou a levar à loja e apresentar o material, agora preciso da vossa ajuda.

 

 

Comprando o kit fico com :

 

  • Aquario de 80cm
  • Reflector de 80cm
  • Filtro Motorizado

 

 

o que vai faltar???

 

Termometro

termostato

 

E mais???

 

 

Já agora o que falta rondará para que preço???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.