Iniciante


cact0

Recommended Posts

Boas,

 

Iniciei-me nesta área há dois meses, quando me mudei para uma casa que já tinha um aquário com filtro, 2 peixes e várias plantas.

Contudo o aquário metia dó... estava imundo, cheio de "pó", algas por todo o lado(vidro, pedras, plantas), isto porque pelos vistos as pessoas que tratavam dele, apenas limpava(e mal) os vidros do aquario...

 

Na primeira vez que o tentei limpar, a agua do aquario ficou muito turva e começei a ficar com vontade de limpar aquilo por completo, dadas as condições que o aguário estava a dar aos dois kribensis...

Não conheço bem este tipo de peixes mas do que noto, estes são muito parados, estão sempre no fundo muito quietos... pensei que fosse das condições do aquario até porque um deles ficou cm o olho inchado depois de eu ter tentado limpar o aqua...

 

Decidi limpar o aqua todo por completo, depois ler bastante aqui o forum, decidi comprar material novo para o filtro(esponjas, materias filtrantes) e comprar substrato fertil da Sera(que nao tinha) e para o solo um substrato castanho que me aconselharam na aquaplante.

 

Apenas aproveitei mesmo os peixes e algumas pedras que estavam no aqua, as plantas deitei-as fora(estavam mt más...).

Montei o aqua e plantei umas valisnerias, depois de por o filtro a funcionar e de ter acrescentado as bacterias que me aconselharam na loja(bio nitrivec).

 

Após 3 ou 4 dias coloquei os peixes no aqua para ajudar ao ciclo do azoto. A unica coisa estranha que reparei foi que dada a falta de esconderijos um dos peixes anda sempre atras do outro(que é mais pequeno) não sei distinguir se são macho e femea ou duas femeas... ou dois machos.. lol mas um é bastante maior que o outro e tem a barriga cor de rosa.

 

A config é esta:

 

- Aquario cerca de 100L

- Filtro Eheim 2213 sem torneiras(estou a pensar em comprar mas sao muito caras :S)

- Termostato da Tetra 75W

 

>Flora:

-Valisnerias

 

> Fauna:

- 2 Kribensis

- 5 Neons (depois de umas horas no aqua morreu um, pelos vistos foi "assasinado" pelo kribensis)

- 2 Guppies(macho e femea)

 

Os guppies e os neons foram colocados hoje e um neon foi morto por um dos kribensis, a diferença de tamanhos é notoria, espero que se habituem a conviver...

 

 

Estou a precisar de ajuda com as valisnerias, estão um pouco amarelas nas pontas e cheias de buracos(acho que os kribensis gostam de lhes dar umas dentadas).

Não tenho sistema C02 mas pelo que li parece ser uma boa ideia montar um(caseiro), que acham?

 

Tenho o PH pelos 7.2 e 0 de nitratos, ao colocar o c02 nao ira afectar estes valores?

 

Em relação aos peixes, gostava de colocar mais neons, rasboras e corydoras, que é que acham?

 

Queria tambem acrescentar um tronco, falta procurar um e tratar dele...

 

Irei postar fotos :character0050:

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para Valisnérias não precisas de co2 e sim a introdução de co2 pode fazer o pH baixar.

 

Com zero (0) a nitratos acho que não deves ter o ciclo feito, por norma existe sempre nitratos.

 

Podes juntar mais peixes que indicaste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, mas gostava de ver aquelas plantas com mais cor, quero tambem comprar mais plantas de facil manutenção mas isso será para mais tarde..

Os unicos testes que tenho são de ph e nitratos, o ph estava bastante alto no inicio, passava os 7.6 e não tinha mais do que 0,3 de nitratos... passado duas tpa's, em duas semanas, o ph baixou para 7.2 e nitratos para 0(pelo menos o teste ficou claro como a agua, quando devia ficar um pouco rosa se tivesse).

 

O aqua ja esta a funcionar assim há quase 2 meses, achas que o ciclo ainda nao esta feito? como é que dei de ter a certeza?

 

Para a semana vou comprar mais peixes, ja agora aconselham que lojas na grande lisboa em relação a qualidade/preço dos peixes?

 

A aquaplante tem preços um pouco altos demais e aquele atendimento deixa um pouco a desejar, apesar de eu adorar aquele espaço(é simplesmente brutal).

 

Naturline?Tempoaquatico?

 

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao fórum.

Ainda bem que te agarras-te ao aquário e o melhorás-te.

 

Quanto aos Kribensis, penso que deverás ter atenção ao relacionamento dos mesmos com as outras espécies de animais que coloques (já tives-te a experiência com o neon), pois são peixes muito zelosos do seu espaço e num comunitário são os reis do mesmo.

 

Avalia muito bem antes de estares a comprar mais animais, vê como é feita a recepção dos que agora colocás-te no aqua, pois na minha opinião poderão ocorrer mais mortes.

 

A questão do ciclo é que de certeza ao limpares o aquário todo, provavelmente perdes-te a maior parte das bactérias o que "atrasou" o reinicio do conjunto, daí teres os valores que tens.

 

Quanto às lojas, se não conheces recomendo que as visites. Essas e outras, pois às vezes podes-te surpreender não só com os preços mas com o atendimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim infelizmente houve mais mortes pela noite :S

 

Apenas restou um neon e um guppy...

 

Estou a vender/trocar os kribensis, quem quiser esteja a vontade(http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=162882).

 

Eu gosto da Aquaplante mas quando o atendimento não é "aquele"...

 

Estou a espera que a o Templo aquatico abre, dizem que abre amanha por isso é uma questão de ir la experimentar...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que é um pouco desviado mas da uma visita à Aquamagia e tens uma loja em Benfica muito fixe embora pequena onde tens peixes muito baratos na estrada de benfica a loja tb é conhecida por aviário de benfica....mas so abre dia 1

 

Abraço

Bruno Pires

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

 

Qd for para essas zonas faço uma visita a loja, a essa e à Naturline!

 

Essa de benfica é bem perto, hei de ir lá qd abrir entao ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é bastante perto!

 

Vou a essa e ao Templo dos aquarios que reabriu no dia 1/9 na rua de cima!

 

Os Kribensis ja foram oferecidos agora é comprar mais umas plantas, um tronco e umas rochas e pelo meio uns peixes...

 

Obg!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive na aquahobby hj e gostei bastante!

 

Muito bom atendimento, variadade, peixes bem tratados, muitas plantas com muito bom aspecto e preços acessíveis!

 

Recomendo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.