Recommended Posts

Publicado

Estimados,

Ultimamente estou tendo alguns problemas com minhas plantas. Acho que ja sei o problema mas gostaria de ter a opinião de alguem mais.

Meu aqua tem aprox 150 litros (80 x 35 x 60) e das plantas que tinha originalmente me sobraram uma Myriophyllum sp (acho que é Myriophyllum Aquaticum) que aqui no México chamam de Milhojas mas tenho entendido que em português chamam de Pinheirinho. Esta ja esta bastante fraca. E tambem tenho varias Valisnerias (Vallisneria spiralis) que se reproduziram mas seguem pequenas (aprox 10 cm) mas que eu tenho entendido, e me gostaria que ficassem maiores.

Minha teoria é que minha iluminação esta muito fraca. Tenho 4 T5 x 14W = 56W (4100K cada = 16400K). Isto me da aprox 0,36W/l que me parece pouca luz. Estou com um tratamento de 8h por dia.

Uma soluçao que vi é que a Philips tem um modelo de T5 HO (Alta Saida de Luz) que para minha calha poderia contar com 4 T5 x 24W = 96W (mas com a mesma quantidade de K = 16400). Isto de daria 96 W = 0,62 W/l.

Nao gostaria de gastar mais $$$, portanto nao quero trocar minha calha. Ou seja vou ter que viver com T5 de 56cm.

Qual a melhor opcao:

1. Aumentar o tratamento de luz com a configuração atual?

2. Trocar as lâmpadas para chegar aos 96W?

Outra duvida que tenho é: K ou W, o que é mais importante?

Aguardo comentários.

Ricardo - Mexico City

------------------------

First Community

New Project

Publicado:

Espero que ajude:

http://www.aquaeden-shop.net/conceitos_6.html

Pessoalmente trocava de iluminação, tentando-me aproximar um pouco mais ao tal racio.

Experimenta igualmente o site da Tropica, pois por vezes ao escolher a planta certa também de acordo com a iluminação que conseguiremos ter, influenciará o sucesso do aqua.

Publicado:

João, muito obrigado pela ajuda.

A explicação do link que vc envio esta muito boa. Realmente estou um pouco baixo em W, mas o outro modelo de lâmpadas já é suficiente para eu ter um melhor desempenho no aqua. Também vou estar entre os limites de temperatura de cor 4000K - 8000K. Além de estar bem com a restituição cromática, ja que estas lâmpadas tem 85 IRC e o site recomenda >80.

Muito boa a ajuda.

Abraco,

Ricardo - Mexico City

------------------------

First Community

New Project

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!