Ricardo_MX Publicado Setembro 12, 2010 Publicado Setembro 12, 2010 Estimados, Ultimamente estou tendo alguns problemas com minhas plantas. Acho que ja sei o problema mas gostaria de ter a opinião de alguem mais. Meu aqua tem aprox 150 litros (80 x 35 x 60) e das plantas que tinha originalmente me sobraram uma Myriophyllum sp (acho que é Myriophyllum Aquaticum) que aqui no México chamam de Milhojas mas tenho entendido que em português chamam de Pinheirinho. Esta ja esta bastante fraca. E tambem tenho varias Valisnerias (Vallisneria spiralis) que se reproduziram mas seguem pequenas (aprox 10 cm) mas que eu tenho entendido, e me gostaria que ficassem maiores. Minha teoria é que minha iluminação esta muito fraca. Tenho 4 T5 x 14W = 56W (4100K cada = 16400K). Isto me da aprox 0,36W/l que me parece pouca luz. Estou com um tratamento de 8h por dia. Uma soluçao que vi é que a Philips tem um modelo de T5 HO (Alta Saida de Luz) que para minha calha poderia contar com 4 T5 x 24W = 96W (mas com a mesma quantidade de K = 16400). Isto de daria 96 W = 0,62 W/l. Nao gostaria de gastar mais $$$, portanto nao quero trocar minha calha. Ou seja vou ter que viver com T5 de 56cm. Qual a melhor opcao: 1. Aumentar o tratamento de luz com a configuração atual? 2. Trocar as lâmpadas para chegar aos 96W? Outra duvida que tenho é: K ou W, o que é mais importante? Aguardo comentários. Citar Ricardo - Mexico City ------------------------ First Community New Project
João Paulo Viegas Publicado: Setembro 13, 2010 Publicado: Setembro 13, 2010 Espero que ajude: http://www.aquaeden-shop.net/conceitos_6.html Pessoalmente trocava de iluminação, tentando-me aproximar um pouco mais ao tal racio. Experimenta igualmente o site da Tropica, pois por vezes ao escolher a planta certa também de acordo com a iluminação que conseguiremos ter, influenciará o sucesso do aqua. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Ricardo_MX Publicado: Setembro 14, 2010 Autor Publicado: Setembro 14, 2010 João, muito obrigado pela ajuda. A explicação do link que vc envio esta muito boa. Realmente estou um pouco baixo em W, mas o outro modelo de lâmpadas já é suficiente para eu ter um melhor desempenho no aqua. Também vou estar entre os limites de temperatura de cor 4000K - 8000K. Além de estar bem com a restituição cromática, ja que estas lâmpadas tem 85 IRC e o site recomenda >80. Muito boa a ajuda. Abraco, Citar Ricardo - Mexico City ------------------------ First Community New Project
Recommended Posts